O acúmulo de resíduos de alimento é a principal causa de problemas bucais. No começo eles formam a placa bacteriana, que removemos facilmente com a escova de dente, mas se isso não acontecer, ela calcifica e se desenvolve o tártaro, que só pode ser removido com a raspagem periodontal.

Esse procedimento é importante porque o tártaro contém bactérias que causam inflamações nas gengivas e tecidos periodontais. Elas podem migrar pela corrente sanguínea para órgãos vitais, como o pulmão e o coração, afetando a saúde em geral.

Por ser uma prática tão benéfica, preparamos este artigo para falar sobre ela explicando ao certo o que é, suas indicações, vantagens, quando fazer, entre outras informações. Acompanhe!

O que é a raspagem periodontal?

O tártaro (cálculo dental) se forma quando a placa bacteriana não é removida e calcifica. Quando endurece, não pode mais ser removida pela escova, então, é preciso a intervenção de um dentista para fazer a raspagem periodontal.

Consiste em utilizar equipamentos como ultrassom odontológico e cureta para retirar os resíduos acumulados nos dentes e abaixo da linha da gengiva. Essa técnica também é conhecida como raspagem dental e denominada tartarectomia. Existem dois tipos diferentes:

  • raspagem supragengival: remove o tártaro aderido à parte visível dos dentes, ou seja, acima da gengiva;
  • raspagem subgengival: elimina o tártaro acumulado abaixo da gengiva, nas regiões que não podemos alcançar com a escova ou fio dental.

Esse procedimento é realizado no consultório do dentista, na maioria dos casos sem sedação ou anestesia (no caso da raspagem supragengival). Sua duração varia conforme a gravidade de cada caso e maior ou menor acúmulo de tártaro.

Com seus instrumentos, o dentista quebra o tártaro fazendo com que ele se solte do esmalte dentário. Quando usa a cureta, sua ponta é encaixada no resíduo fazendo uma alavanca para que ele seja retirado.

Quais são as indicações desse procedimento?

A raspagem periodontal é indicada para todas as pessoas, mesmo com boa saúde bucal. É um procedimento preventivo e terapêutico que faz parte das de técnicas aplicadas nas visitas de rotina para fazer a profilaxia dentária. Suas indicações são para:

  • prevenir inflamações na gengiva e periodonto;
  • tratar a gengivite e a periodontite;
  • prevenção e tratamento da retração gengival;
  • realizar uma limpeza profunda.

Nos casos em que é indicada para tratar inflamações e infecções, é preciso utilizar os medicamentos ou produtos receitados pelo dentista para complementar a terapia, além de comparecer às consultas de retorno para realizar novas sessões, se necessário.

Como a técnica trabalha a região subgengival, após sua realização é interessante evitar alimentos e bebidas ácidos para não haver sensibilidade e agressão à raiz dentária. Além disso, é preciso manter uma boa higiene para prevenir novos acúmulos de resíduos.

Quais são as vantagens e benefícios de fazer raspagem periodontal?

Como dito, a raspagem periodontal é uma técnica aplicada nas consultas de rotina ao dentista, por isso, regularmente é feita a cada seis meses. Em quadros de periodontite, o profissional pode recomendar sessões em períodos menores. Em ambos os casos são alcançados benefícios e vantagens como:

Higienização profunda da boca

A raspagem faz uma limpeza de áreas que não conseguimos ter acesso, por isso, promove uma higienização profunda da boca.

Impedimento do acúmulo de tártaro

Feita na periodicidade recomendada, impede que o tártaro se acumule a ponto de abalar a saúde bucal.

Prevenção de inflamações na gengiva

Removendo o tártaro, as bactérias não se proliferam na cavidade bucal, com isso, as inflamações na gengiva são prevenidas.

Redução e controle inflamações

Ao retirar os resíduos e, consequentemente, as bactérias, reduzimos as inflamações e fazemos o controle delas, impedindo que se proliferem e prejudiquem a saúde como um todo.

Prevenção da perda de dentes

Controlando as inflamações, evitamos a periodontite, que afeta todos os tecidos que sustentam os dentes e pode fazê-los se soltar da boca.

A raspagem periodontal é uma técnica que previne e trata problemas bucais, por isso, é muito importante realizar esse procedimento periodicamente. Ele complementa os cuidados que você tem em casa, promovendo uma limpeza das áreas que a escova não alcança.

Quando foi a última vez que você fez uma raspagem? Entre em contato conosco para ter o suporte de especialistas e colocar em dia os cuidados com seus dentes!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais