O acúmulo de placa bacteriana é a principal causa de problemas bucais. No começo as bactérias formam a placa ou biofilme bacteriano, que removemos facilmente com a escova de dente e o fio dental, mas se isso não acontecer, ela mineraliza e se desenvolve o tártaro, que só pode ser removido com a raspagem periodontal.
Esse procedimento é importante porque o tártaro contém bactérias que causam inflamações nas gengivas e tecidos periodontais. Elas podem migrar pela corrente sanguínea para órgãos vitais, como o pulmão e o coração, afetando a saúde em geral.
Por ser uma prática tão benéfica, preparamos este artigo para explicar:
– o que é;
– como é feita;
– suas indicações;
– vantagens;
– quando fazer;
– entre outras informações.
Acompanhe!
O tártaro (cálculo dental) se forma quando a placa bacteriana não é removida e mineraliza. Quando endurece, não pode mais ser desorganizada pela escova, então, é preciso a intervenção de um dentista para fazer a raspagem periodontal.
O procedimento consiste em utilizar equipamentos como ultrassom odontológico e cureta para extrair os resíduos acumulados nos dentes e abaixo da linha da gengiva. Essa técnica também é conhecida como raspagem periodontal e também denominada tartarectomia. Existem dois tipos diferentes:
– raspagem supragengival: remove o tártaro aderido à parte visível dos dentes, ou seja, acima da gengiva;
– raspagem subgengival: elimina o tártaro acumulado abaixo da gengiva, nas regiões que não podemos alcançar com a escova ou fio dental.
Esse tratamento é realizado no consultório do dentista, na maioria dos casos sem sedação ou anestesia (no caso da raspagem supragengival). Sua duração varia conforme a gravidade de cada caso e o acúmulo de tártaro.
Com seus instrumentos, o dentista quebra o tártaro fazendo com que ele se solte do esmalte dentário e do cemento (que recobre a raiz dentária). Quando usa a cureta, sua ponta é encaixada no resíduo fazendo uma alavanca para que ele seja retirado.
A raspagem periodontal é indicada para todas as pessoas que estejam com qualquer acúmulo de tártaro, mesmo que estejam com boa saúde bucal. Isso porque o procedimento é preventivo e terapêutico, utilizando-se de técnicas aplicadas nas visitas de rotina para fazer a profilaxia dentária. Elas servem para:
– evitar inflamações na gengiva e periodonto;
– tratar a gengivite e a periodontite;
– prevenção e tratamento da retração gengival;
– realizar uma limpeza profunda.
Nos casos em que é indicada para tratar inflamações e infecções, é preciso utilizar os medicamentos ou produtos receitados pelo dentista para complementar a terapia, além de comparecer às consultas de retorno para realizar novas sessões, se necessário.
Como a técnica trabalha a região subgengival, após sua realização é interessante evitar alimentos e bebidas ácidos para evitar sensibilidade e agressão à raiz dentária. Além disso, é preciso manter uma boa higiene para prevenir novos acúmulos de tártaro.
Antes da realização de tratamentos dentais temos que nos assegurar que a gengiva está saudável e que não há mais focos de infecção nos dentes.
A raspagem gengival pode ser uma das etapas necessárias em tratamentos como:
– clareamento dental;
– gengivoplastia;
– implantes dentários;
– uso de aparelhos ortodônticos;
– tratamento de bruxismo;
– próteses;
– lentes de contato dentais;
– entre outros.
Como dito, a raspagem é uma técnica aplicada nas consultas de rotina ao dentista, por isso, deve ser feita regularmente em média a cada seis meses. Em quadros de periodontite, o profissional pode recomendar sessões em períodos menores. Em ambos os casos são alcançados benefícios e vantagens como:
A raspagem faz uma limpeza de áreas que não conseguimos ter acesso, por isso, promove uma higienização profunda da boca.
Feita na periodicidade recomendada, impede que o tártaro se acumule a ponto de abalar a saúde bucal. Veja, no vídeo abaixo, mais detalhes sobre esse problema.
Removendo o tártaro, as bactérias não se proliferam na região periodontal, com isso, as inflamações na gengiva são prevenidas.
Ao retirar o biofilme e o cálculo acumulados reduzimos as inflamações e fazemos o controle dos microorganismos presentes na cavidade bucal, impedindo que se proliferam e prejudicam a saúde como um todo.
Controlando as inflamações, evitamos a periodontite, que afeta todos os tecidos que sustentam os dentes e pode fazê-los ter mobilidade, culminando com a perda dentária.
A raspagem é uma técnica que previne e trata problemas bucais, por isso, é muito importante realizar esse procedimento periodicamente. Ele complementa os cuidados que você tem em casa, promovendo uma limpeza das áreas que a escova e o fio dental não alcançam.
Veja no mapa abaixo as duas unidades da Clínica Ianara Pinho, em Brasília, onde você pode realizar diversos procedimentos odontológicos para melhorar a sua saúde bucal e recuperar a beleza do seu sorriso e a sua autoestima.
Quando foi a última vez que você fez uma raspagem? Entre em contato conosco para ter o suporte de especialistas e colocar em dia os cuidados com seus dentes!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
A sensação de poder sorrir com a certeza de que os dentes vão estar brancos, bonitos e brilhantes afeta diretamente…
A anquiloglossia – popularmente conhecida como língua presa – é uma condição em que o frênulo lingual, estrutura abaixo da…
As crianças não param e, desde que começam a andar, é normal que queiram explorar os ambientes e brincar. De…