Tudo tem uma medida, não é mesmo? A Fluorose dentária é a prova disso, ela aparece a partir do excesso de flúor nos dentes. Trata-se do aparecimento de manchas que surgem, normalmente, de forma simétrica, mais comum em crianças. Elas originam da exposição dos germes dentários à altas concentrações dos íons do Flúor.
Simples: Com o esmalte apresentando leves alterações esbranquiçadas. Desta etapa podendo evoluir para alterações porosas e dispersas.
Moderada: Quando a opacidade evoluiu para áreas mais extensas, cobrindo 50% do dente ou mais. O esmalte começa apresentar desgaste mais acentuado e manchas marrons começam a surgir.
Severa: Aqui a anatomia do dente já está afetada, os diversos desgastes já tomam aparência de corrosão, com manchas marrons e aspecto muito desagradável.
O Flúor é um elemento muito importante para o controle de cáries, doença que destrói os dentes. Porém, sua ingestão acima da quantidade recomendada pode causar intoxicação com severidade associada a quantidade ingerida. A Fluorose Dentária é um tipo de alteração crônica que tem como consequência defeitos na mineralização do esmalte.
O uso constante de cremes dentais combinados com água Fluoretada também conhecida como água tratada ajudam a fortalecer o esmalte e prevenir cáries, por outro lado o uso exagerado pode causar a Fluorose que além da aparência desagradável pode causar o efeito contrário, enfraquecendo o esmalte, prejudicando a estrutura dos dentes e favorecendo o surgimento de cáries.
Embora pareça contraditório, a maior recorrência da Fluorose acontece em pessoas com má higiene dental, afinal elas dentes mais fracos e mais vulneráveis. Veja bem, a higiene deve ser feita de forma correta, e o creme de dente deve ser aplicado juntamente com a escovação adequada e enxagues com água em abundância. Acumular cremes dentais e enxaguantes nos dentes só vão agravar os problemas.
Os casos mais simples podem ser sanados somente com a moderação do uso do flúor. Os estágios mais avançados de Fluorose dentária podem ser tratados com microabrasão dental (aplicação de ácidos) também usado em clareamentos.
A Fluorose dentária não é uma doença grave, ela é esteticamente incômoda e oferece o risco de avançar para casos mais crônicos. Mas prevenção é o melhor tratamento.
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos como fluorose dentária e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tratamento!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
O sorriso gengival é um problema que incomoda muitas pessoas. Embora não provoque riscos à saúde bucal, muitos pacientes procuram…
A preocupação com a saúde bucal está aumentando cada vez mais e se tornado um fator relevante para a aparência…
Você sabe o que esperar ao comparar o antes e depois da harmonização facial? Esse procedimento estético se torna cada…