Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Saiba a Importância de Escovar os Dentes Para a Sua Saúde Bucal

Saiba a Importância de Escovar os Dentes Para a Sua Saúde Bucal

Um sorriso saudável com certeza é resultado de uma pessoa esforçada e que sempre lembra de escovar os dentes. Isso requer disciplina e também cuidados adequados para realizar todos os procedimentos de maneira correta.

A sua escova deve ter boas cerdas, uma textura de qualidade e também ser usada em conjunto ao fio dental, que é indispensável. Neste artigo, você verá:

– a importância de escovar os dentes para a saúde bucal;

– como escovar os dentes de maneira correta;

– o fio dental, as escovas e os cremes dentais também importam;

– quantas vezes ao dia é preciso escovar os dentes;

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Qual a importância de escovar os dentes para a sua saúde bucal? 

Uma boa técnica de escovação provocando uma limpeza profunda nos dentes é algo crucial para a saúde bucal. Isso porque essa prática diária garante uma segurança maior para que o surgimento de cáries – que se desenvolvem a partir de restos de comida acumulados na arcada dentária, não aconteça.

E está aí a importância de escovar os dentes. Os problemas com a dentição são diminuídos cada vez mais, como a gengivite e periodontite, que são problemas bucais que podem se agravar e trazer consequências permanentes nos dentes.

Alguns dos benefícios mais presentes na escovação dos dentes, estão:

prevenção do mau hálito – quando combinada uma boa rotina de escovação  com o uso do fio dental, a quantidade de alimentos que ficam presos entre os dentes é anulada, evitando o surgimento da halitose;

remoção de placa bacteriana – a escova remove a placa bacteriana que se forma na superfície, assim como as que se formam na parte inferior da gengiva e que a deixa inflamada;

previne doenças periodontais – como mencionamos anteriormente, as doenças periodontais, assim como a gengivite, podem ser prevenidas com a escovação dos dentes, pois essa higienização retira os alimentos dos dentes e ajuda a remover os tecidos inflamados que causam a gengivite.

melhor estética bucal – o uso da escova de dentes e fio dental também contribuem para a melhoria da higiene bucal e para manter um sorriso bonito.

Como escovar os dentes de maneira correta?

A maneira certa de escovar os dentes começa dividindo a boca em quatro partes: a parte superior, a inferior e as duas laterais.

Cada uma dessas partes devem ser escovadas com creme dental por pelo menos trinta segundos, porém, não se prenda apenas a isso. Uma limpeza bem elaborada demora pelo menos três minutos, mas você pode exceder esse tempo sem problema nenhum.

Outro segredo para a escovação correta é não aplicar muita força nos movimentos e realizá-los na direção certa. Os movimentos devem ser feitos em vai e vem em uma velocidade moderada, com movimentos curtos e com as cerdas levemente anguladas para a sua gengiva.

Desta forma, você não machuca esta parte da boca, mas a mantém bem limpa e saudável. No final, é preciso também escovar a língua, pois ela também pode acumular restos de comida e causar mau hálito.

O fio dental, as escovas e os cremes dentais também importam?

Durante todo esse processo de higienização bucal, as escovas de dentes são as condutoras da higiene. Responsáveis por fazer a limpeza geral e aumentar a proteção e a durabilidade dos dentes.

Os cremes dentais auxiliam a escova e, aquelas que possuem flúor em sua composição, garantem maior resistência aos ataques de bactérias que causam cáries.

Além disso, o uso do fio dental também é muito importante. Usá-lo após a escovação complementa bastante na sua higienização, removendo sujeiras em lugares onde a escova não alcança.

Como usar o fio dental corretamente?

Usar o fio dental corretamente é uma boa maneira de potencializar a limpeza que a escovação dos dentes proporciona. Enrole o fio no dedo médio de cada uma das mãos e deixe cerca de dez centímetros entre elas.

Segurando entre o indicador e o polegar, lembre-se de passá-lo suavemente entre cada um dos dentes, ultrapassando a linha da gengiva com cuidado para não ferir o tecido. É importante utilizar um pedaço de fio dental novo para cada um dos dentes.

 

 

Quantas vezes ao dia é preciso escovar os dentes?

Além de uma rotina de higiene bucal, fazer com certa periodicidade também é essencial.  Ao menos três vezes ao dias você deve utilizar a escova, creme e fio dental garante uma boa higienização, além de visitas frequentes ao dentista.

Porém, tome cuidado para não danificá-los logo após as refeições. A acidez dos alimentos quando misturada com a acidez dos cremes dentais podem danificá-los, então escová-los logo após uma refeição, não é muito recomendável. Espere ao menos trinta minutos depois de comer para fazer sua higienização. 

Viu só como escovar os dentes é muito importante para garantir que a sua saúde bucal seja saudável? O uso da escova, fio dental e do acompanhamento de um bom profissional são indispensáveis!

 

Confira também quais são os tipos de escovas de dentes e qual escolher a melhor! 

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Periodontite: o que é, causas, sintomas e tratamento

Periodontite: o que é, causas, sintomas e tratamento

A periodontite normalmente é uma complicação da gengivite – o tipo de inflamação mais comum da gengiva. O quadro é…

Leia mais
Dor de dente: o que pode ser?

Dor de dente: o que pode ser?

Você já parou para imaginar o tanto de problemas que podem estar por trás da sua dor de dente? Cáries…

Leia mais
Dentes Amarelados Com Aparelho: É Possível Reverter?

Dentes Amarelados Com Aparelho: É Possível Reverter?

Já se pegou com vergonha do seu sorriso por conta de dentes amarelados com aparelho? A mudança na pigmentação do…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign