Uma dúvida muito comum entre as pessoas que usam aparelho é sobre como acelerar o tratamento ortodôntico. Afinal, elas querem ver rapidamente os resultados e ficar o menos tempo possível com o dispositivo na boca.

É importante saber que a duração do tratamento varia em função de fatores como intensidade do problema, planejamento, tipo de aparelho ortodôntico e a resposta orgânica do paciente. Contudo, a boa notícia é que existem algumas formas de acelerar esse processo.

Neste artigo, listamos algumas dicas que, além de ajudar você a ver os resultados mais rápido, contribuem com o cuidado da sua saúde bucal e da higiene do aparelho durante o tratamento. Confira!

1. Escolha profissionais experientes

A atuação do profissional é um dos pontos importantes do tratamento ortodôntico. É preciso que ele faça uma boa avaliação do caso, realize um planejamento eficaz e aplique as técnicas ideais para cada paciente.

Por isso, escolha especialistas devidamente capacitados e experientes, e que ofereçam opções de aparelho. Assim você fará um tratamento agrupando tecnologias modernas e conhecimento aprofundado para obter resultados rápidos.

2. Prefira aparelhos tecnológicos

Todos os aparelhos ortodônticos são eficazes para corrigir os dentes, no entanto, se você está em busca de como acelerar o tratamento ortodôntico, o ideal é preferir os dispositivos que trazem uma tecnologia mais avançada.

Esse é o caso do aparelho autoligado, em que os componentes são termoativados e exercem uma pressão constante e suave na dentição. Além dele, há os alinhadores invisíveis, mais confortáveis e que recebem manutenção a cada duas semanas, diferentemente dos demais em que geralmente esse processo é mensal.

Leia também:

Mini-implante dentário oferece resultados mais rápidos e precisos!

3. Cuide bem da higiene bucal

O cuidado com a higiene bucal é importante no tratamento ortodôntico por dois motivos:

Primeiro, para evitar complicações, como uma gengivite, que dificulta a correta movimentação dos dentes e exige procedimentos extras para reequilibrar a saúde bucal.

Segundo, porque no caso dos aparelhos fixos, com braquetes e fios ortodônticos, esses componentes atuam com base em um deslizamento do material. Então, se há um acúmulo de placa bacteriana ou tártaro no dispositivo ocorre um atrito maior, o que dificulta o deslizar.

4. Compareça às consultas de manutenção

Não há como acelerar o tratamento ortodôntico se você não cumprir o cronograma de consultas de manutenção. Elas são fundamentais para que o ortodontista ative o aparelho ou troque o alinhador, pois isso garante a movimentação constante da dentição.

O período de retorno pode ser de duas em duas semanas ou a cada mês, tempo que você pode programar em sua agenda. Procure reservar um dia que você tenha certeza de comparecer, a fim de não ficar adiando a data e prolongar ainda mais seu tratamento.

5. Evite o que causa danos ao dispositivo

Conservar a integridade do aparelho ortodôntico deve ser mais uma das suas preocupações. O aparelho precisa que a sua estrutura esteja perfeita para exercer a pressão exata sobre os dentes, garantindo os resultados planejados pelo ortodontista e no tempo esperado.

Evite roer as unhas, morder objetos, usar os dentes como ferramenta e consumir alimentos muito duros, pegajosos ou fibrosos. Tudo isso pode danificar o dispositivo e exigir a troca de componentes, aumentando o tempo do tratamento.

6. Respeite o tempo de uso do aparelho

Essa dica de como acelerar o tratamento ortodôntico é voltada, principalmente, para quem usa dispositivos móveis, como o alinhador. Já que eles podem ser retirados da boca, é comum pacientes usarem por um tempo menor do que o recomendado pelo especialista.

Isso precisa ser evitado para que o dispositivo exerça pressão suficiente para que os dentes se movimentem. Quando ele não está em uso, há uma tendência da dentição voltar para sua posição anterior, retardando os resultados. Isso também é válido para quem usa aparelhos fixos com elástico.

Percebeu que todas essas dicas sobre como acelerar o tratamento ortodôntico dependem muito do próprio paciente? Por isso, é fundamental que você esteja realmente comprometido em alcançar resultados rápidos. Não se esqueça de que cada organismo tem um tempo de resposta diferente e que bons profissionais também fazem toda a diferença.

Além do tratamento ortodôntico, o clareamento dental é mais um procedimento muito procurado para valorizar o sorriso. Confira se realmente vale a pena optar por essa técnica.

Leia também:

Aparelho móvel de contenção é necessário? Conheça os riscos de não usá-lo

Clareamento Dental Antes e Depois: o que esperar dos resultados?

Todo mundo precisa usar contenção após tratamento com aparelho ortodôntico?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais