Existe um aumento significativo de brasileiros em busca de um tratamento ortodôntico. De acordo com pesquisas, mais da metade das pessoas que usam aparelho no país têm 30 anos ou mais, um que demonstra que não há idade para esse tipo de tratamento. Contudo, o questionamento mais comum entre essas pessoas e quem deseja fazê-lo em qualquer fase da vida é: quanto tempo demora para alinhar os dentes?

Responder essa pergunta envolve uma série de fatores. Por isso, neste artigo, apresentamos algumas características do tratamento e questões que influenciam no tempo de duração do procedimento. Continue a leitura e confira!

Como funciona o tratamento ortodôntico?

Muitos pacientes questionam sobre o porquê de seu tratamento estar indo mais rápido ou demorando mais em relação ao procedimento de um amigo. Isso acontece porque são estruturas dentárias distintas e, consequentemente, a resposta também é diferente.

O tratamento com aparelho ortodôntico é individual. Isso significa que o dentista analisa as características dos dentes do paciente, por meio de exames, concluindo qual será a melhor abordagem para o caso em específico.

Quando o paciente pode contribuir para agilizar o tratamento?

Em qualquer procedimento odontológico, a colaboração do paciente é fundamental. Isso significa que ele:

  • não deve faltar às consultas;
  • precisa realizar as manutenções regularmente;
  • deve cuidar da higienização da sua boca;
  • precisa respeitar as orientações do dentista.

Tudo isso para que o processo não sofra atrasos. Já que é comum algumas pessoas omitirem para o dentista as condições reais do uso dos elásticos no aparelho, por exemplo. Esse tipo de postura acaba prejudicando o andamento do tratamento, fazendo com que ele dure mais.

Por que esse tratamento é importante?

Imagine que os dentes são como engrenagens. Para que um sistema de engrenagem funcione, é importante que exista um encaixe perfeito, caso contrário, haverá atrito entre essas peças. No caso dos dentes, muitas pessoas sofrem com dores, aftas causadas por mordidas, desgastes, entre outros problemas, porque os seus dentes não se encaixam como deveriam.

É lógico que há um ganho estético com um sorriso alinhado, aliás, essa é uma das principais motivações que fazem com que os pacientes procurem um consultório odontológico, mas não se pode ignorar o ganho em saúde bucal. Sendo assim, é muito importante que as pessoas procurem um dentista de confiança, com experiência em tratamentos ortodônticos, para avaliar a necessidade de elas usarem aparelhos dentários.

Mas quanto tempo demora para alinhar os dentes? É importante esclarecer que o benefício de ter dentes alinhados acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Por isso, é muito vantajoso realizar esse tratamento o quanto antes. Em média, o uso de aparelhos varia entre seis meses e dois anos. Porém, isso depende de cada paciente, do seu estado de saúde bucal e da abordagem utilizada pelo dentista.

Gostou deste artigo? Então, curta o nosso blog nas redes sociais. Assim, você não perderá as novidades e nossos artigos, voltados à saúde e estética da boca. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas

Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas

Sabia que é possível acelerar o tratamento ortodôntico? Confira o que você precisa fazer para alcançar resultados mais rápidos!

Descubra as Principais Causas de Dentes Encavalados e Quais as Maneiras de Tratar

Descubra as Principais Causas de Dentes Encavalados e Quais as Maneiras de Tratar

Você sabe por que ocorrem os dentes encavalados? Descubra as principais causas e conheça os tratamentos para esse problema!

Você tem um dente trincado? Saiba quais são os riscos e o que fazer

Você tem um dente trincado? Saiba quais são os riscos e o que fazer

Um dente trincado pode causar dor, desconforto e sensibilidade. Fora isso, ele é capaz de aparentar

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais