O tratamento ortodôntico pode ser iniciado muito cedo na vida de uma pessoa. Não é rara a indicação de aparelho para criança, porque ele ajuda no desenvolvimento buco-facial e, com isso, previne problemas complexos no futuro, além de corrigir aqueles que já se manifestaram.

O aparelho para criança pode ser móvel ou fixo, dependendo do resultado que se pretende alcançar. Ele é fabricado com materiais mais leves para proporcionar conforto à criança, inclusive existem modelos transparentes que minimizam o impacto na aparência.

Todos são eficazes e trazem benefícios como os que listamos neste artigo. Continue lendo para saber quais são eles e entender como a ortodontia infantil impacta a qualidade de vida dos pequenos, preservando sua saúde bucal e elevando a autoestima.

1. Guiar o desenvolvimento da face

A partir dos 3 anos de idade, um profissional consegue identificar se a criança poderá apresentar problemas na formação das arcadas dentárias e dos ossos da face. Então, ele recomenda o uso do aparelho ortodôntico a partir dos 5 ou 7 anos com o intuito de guiar o desenvolvimento facial como um todo.

Alguns dispositivos são mais eficazes para corrigir problemas na mordida, influenciados pelo crescimento dos maxilares; outros guiam o nascimento dos dentes para que eles se mantenham na posição adequada. Também existem aqueles chamados ortopédicos, que trabalham os ossos de uma maneira mais completa.

2. Evitar tratamentos complexos no futuro

Realizando correções e intervenções nas primeiras fases da infância, evitamos problemas mais expressivos na formação e desenvolvimento da face e dentição. Dessa forma, prevenimos condições que exigiriam tratamentos complexos no futuro.

É verdade que a ortodontia infantil nem sempre exclui a necessidade de usar aparelho também na adolescência. Entretanto, o tratamento é mais simples e rápido, uma vez que são necessários apenas pequenos ajustes.

Leia também:

Aparelho móvel de contenção é necessário? Conheça os riscos de não usá-lo

3. Favorecer as funções e dinâmicas faciais

Os problemas ortodônticos não afetam somente a aparência do sorriso, pois também impactam as dinâmicas e funções dos dentes, músculos e ossos faciais. Esse é o caso da mastigação, respiração e fala, por exemplo. Portanto, a indicação de aparelho para criança visa corrigir condições que estejam interferindo nesses processos.

O uso prolongado de chupeta e mamadeira, o hábito de chupar o dedo e outros fatores podem prejudicar o desenvolvimento buco-facial. Os dispositivos, além de corrigirem os prejuízos causados, melhoram a postura da língua e o encaixe das arcadas. Sendo assim, a criança consegue mastigar corretamente, articular melhor os sons e respirar apenas pelo nariz.

4. Preservar espaço para os dentes permanentes

Como dito, uma das funções do aparelho para criança é guiar o nascimento dos dentes para que eles se mantenham na linha adequada. O uso deles evita que aconteçam apinhamentos e desalinhamentos em função da falta de espaço.

Alguns dispositivos ainda têm a função de expandir a arcada dentária. Quando os dentes de leite começam a ser substituídos pelos permanentes, todos eles terão seu lugar garantido, evitando que se sobreponham ou nasçam em lugares errados.

5. Manter o equilíbrio da saúde bucal

O aparelho para criança também tem a importante função de manter o equilíbrio da saúde bucal do pequeno. Isso acontece, primeiro, porque contribui com o bom desenvolvimento da face de um modo geral, assim, não há sobrecarga de nenhuma estrutura óssea nem da dentição.

Segundo, porque estando os dentes devidamente alinhados, fica mais fácil para a criança higienizá-los. E como eles se encaixam perfeitamente durante a mastigação, não ocorre nenhum esforço excessivo e, com isso, preservamos a estrutura do esmalte e a saúde dos tecidos periodontais.

Leia também:

Leite materno causa cárie? Especialista esclarece e dá dicas

6. Elevar a autoestima

Não podemos deixar de citar que o aparelho para criança influencia positivamente na autoestima dela. Afinal, alterações na mordida, dentes tortos e apinhados afetam a aparência e podem dificultar a socialização do pequeno.

Quando esses problemas são corrigidos, ele fica satisfeito com a própria imagem e se sente mais confiante para se comunicar e interagir com outras crianças. Isso também favorece o seu desenvolvimento cognitivo e o aprendizado.

A ortodontia infantil é uma área importante porque a indicação de aparelho para criança visa não somente a saúde bucal dela agora, mas durante a adolescência e fase adulta. Sendo assim, é essencial manter o acompanhamento odontológico desde cedo com um profissional experiente. Ele analisará a necessidade do dispositivo e indicará o melhor momento para começar o tratamento.

Gostou do artigo? Confira outros temas interessantes como esse em nossas postagens nas redes sociais. Siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais