Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Como tirar chupeta de criança

Como tirar chupeta de criança: veja estas dicas

É comum que pais de primeira viagem tenham muitas dúvidas relacionadas à chupeta. A principal delas é se o acessório deve mesmo ser oferecido aos bebês ou se faz algum mal à saúde. Ademais, muitos pais não sabem como tirar bico de criança — afinal de contas, ela não poderá chupar chupeta para sempre, não é mesmo?

Para ajudá-lo nessa missão, daremos algumas dicas para que a remoção da chupeta seja feita da forma mais tranquila possível. Ansioso? Então, continue lendo este artigo!

Agende agora a avaliação com um dentista infantil na Ianara Pinho em Brasília DF (Águas Claras, Asa Sul)

O papel da chupeta na vida das crianças

A gente sabe que até mais ou menos um ano e meio, dois anos, a chupeta é um grande aliado para os pais. Ajuda nos momentos de estresse da criança, quando ela está com soninho, quando está mais estressada ou cansada, ou durante uma volta de carro, que é um período em que a criança tem que ficar um tempinho maior parada e pode ficar entediada.

Nesses momentos, a chupeta é um grande aliado.

Porém, depois dessa idade, principalmente após os dois anos, a chupeta começa a se tornar uma vilã porque interfere em muitos aspectos da saúde bucal dos bebês.

Ela impacta na formação óssea, tornando o céu da boca, ou palato, mais estreito e profundo. Os dentes começam a ficar projetados, o que atrapalha na respiração da criança, na alimentação, e pode causar vários problemas ortodônticos. Enfim, traz uma série de transtornos para a criança.

Por isso, sabemos que até os dois anos é o tempo limite para que as crianças parem com o hábito de usar a chupeta.

Existem algumas técnicas para ajudar nesse processo, mas tem uma que eu tenho aplicado com os pais no consultório e que tem dado resultados muito positivos.

A técnica definitiva para o criança largar a chupeta

O primeiro passo: a gente vai pegar a chupeta da criança: O ideal é não ter muitas chupetas em casa; algumas pessoas têm cinco, seis, sete chupetas.

Então, elimine a maior parte delas e deixe no máximo uma ou duas disponíveis.

E aí, discretamente, (até porque os bebês são espertos, né?!) vamos fazer um furinho no bico da chupeta, na pontinha, usando um instrumento bem fininho, uma agulha ou a ponta de uma tesoura bem higienizada. Faça um furinho no bico da chupeta que a criança usa, sem ela perceber.

Por que fazemos isso?

Porque o prazer que a chupeta gera na criança é devido à pressão que ela exerce no céu da boca.

Então, ao fazer um pequeno furo, começará a entrar ar na chupeta, e quando a criança fizer a sucção, a pressão vai diminuir.

No primeiro dia, fazemos um pequeno furinho.

No segundo dia, ampliamos um pouquinho o mesmo furinho que fizemos.

Tudo de maneira bem sutil, certo? Não vamos cortar o bico da chupeta de imediato.

Continuamos ampliando o furinho sucessivamente no terceiro, quarto, quinto dia, até que a criança ache desconfortável.

Muitas vezes, a criança por si só pede para que os pais troquem a chupeta porque não está mais gerando o mesmo prazer.

Nesse ponto, usamos um artifício psicológico para que ela realmente perca o interesse e a chupeta deixe de exercer a função de prazer para a criança.

Normalmente, a criança por si só larga a chupeta porque para de sentir prazer ou começa a pedir para trocar a chupeta.

Nesse ponto, é preciso ter jogo de cintura e não ceder ao pedido. Em geral, essa técnica dá muito resultado. Por isso, gravei este vídeo para te ajudar a fazer a criança largar a chupeta.

Confira outras 5 dicas de como fazer o bebê largar o bico:

1. Ofereça outras maneiras de acalmar o bebê

Os pais tendem a recorrer à chupeta como principal forma de manter o bebê calmo. Acontece que nem sempre a criança quer sugar algo. Ela pode estar com vontade de sentir o calor do corpo da mãe, por exemplo.

Então, antes de oferecer a chupeta ao bebê, perceba de que outras maneiras ele se acalma.

2. Estabeleça horários para a chupeta

Como tirar bico de criança nem sempre será algo rápido, os pais devem fazer com que o objeto só seja usado em momentos específicos, como na hora de dormir ou quando o bebê estiver em uma situação estressante, como em uma viagem.

Tudo isso deve ser feito no primeiro ano da criança. Isso ajudará a estabelecer limites e fará com que a futura mudança de hábito seja mais simples.

3. Converse com a criança

A partir dos dois anos, a criança já consegue interagir verbalmente com os pais. Essa é uma boa hora para argumentar, explicando que a chupeta deixa o sorriso “feio” ou que a chupeta está “suja” — principalmente quando ela cair no chão.

Seja didático e paciente, lembre-se que, para a criança, o hábito de chupar bico está atrelado à calma e segurança.

4. Proponha uma troca

Grande parte das crianças está disposta a trocar o bico por alguma outra coisa, como um brinquedo ou um passeio. Nesse caso, os pais precisam esclarecer que se trata de uma troca e que a criança não verá mais a chupeta.

É natural que os pequenos voltem a pedir o objeto à noite, mas os responsáveis devem ser firmes e não podem recuar do acordo. Nessa fase, é comum que haja choro e um pouco de birra, mas, ao perceber que a chupeta não será devolvida, as crianças tendem a parar.

5. Amamente

A chupeta acalma a criança porque, nos anos iniciais da primeira infância, ela está na fase oral. O que significa que é por meio da boca que ela explora o ambiente — é por isso que os pais precisam tomar cuidado com objetos que podem ser engolidos.

Ademais, nós, seres humanos, somos mamíferos, então, é natural que sugar seja algo instintivo. Por isso, amamentar é uma maneira de saciar esse instinto e acalmar o bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que a criança não ultrapasse dois anos e meio chupando chupeta, uma vez que isso pode prejudicar a dentição e a mordida.

Agora que você aprendeu a como tirar bico de criança, lembre-se de ser paciente e firme. Um pouco de choro e manha nessa fase é absolutamente natural.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com os seus amigos e os ajude a passar por essa fase delicada da paternidade.

Leia também: Uso da Chupeta: desmistificando mitos e verdades

Onde encontrar Odontopediatra em Brasília?

Ianara Pinho Odontologia – Águas Claras

Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180

Telefone: (61) 3543-7723

Ianara Pinho Odontologia – Asa Sul

Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760

Telefone: (61) 3547-9053

Ianara Pinho Odontologia – Asa Norte

Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560

Telefone: (61) 3526-4989

Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em odontopediatria e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!

  Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontopediatria

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Quanto tempo dura a lente de Contato Dental

Quanto tempo dura a lente de Contato Dental?

As lentes de contato dentais são feitas de porcelana, um material altamente resistente que pode durar, em geral, mais de…

Leia mais
Dente Trincado: o que fazer?

Você tem um dente trincado? Saiba quais são os riscos e o que fazer

Um dente trincado pode causar dor, desconforto e sensibilidade. Fora isso, ele é capaz de aparentar um aspecto visual desagradável,…

Leia mais
Qual a idade certa para começar a ir no odontopediatra? | Ianara Pinho Odontopediatria

Odontopediatria: qual a idade ideal para começar ir ao dentista?

A odontopediatria é fundamental para ensinar as crianças a cuidarem de sua saúde bucal. Mas, será que existe uma idade…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign