A chupeta ortodôntica é uma opção que visa causar menos danos ao posicionamento dos dentes do bebê e que, em comparação à chupeta tradicional, tenta evitar que a criança desenvolva mordida aberta (quando os dentes superiores não tocam os inferiores).

Por isso, caso a família opte pelo uso do acessório, deve conversar com um odontopediatra antes para que a criança seja acompanhada pelo especialista durante todo uso. Entenda melhor durante o texto!

Você sabia que antes mesmo de os primeiros dentes nascerem já é recomendado consultar um odontopediatra? Entenda melhor no artigo abaixo e coloque a saúde bucal do seu filho em dia!

O que faz um odontopediatra?

 

Chupeta Ortodôntica

A chupeta ortodôntica é uma alternativa para diminuir os riscos de má formação óssea e dentária no bebê. Diferentemente das chupetas tradicionais, as ortodônticas são especialmente projetadas para afetarem menos a estrutura dentária e muscular da criança. 

O bico ortodôntico possui uma inclinação diferenciada que favorece o posicionamento da língua. Além disso, sua base é mais achatada, o que previne que os lábios fiquem muito distantes um do outro durante o uso. Esse formato mais plano tende a afetar menos a conformação da arcada dentária. 

Chupeta Ortodôntica x Dedo 

Sabe-se que usar chupeta não é a melhor prática a longo prazo para a criança. No entanto, ao impedir o seu uso, deve-se garantir que a criança não compense a ausência de chupeta com o uso dos dedos.

Nesses casos, é preferível optar pela chupeta ortodôntica, já que a estrutura do dedo pode alterar ainda mais a arcada dentária do bebê, causando prejuízos para o seu desenvolvimento. Além disso, O processo de retirada da chupeta e relativamente mais simples que a remoção do hábito de sucção digital (dedo). Seja qual for o caso, alinhe com um odontopediatra a melhor solução para o seu filho.

Por que os bebês gostam de chupeta?

O reflexo de sucção nos recém-nascidos é um instinto fundamental para a sobrevivência de todos os mamíferos. Trata-se de um instinto básico que fará com que o bebê se alimente e se desenvolva até ser capaz de ingerir alimento sólido. 

Esse reflexo é percebido antes mesmo da criança nascer. No útero da mãe, é possível identificá-lo no ultrassom, onde o bebê pode aparecer chupando o próprio dedo. 

Ao nascer, esse mesmo instinto permite que o bebê consiga sugar o leite materno. A criança, portanto, associa o ato de sucção com sensações positivas que o acalmam – como se estivesse sendo alimentado todas as vezes em que está chupando algo. É aí que entram as chupetas, normalmente utilizadas como maneira de acalmar as crianças e de evitar que levem o dedo à boca. 

Até quando o bebê pode usar chupeta?

Como falamos anteriormente, o uso extensivo de chupetas pode causar má formação dos arcos dentários e na musculatura facial do bebê. Ao mesmo tempo, é necessário saciar o reflexo de sucção da criança para evitar que ela chupe o próprio dedo ou fique muito agitada. Nesse contexto, a saída adotada por muitos pais é utilizar a chupeta por um tempo predeterminado. 

Apesar de não haver uma recomendação científica clara, o ideal é eliminar o uso da chupeta antes que a criança atinja os 2 anos e meio de idade. Após esse período, os riscos se tornam mais expressivos e permanentes. Segundo especialistas, o ideal seria remover gradativamente esse hábito antes mesmo dos 2 anos de idade ou, melhor ainda, que a criança não adquirisse nenhum hábito de sucção não-nutritivo.

Como escolher chupeta ortodôntica

Para escolher a chupeta ortodôntica ideal para o seu filho, é recomendado contar com a ajuda de um odontopediatra. De maneira geral, o importante é escolher uma chupeta cujo design de bico interfira menos no posicionamento natural da língua e dos demais músculos internos da boca. 

Essa avaliação, quando feita junto a um especialista, possibilita um acompanhamento constante do desenvolvimento da arcada dentária do seu filho durante seus primeiros anos de vida.

 

Na clínica Ianara Pinho temos excelentes profissionais especializados em odontopediatria à sua disposição. CLIQUE AQUI para agendar uma consulta. 

 

Leia também

Saiba como escolher o melhor dentista infantil em Brasília

Dentista infantil: como escolher o melhor para o meu filho?

Ianara Pinho Odontologia possui consultório infantil personalizado

Qual a importância de levar seu filho ao dentista? Entenda

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais