Você sabe como cuidar do aparelho dentário? Para que o seu tratamento ortodôntico tenha o resultado esperado, é preciso realizar algumas  ações para que o seu tratamento seja concluído com sucesso. 

Redobrar a atenção com seus hábitos alimentares e tomar bastante cuidado com a higienização são alguns pontos de atenção que você deve anotar. 

Neste artigo, você verá:

— como saber se é necessário usar o aparelho ortodôntico;

— dicas de como cuidar do seu aparelho;

Como saber se é necessário usar o aparelho ortodôntico?

Antes de falarmos sobre como cuidar do aparelho dentário, se você ainda não sabe se precisa utilizá-lo, nós separamos alguns sinais que indicam a necessidade desse tratamento. É claro que a indicação deve ser  feita apenas por profissionais da área odontológica e, por isso, você precisa consultar um da sua confiança.

Entre as principais características de quem precisa utilizar o aparelho dentário, temos:

problemas na mordida: quando não há um encaixe certo na mordida entre os dentes superiores e inferiores;

espaçamento entre os dentes: se você possui dentes muito espaçados, esse é um indicativo da necessidade do aparelho (isso pode ocorrer por conta da genética, hábitos ou uso de chupetas na infância);

mandíbula ou maxila desalinhada: se a linha média entre os incisivos superiores não se conecta com a linha dos inferiores (aqueles dentes da frente), você provavelmente possui mandíbula desalinhada. Se elas não estiverem certinhas, é possível que você precise de um aparelho também.

dentes apinhados: também conhecidos como dentes “encavalados”. Ocorre quando não há espaço suficiente para os dentes ficarem alinhados na arcada. 

5 dicas de como cuidar do aparelho dentário

Pensando nos cuidados necessários para que o seu aparelho dentário permaneça no lugar e que você não tenha problemas com a manutenção diária, separamos algumas dicas abaixo. Confira:

Tenha atenção com os alimentos que você come

A sua rotina de alimentação muda quando se usa um aparelho. É preciso tomar cuidado com alimentos muito duros — como amendoins, maçãs, balas, carnes e frutas verdes. Nos primeiros dias após colocá-lo, é comum que o paciente sinta um pouco de  dor ao morder e mastigar, embora a intensidade do desconforto varie de uma pessoa para outra.

Opte por refeições  mais leves, que não exijam muita força na mastigação. Alguns bons exemplos:

— purês;

— sopas;

— iogurtes;

— e frutas maduras.

Evite mexer no aparelho

Um ponto muito importante em como cuidar do aparelho dentário é não mexer nele. É muito fácil ficar curioso para tocá-lo, porém, não se deve de forma alguma fazer isso!

Ficar passeando pelas hastes metálicas com a língua ou os dedos, além de poder te machucar, pode desajustar o funcionamento das peças e atrapalhar o tratamento.

Use o fio dental sempre

O uso do fio dental costuma ser esquecido pelas pessoas no geral, mas esse é um procedimento diário de extrema importância para a saúde bucal e deve ser feito com regularidade por quem usa aparelho. 

Para quem possui aparelho fixo, é recomendado o uso de um “passa fio”, que auxilia a entrada do fio dental entre os dentes e braquetes.

O fio dental  ajuda bastante na finalização da higiene bucal, pois limpa entre os dentes e outros lugares que a escova não alcança. Assim, você evita que a sujeira acumule no aparelho e evita a proliferação de bactérias e o surgimento de cáries.

Atente-se à escovação

O ponto mais importante de como cuidar do aparelho dentário: a escovação. É importante pois, com a higiene bem feita, você evita que a placa bacteriana (biofilme)  acumule. 

Um diferencial para aumentar a eficácia da higiene é a escolha por escovas que possuem canaleta central, pois facilitam a limpeza dos braquetes durante a escovação dos dentes. 

— faça movimentos circulares, leves e contínuos sobre os dentes;

— sempre procure escovar seguindo uma ordem e não se esqueça de escovar todas faces dos dentes , assim toda a placa bacteriana e resíduos que ficam sobre  os dentes vão sair;

Caso você ache necessário, peça orientações precisas ao seu dentista sobre como deve ser feita a limpeza do aparelho. Ele vai conseguir indicar a melhor escova, creme dental e até ensinar os movimentos que melhor podem ajudá-lo.

Faça o acompanhamento com o dentista regularmente

 

Por fim, o acompanhamento com o responsável pelo seu tratamento deve ser feito regularmente. Evite faltar ou remarcar as consultas com o dentista e lembre-se que o retorno deve ser  feito no período acordado para não atrasar ou prejudicar a correção do seu sorriso.

Esses encontros são importantes, pois, por meio deles, o dentista consegue ajudá-lo a entender como o seu tratamento está indo e o que é necessário mudar para que o resultado esperado seja atingido no menor tempo possível. 

Conheça a clínica Ianara Pinho em Brasília

Se você está querendo dar mais atenção à sua saúde bucal, mas não conhece um consultório odontológico de confiança que possa ajudá-lo nessa tarefa, conheça a Clínica Ianara Pinho! !

Localizada em Brasília e com consultórios na Asa Sul e em Águas Claras, , oferecemos todos os  tratamentos odontológicos, que são realizados em um espaço totalmente equipado com o que há de mais moderno  no mercado. Conheça mais sobre os consultórios Ianara Pinho que estão sempre prontos para recebê-lo.


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Quanto tempo demora para alinhar os dentes no tratamento ortodôntico?

Quanto tempo demora para alinhar os dentes no tratamento ortodôntico?

Neste artigo, vamos abordar algumas características do uso de aparelhos para alinhar os dentes. Leia e veja os detalhes desse procedimento.

Aparelho Autoligado: contamos tudo o que você precisa saber

Aparelho Autoligado: contamos tudo o que você precisa saber

Entre os aparelhos mais modernos recomendados pelos dentistas está o uso do aparelho autoligado. Saiba mais aqui!

Aparelho transparente vale a pena? Esclareça suas dúvidas aqui!

Aparelho transparente vale a pena? Esclareça suas dúvidas aqui!

Clique e saiba agora as vantagens e desvantagens do aparelho transparente em comparação ao aparelho normal, qual o ideal para o seu caso, preços e mais!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais