Os dentes encavalados ou apinhados são mais comuns do que você imagina. Porém, ainda que aconteça com muitas pessoas, chega a ser um incômodo para quem sofre desse problema. Afinal, esteticamente, o sorriso não fica muito agradável.

Quer saber como tratar e ter uma arcada dentária totalmente alinhada? Então entenda quais são as causas desse problema e como é feito o tratamento!

O que causa os dentes encavalados?

O termo dentes encavalados é o popular para apinhamento dentário. Ocorre quando a arcada da pessoa está desalinhada e torta, de maneira que um dente está visivelmente se sobressaindo em relação aos outros. Significa também que há pouco espaço no arco  para que eles se acomodem.

Em geral, isso ocorre por problemas hereditários ou por maus hábitos durante a primeira e começo da segunda dentição. Ou seja: usar  chupeta e mamadeira ou chupar dedo por um período prolongado. Então, na infância, é preciso ter cuidado para que esse costume não atrapalhe o posicionamento  dos dentes.

Com isso, fica mais difícil conseguir um sorriso bonito. Além de visivelmente incômodo, esse tipo de mau posicionamento  também dificulta a limpeza, o que torna o ambiente propício para o acúmulo  de placas bacterianas, tártaro ou mesmo lesões de cárie.

Então, caso você tenha um problema com dentes apinhados, o ideal é não apenas procurar a consulta com  um dentista, mas também manter hábitos de higiene excelentes para evitar o acúmulo de microorganismos na região.

Como fazer o alinhamento dentário em caso de dentes apinhados?

Quando o problema é diagnosticado em crianças, é bem mais fácil reverter essa situação. Isso porque os ossos e a arcada dentária ainda estão em formação. Desse modo, os tratamentos costumam trazer resultados mais rápidos.

O tratamento mais conhecido para dentes apinhados  é o uso de aparelho ortodôntico ou ortopédico (principalmente na infância). O ideal é fazer uma avaliação da situação em primeiro lugar para descobrir qual a melhor solução da ortodontia para o seu caso.

As principais formas de tratar são:

  • – aparelho fixo: usados para corrigir os dentes apinhados com a aplicação de bráquetes e fios metálicos ou cerâmicos;
  • – alinhadores estéticos: esse tratamento consiste em placas ou moldeiras  transparentes que conseguem fazer essa correção sem a necessidade de o aparelho ficar fixo aos  dentes;
  • – extração: quando realmente não há espaço suficiente para o alinhamento na arcada, é necessário remover alguns dentes.

 

Quer resolver seus dentes apinhados ou mal posicionados ? Agende uma consulta na Clínica Ianara Pinho para saber suas opções de tratamento.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais