Os dentes encavalados ou apinhados são mais comuns do que você imagina. Porém, ainda que aconteça com muitas pessoas, chega a ser um incômodo para quem sofre desse problema. Afinal, esteticamente, o sorriso não fica muito agradável.
Quer saber como tratar e ter uma arcada dentária totalmente alinhada? Então entenda quais são as causas desse problema e como é feito o tratamento!
O que causa os dentes encavalados?
O termo dentes encavalados é o popular para apinhamento dentário. Ocorre quando a arcada da pessoa está desalinhada e torta, de maneira que um dente está visivelmente se sobressaindo em relação aos outros. Significa também que há pouco espaço no arco para que eles se acomodem.
Em geral, isso ocorre por problemas hereditários ou por maus hábitos durante a primeira e começo da segunda dentição. Ou seja: usar chupeta e mamadeira ou chupar dedo por um período prolongado. Então, na infância, é preciso ter cuidado para que esse costume não atrapalhe o posicionamento dos dentes.
Com isso, fica mais difícil conseguir um sorriso bonito. Além de visivelmente incômodo, esse tipo de mau posicionamento também dificulta a limpeza, o que torna o ambiente propício para o acúmulo de placas bacterianas, tártaro ou mesmo lesões de cárie.
Então, caso você tenha um problema com dentes apinhados, o ideal é não apenas procurar a consulta com um dentista, mas também manter hábitos de higiene excelentes para evitar o acúmulo de microorganismos na região.
Como fazer o alinhamento dentário em caso de dentes apinhados?
Quando o problema é diagnosticado em crianças, é bem mais fácil reverter essa situação. Isso porque os ossos e a arcada dentária ainda estão em formação. Desse modo, os tratamentos costumam trazer resultados mais rápidos.
O tratamento mais conhecido para dentes apinhados é o uso de aparelho ortodôntico ou ortopédico (principalmente na infância). O ideal é fazer uma avaliação da situação em primeiro lugar para descobrir qual a melhor solução da ortodontia para o seu caso.
As principais formas de tratar são:
- – aparelho fixo: usados para corrigir os dentes apinhados com a aplicação de bráquetes e fios metálicos ou cerâmicos;
- – alinhadores estéticos: esse tratamento consiste em placas ou moldeiras transparentes que conseguem fazer essa correção sem a necessidade de o aparelho ficar fixo aos dentes;
- – extração: quando realmente não há espaço suficiente para o alinhamento na arcada, é necessário remover alguns dentes.
Quer resolver seus dentes apinhados ou mal posicionados ? Agende uma consulta na Clínica Ianara Pinho para saber suas opções de tratamento.