É muito comum vermos casos de cárie em criança. Ela não está imune a esse problema e até mesmo os que ainda têm os dentes de leite podem desenvolvê-lo. Afinal, os decíduos sofrem as mesmas complicações que os dentes permanentes.

Como os pequenos não têm maturidade para cuidar da sua higiene e saúde bucal, é preciso que os pais estejam atentos. Cabe aos adultos instruir as crianças sobre a importância de cuidar dos dentes e observar constantemente se a boca do pequeno está saudável.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo apresentando algumas medidas para evitar a cárie no seu filho. Também explicaremos o que deve ser feito se esse problema se manifestar. Acompanhe!

Medidas para evitar cárie em criança

Casos de cárie em criança são muito comuns porque essa doença bucal está relacionada, principalmente, com o descuido com a higiene dos dentes. Os restos de alimento favorecem a proliferação de bactérias que agridem o esmalte dentário e provocam as lesões.

Além disso, a baixa ingestão de nutrientes e o alto consumo de sacarose (açúcar) deixa os dentes suscetíveis ao ataque desses microrganismos. Por isso, se a criança tem uma dieta desequilibrada também está propensa a desenvolver cáries.

Mas é possível evitar que isso aconteça. Veja a seguir algumas medidas que você pode adotar para prevenir a cárie em criança.

Incentive a higiene bucal

O ideal é que a criança escove os dentes no mínimo duas vezes por dia, sendo preferível após cada refeição. Seja um exemplo para ela e monitore o pequeno até aprender a fazer a escovação sozinho. Além disso, você pode adotar alguns recursos extras para que esse momento seja mais agradável, como:

  • adquirir creme e escova dental específico para crianças;
  • escovar os dentes com o pequeno;
  • colocar músicas ou desenhos que incentivem a higiene bucal;
  • fazer de conta que os brinquedos também escovam os dentes.

Controle o consumo de doces

A criança não precisa ser proibida de comer doces, mas o ideal é que isso não aconteça diversas vezes durante o dia. O consumo excessivo do açúcar e de forma fracionada estimula intensamente a formação da placa bacteriana. Por isso, prefira oferecer o doce como uma sobremesa e, em seguida, realize a higiene bucal.

Prefira um creme dental com flúor

O flúor é uma substância importante para a mineralização do esmalte dentário, portanto, o ideal é utilizar um creme dental enriquecido com esse mineral. Apenas tenha o cuidado de optar por um produto específico para a idade da criança e controle a quantidade de pasta que será colocada na escova, a fim de evitar o contato excessivo com flúor, que poderia causar fluorose dentária.

Ofereça água à criança

O fluxo regular de saliva e a boa qualidade dela são fundamentais para promover uma limpeza natural da boca, e ainda preservar os minerais do esmalte dentário. Para isso, é preciso que a criança beba bastante água ao longo do dia, a fim de hidratar o organismo e garantir a produção salivar.

Elabore um cardápio nutritivo

Além do flúor, os dentes e gengivas precisam de nutrientes como cálcio, vitamina C, B, A, fósforo, entre outros. Sendo assim, ofereça para a criança um cardápio nutritivo e equilibrado. Alguns alimentos têm função cariostática, pois não favorecem a cárie. São eles:

  • frango;
  • peixe;
  • ovos;
  • maçã;
  • cenoura;
  • pera;
  • hortaliças de folhas escuras.

Como lidar com a cárie em crianças

Você não precisa se desesperar com um caso de cárie em criança. Se isso acontecer, agende uma consulta com o odontopediatra para que ele avalie o pequeno e trate o problema, evitando que ele se estenda.

A tendência das lesões cariosas é aumentar e destruir todo o dente. Pode até chegar à raiz dele e afetar os tecidos que sustentam a dentição. Por isso, quando o problema acontece em dentes de leite não se pode ignorá-lo só porque esse dentinho será substituído. Afinal, quando ele está doente pode afetar o dente permanente que virá a seguir.

A melhor maneira de evitar cárie em criança é adotar os cuidados caseiros e iniciar o acompanhamento com um especialista o quanto antes. O odontopediatra dará suporte para os pais e ensinará a criança a ter mais conhecimento sobre cuidados bucais, além de monitorar a saúde bucal dela complementando as medidas preventivas e identificando problemas no começo.

Precisa de um dentista de confiança para do seu filho? Entre em contato conosco e conheça nossa estrutura para bem atender os pequenos pacientes!

Leia também:

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais