Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Cárie em dente de leite: saiba como funciona o tratamento

Cárie em dente de leite: como funciona o tratamento e como evitar

A maioria dos adultos busca tratamentos ortodônticos e de saúde para evitar danos nos seus dentes. Contudo, os cuidados com as crianças também são necessários. Ao contrário do que muita gente acredita, a cárie em dente de leite não é menos importante do que no dente permanente.

Os primeiros dentinhos do bebê surgem por volta dos seis meses, mas isso pode variar de acordo com cada criança. Algumas só vão ter o primeiro dente ao completar o primeiro ano. No entanto, o que não pode variar entre elas é o cuidado com a saúde bucal.

Para ajudar os pais a entenderem mais sobre esse tema, decidimos publicar este artigo, abordando as principais características da cárie infantil e, logicamente, mostrando como evitar o problema.

Agende agora a avaliação com um dentista infantil na Ianara Pinho em Brasília DF (Águas Claras, Asa Sul)

Cárie em dente de leite deve ser tratada?

Em primeiro lugar, é importante que os pais entendam que a perda de um dente de leite não é a pior coisa que pode acontecer devido à cárie. Ela pode danificar o dente permanente da criança — que está se desenvolvendo logo abaixo da dentição temporária.

Sendo assim, caso não seja tratada adequadamente, o novo dente poderá nascer com manchas e má-formação.

Como cuidar dos dentes do bebê?

Se o seu bebê ainda não tem dentes, não se preocupe, pois as gengivas não servem para acumular bactérias. Se os dentinhos da frente já tiverem surgido, você pode limpar a boquinha do bebê com uma escova pequena e de cerdas macias. Nessa fase, o creme dental indicado é o fluoretado, porém em quantidade baixíssima, correspondente á “meio grão de arroz cru”.

Mas como prevenir a cárie em dente de leite das crianças? Isso depende da idade da criança. Enquanto a responsabilidade pela higienização recair sobre os pais, eles devem se esforçar para que o pequeno entenda aquele momento como algo necessário e divertido.

Agora, quando a criança já tem certa independência, por volta dos 7 anos, os pais devem ficar de olho para garantir que ela está usando o fio dental, a escova e, se necessário, o enxaguante bucal.

Quando uma criança deve visitar o dentista?

Já tem dentinho? Então, pode começar a frequentar o consultório odontológico. Essa visita ajudará os pais a entender o que podem fazer pela saúde bucal da criança.

Quando ela for mais velha e tiver que visitar o dentista para fazer remoção de tártaro, por exemplo, a pequena paciente já estará habituado com a técnica.

Como evitar a cárie em dente de leite?

Uma das respostas é: diminuindo a ingestão de açúcar. Os doces não são alimentos que trazem variedade nutricional à dieta da criança. Ademais, eles aumentam as chances das cáries. Algumas balas e chicletes ainda podem, literalmente, grudar no dente, dificultando a higienização e fazendo um grande estrago na boca da criança.

Como vimos, a cárie em dente de leite não pode ser menosprezada. Não é porque um novo dente nascerá que o dente temporário pode ser tratado como algo descartável.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe ele nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Existem muitos papais e mamães que não sabem dessas informações!

Leia também:

Pode realizar Canal em Dente de Leite? Entenda quando é indicado

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Anatomia da Boca e Dentes: você sabe a função de cada estrutura?

Anatomia da Boca e Dentes: você sabe a função de cada estrutura?

Você provavelmente já ouviu falar sobre a anatomia da boca e dentes, não é mesmo? Mas será que conhece a…

Leia mais
tratamento de canal em águas claras

Tratamento de canal em Águas Claras? Saiba onde você pode fazer!

Você está sentindo uma dor de dente intensa, percebeu alguma alteração de cor nele ou estão se manifestando inchaços em…

Leia mais
Cárie em dente de leite: saiba como funciona o tratamento

Cárie em dente de leite: como funciona o tratamento e como evitar

A maioria dos adultos busca tratamentos ortodônticos e de saúde para evitar danos nos seus dentes. Contudo, os cuidados com…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389