A maioria dos adultos busca tratamentos ortodônticos e de saúde para evitar danos nos seus dentes. Contudo, os cuidados com as crianças também são necessários. Ao contrário do que muita gente acredita, a cárie em dente de leite não é menos importante do que no dente permanente.

Os primeiros dentinhos do bebê surgem por volta dos seis meses, mas isso pode variar de acordo com cada criança. Algumas só vão ter o primeiro dente ao completar o primeiro ano. No entanto, o que não pode variar entre elas é o cuidado com a saúde bucal.

Para ajudar os pais a entenderem mais sobre esse tema, decidimos publicar este artigo, abordando as principais características da cárie infantil e, logicamente, mostrando como evitar o problema.

Cárie em dente de leite deve ser tratada?

Em primeiro lugar, é importante que os pais entendam que a perda de um dente de leite não é a pior coisa que pode acontecer devido à cárie. Ela pode danificar o dente permanente da criança — que está se desenvolvendo logo abaixo da dentição temporária.

Sendo assim, caso não seja tratada adequadamente, o novo dente poderá nascer com manchas e má-formação.

Como cuidar dos dentes do bebê?

Se o seu bebê ainda não tem dentes, não se preocupe, pois as gengivas não servem para acumular bactérias. Se os dentinhos da frente já tiverem surgido, você pode limpar a boquinha do bebê com uma escova pequena e de cerdas macias. Nessa fase, o creme dental indicado é o fluoretado, porém em quantidade baixíssima, correspondente á “meio grão de arroz cru”.

Mas como prevenir a cárie em dente de leite das crianças? Isso depende da idade da criança. Enquanto a responsabilidade pela higienização recair sobre os pais, eles devem se esforçar para que o pequeno entenda aquele momento como algo necessário e divertido.

Agora, quando a criança já tem certa independência, por volta dos 7 anos, os pais devem ficar de olho para garantir que ela está usando o fio dental, a escova e, se necessário, o enxaguante bucal.

Quando uma criança deve visitar o dentista?

Já tem dentinho? Então, pode começar a frequentar o consultório odontológico. Essa visita ajudará os pais a entender o que podem fazer pela saúde bucal da criança.

Quando ela for mais velha e tiver que visitar o dentista para fazer remoção de tártaro, por exemplo, a pequena paciente já estará habituado com a técnica.

Como evitar a cárie em dente de leite?

Uma das respostas é: diminuindo a ingestão de açúcar. Os doces não são alimentos que trazem variedade nutricional à dieta da criança. Ademais, eles aumentam as chances das cáries. Algumas balas e chicletes ainda podem, literalmente, grudar no dente, dificultando a higienização e fazendo um grande estrago na boca da criança.

Como vimos, a cárie em dente de leite não pode ser menosprezada. Não é porque um novo dente nascerá que o dente temporário pode ser tratado como algo descartável.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe ele nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Existem muitos papais e mamães que não sabem dessas informações!

Leia também:

Pode realizar Canal em Dente de Leite? Entenda quando é indicado

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais