A maioria dos adultos busca tratamentos ortodônticos e de saúde para evitar danos nos seus dentes. Contudo, os cuidados com as crianças também são necessários. Ao contrário do que muita gente acredita, a cárie em dente de leite não é menos importante do que no dente permanente.
Os primeiros dentinhos do bebê surgem por volta dos seis meses, mas isso pode variar de acordo com cada criança. Algumas só vão ter o primeiro dente ao completar o primeiro ano. No entanto, o que não pode variar entre elas é o cuidado com a saúde bucal.
Para ajudar os pais a entenderem mais sobre esse tema, decidimos publicar este artigo, abordando as principais características da cárie infantil e, logicamente, mostrando como evitar o problema.
Em primeiro lugar, é importante que os pais entendam que a perda de um dente de leite não é a pior coisa que pode acontecer devido à cárie. Ela pode danificar o dente permanente da criança — que está se desenvolvendo logo abaixo da dentição temporária.
Sendo assim, caso não seja tratada adequadamente, o novo dente poderá nascer com manchas e má-formação.
Se o seu bebê ainda não tem dentes, não se preocupe, pois as gengivas não servem para acumular bactérias. Se os dentinhos da frente já tiverem surgido, você pode limpar a boquinha do bebê com uma escova pequena e de cerdas macias. Nessa fase, o creme dental indicado é o fluoretado, porém em quantidade baixíssima, correspondente á “meio grão de arroz cru”.
Mas como prevenir a cárie em dente de leite das crianças? Isso depende da idade da criança. Enquanto a responsabilidade pela higienização recair sobre os pais, eles devem se esforçar para que o pequeno entenda aquele momento como algo necessário e divertido.
Agora, quando a criança já tem certa independência, por volta dos 7 anos, os pais devem ficar de olho para garantir que ela está usando o fio dental, a escova e, se necessário, o enxaguante bucal.
Já tem dentinho? Então, pode começar a frequentar o consultório odontológico. Essa visita ajudará os pais a entender o que podem fazer pela saúde bucal da criança.
Quando ela for mais velha e tiver que visitar o dentista para fazer remoção de tártaro, por exemplo, a pequena paciente já estará habituado com a técnica.
Uma das respostas é: diminuindo a ingestão de açúcar. Os doces não são alimentos que trazem variedade nutricional à dieta da criança. Ademais, eles aumentam as chances das cáries. Algumas balas e chicletes ainda podem, literalmente, grudar no dente, dificultando a higienização e fazendo um grande estrago na boca da criança.
Como vimos, a cárie em dente de leite não pode ser menosprezada. Não é porque um novo dente nascerá que o dente temporário pode ser tratado como algo descartável.
Gostou deste artigo? Então, compartilhe ele nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Existem muitos papais e mamães que não sabem dessas informações!
Leia também:
Pode realizar Canal em Dente de Leite? Entenda quando é indicado
Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Você já parou para pensar quem é que fiscaliza a qualidade dos serviços e clínicas odontológicas? Esse é o CRO,…
Se você está considerando utilizar o Invisalign ou algum outro alinhador ortodôntico invisível, mas possui dúvidas sobre o seu funcionamento,…
Você já parou para imaginar o tanto de problemas que podem estar por trás da sua dor de dente? Cáries…