Quando se trata da criação dos filhos, os pais têm muitas dúvidas relacionadas à saúde dos pequenos. Uma questão que muitas mamães não sabem ao certo a resposta é se o leite materno causa cárie nos dentinhos de leite.

Afinal, se os alimentos proliferam bactérias, então, o leite também poderia colocar em risco a saúde bucal dos bebês?

Fato é que esse alimento se mostra fundamental para o bom desenvolvimento da criança, mas a amamentação também pode trazer malefícios?

Esse é um assunto importante e é por isso que vamos abordá-lo neste artigo.

Continue lendo para saber se o leite materno pode causar cáries e ainda entenda a importância desse alimento para o bebê e por que os pequenos precisam ir ao dentista desde muito cedo.

Afinal, leite materno causa cárie ou não? Mito ou verdade?

Sim, o leite materno pode causar cárie, especialmente a partir do momento que começam a nascer os dentinhos na criança. Isso porque todo resíduo de alimento que permanece na boca entra em decomposição e prolifera bactérias, o que não é diferente com o leite materno.

Quando o bebê é amamentado, ele também retém resíduos do líquido em sua boca, que depois sofrem fermentação.

Então, a partir do momento que a criança já possui dentes, os resíduos se depositam sobre o esmalte, proliferam bactérias e elas se alimentam dos restos. Nesse processo, liberam ácido que agride o esmalte e, de fato, pode causar as lesões cariosas.

No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho, cirurgiã-dentista da Clínica Ianara Pinho Odontologia, explica melhor sobre o assunto e dá dicas para higiene bucal de bebês. Assista:

Mas, como dito, isso não é exclusivo do leite materno. Qualquer alimento ou bebida oferecida para a criança se deposita sobre os dentes e leva ao mesmo processo. Portanto, o leite materno causa cáries tanto quanto qualquer outro alimento.

Por isso, o problema não está de fato nele, e sim na falta de cuidado com a higiene após a amamentação. Se os resíduos forem removidos, não há risco para os dentes, portanto, a cárie é causada, assim como para o adulto, em função da higienização inadequada da boca.

Então, não devemos privar a criança de sua alimentação, mas escovar os dentinhos após mamar ou outra refeição. Isso inclui as mamadas noturnas, quando a criança é posta para dormir sem receber os devidos cuidados com sua saúde bucal. É por isso que muitas podem desenvolver cárie.

Saiba mais em:

Cárie em criança: como evitar e como lidar caso aconteça?

e

Quando começar a escovar os dentes do bebê?

Quais são os benefícios do leite materno?

A recomendação dos especialistas é de que toda criança seja alimentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. Isso porque esse alimento é nutritivo e contém tudo o que o bebê precisa para se desenvolver nesse tempo.

O leite materno é essencial para que o neném desenvolva seu sistema digestivo corretamente a fim de receber outros alimentos. Ele é completo e, na medida certa para a criança, garante sua saúde e também o crescimento de dentes fortes e saudáveis.

Entretanto, há quem diga que o leite materno causa cáries, por isso, o ideal seria minimizar a frequência de amamentação da criança. É preciso ter cuidado com essa recomendação, já que ela não é totalmente verdadeira.

A criança precisa do leite, em especial quando ele é seu único alimento, mas também é fato que os resíduos que deixa na boca podem proliferar bactérias e prejudicar a saúde bucal. A seguir explicamos melhor.

Por que os bebês precisam ir ao dentista?

O ideal é que os pais levem a criança ao dentista assim que seus dentinhos começarem a nascer. Mas também podem passar pela primeira consulta antes disso, para que o profissional instrua sobre como realizar a higiene bucal do pequeno e prevenir qualquer problema.

As consultas periódicas são importantes para que o especialista possa acompanhar o desenvolvimento da criança, analisando suas estruturas bucais e faciais a fim de identificar possíveis problemas precocemente.

Desse modo, ele pode intervir para prevenir problemas futuros, além de ajudar os pais na tarefa de mostrar para a criança a importância de cuidar dos dentes e como fazer isso do jeito certo desde cedo.

Ou seja, o leite materno causa cáries quando a criança não recebe cuidados de higiene bucal, mas isso acontece também com outros líquidos e alimentos.

Por isso, esteja atento ao desenvolvimento dos dentes do seu filho e à correta escovação deles.

Não se esqueça de contar com um bom odontopediatra para garantir ainda mais saúde bucal para o pequeno.

Leia também: Criança com medo de dentista: 5 dicas infalíveis para resolver.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais