Ir ao dentista é essencial em todas as idades, mas, é ainda mais importante durante a infância. É nessa fase que se aprende os hábitos de higiene bucal, necessários para a manutenção da saúde dentária e bucal, bem como para a prevenção de males como cáries e placas. O problema é a criança com medo de dentista.

Por isso, os pais devem estar cientes sobre as chances de enfrentar esse tipo de situação com os filhos e aprender como contornar a dificuldade. No texto de hoje, vamos falar mais sobre a criança com medo de dentista, além de listar dicas infalíveis para resolver isso. Acompanhe!

Por que as crianças têm medo de dentista?

Ter medo de dentista é algo bem comum entre as crianças, e até alguns adultos continuam com esse receio anos depois. É o mesmo tipo de sentimento em relação a médicos ou outros profissionais de saúde.

Normalmente, esse medo surge relacionado aos procedimentos que são realizados durante a consulta de odontologia. Basta uma experiência ruim, de ansiedade ou dolorosa, para que a criança não queria mais voltar ao consultório.

Às vezes, o medo da criança pode ser influenciado pelo que ela ouve no ambiente em que vive. Se os próprios pais têm medo do profissional e falam sobre isso, pode ser que a criança também desenvolva o mesmo receio.

Isso pode ser mais reforçado ainda quando os pais usam os procedimentos de saúde como uma forma de ameaça, por exemplo: “se você não se comportar, vou te levar para tomar injeção no hospital“.

Como lidar com a criança com medo de dentista?

Felizmente, existem algumas técnicas que podem ajudar a diminuir esse medo e fazer com que a consulta ao dentista seja mais tranquila para a criança. Confira!

1. Habituar a criança desde cedo a ir ao dentista

Quanto antes a criança começar a frequentar o dentista, melhor. A primeira consulta pode acontecer, até mesmo, quando o primeiro dente nascer. É uma maneira de prevenir problemas de saúde bucal e acostumar a criança com os procedimentos que são realizados.

Além disso, se o odontopediatra for o mesmo desde sempre, a criança vai criar uma relação de confiança com o profissional.

2. Brincar de dentista com a criança

As vivências lúdicas são sempre uma ótima oportunidade para a criança ter a oportunidade de experienciar um fato da vida real por meio das brincadeiras.

Por isso, brinque de dentista e encene tudo o que pode acontecer no consultório: lições de como escovar os dentes, limpeza dentária, uso de aparelhos barulhentos, etc.

3. Escolher um profissional especializado em crianças

Ao levar a criança ao dentista, a melhor opção é sempre escolher um odontopediatra. Esse profissional é o especialista em tratar da saúde bucal durante a infância e, dessa forma, tem as habilidades também para lidar com as crianças.

Detalhes como a forma de falar do profissional, suas atitudes e reações ao que a criança faz ou diz, fazem toda a diferença para que ela confie no dentista.

4. Levar o irmão mais velho junto

Se a criança tiver um irmão mais velho, uma ótima ideia é levar os dois juntos na consulta. Assim, o mais velho pode ser atendido primeiro enquanto o mais novo observa.

Ele vai ver como o irmão se comporta e que nada de ruim acontece durante a consulta. Quando chegar sua vez, com certeza, a criança estará mais calma.

5. Falar sempre a verdade

O desconhecido causa preocupação e ansiedade nas crianças. Por isso, esconder fatos ou tentar enganar a criança só piora o seu medo de dentista.

Avise a criança que ela terá uma consulta e sempre diga a verdade sobre os procedimentos que serão realizados.

Esperamos que, com as dicas de hoje, você possa ajudar seu filho a enfrentar o medo de dentista e poder ter dentes sempre saudáveis.

E você, sabe de mais alguma dica para ajudar criança com medo de dentista? Então marque uma consulta conosco e veja como nossos profissionais vão ajudar você!

Leia também: Leite materno causa cárie? Especialista esclarece e dá dicas.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais