Além de ser utilizado em procedimentos estéticos, o botox também pode ser utilizado na odontologia para tratamentos de determinados tipos de patologias. 

Neste artigo, vamos explicar quais são os tratamentos odontológicos com botox e como funcionam. Acompanhe.

O que é botox?

O botox é apenas um nome comum dado à toxina botulínica, uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando aplicada em pequenas doses, a toxina bloqueia neurotransmissores responsáveis pelos sinais elétricos entre o cérebro e os músculos. Dessa forma, o músculo não recebe a mensagem para contrair. 

Essa espécie de “imobilização” do músculo é o preceito de todos os tratamentos com o botox. Aplicado em pequenas quantidades, com o aval e tutela de um profissional devidamente qualificado, a toxina botulínica pode ser utilizada em diversos tratamentos terapêuticos, estéticos e de doenças graves.

Botox na odontologia

Na odontologia, o botox pode ser utilizado também em vários tratamentos diferentes. Confira alguns deles a seguir.

Bruxismo

O bruxismo é uma disfunção na qual a pessoa recebe estímulos inconscientes para apertar e/ou ranger os dentes durante o sono ou em vigília. Podendo afetar adultos e crianças, as consequências são o desgaste dos dentes, dores musculares na região do rosto e cervical, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, distúrbios do sono, dentre outros.

O uso de botox para tratamento de bruxismo, ainda que controverso e contraindicado em muitos casos, se tornou um dos mais comuns na odontologia. O procedimento consiste em aplicar a toxina botulínica em alguns músculos da mastigação, a fim de neutralizá-los contra os estímulos de contração durante a sono. 

Apesar de o tratamento com botox não curar a condição, a técnica pode diminuir significativamente a intensidade dos impulsos durante o sono, sendo, portanto, em algumas situações específicas, utilizada pelos profissionais de odontologia. 

Problemas relacionados à ATM

A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Sintomas como dores no maxilar, dificuldades na mastigação, mobilidade comprometida e estalos na mandíbula podem estar relacionados a disfunções na ATM.  

O uso da toxina botulínica pode ser empregado para tratar as disfunções na ATM, principalmente quando apresentam dores faciais. Nessa articulação existe um complexo sistema de músculos e ligamentos. O odontólogo é o responsável por analisar o caso e, se necessário, solicitar exames para identificar a real necessidade e o local adequado para a aplicação do botox. Lembrando que muitas vezes o uso do botox ocorre em associação com técnicas minimamente invasivas, como a terapia térmica por exemplo. 

Sorriso gengival

Na odontologia, o botox também pode ser usado para tratamentos estéticos. Como é o caso do tratamento para o sorriso gengival – quando a gengiva se mostra proeminente quando a pessoa sorri. 

Apesar da condição ser genética e não apresentar malefício à saúde, muitas pessoas ficam incomodados com a própria imagem ao sorrir, o que pode acarretar outros problemas de autoconfiança e psicológicos. Nesses casos, o tratamento com botox pode ser uma excelente alternativa. 

Para o tratamento, a aplicação da toxina botulínica é feita em músculos associados ao sorriso. Ao neutralizar esses músculos específicos, quando a pessoa sorri, o sorriso se eleva menos, expondo menos a gengiva.

Além desses tratamentos, o botox pode ser utilizado, ainda na odontologia, para tratar quadros de distonia (espasmos musculares) e corrigir assimetrias no sorriso. 

É importante salientar que, apesar de sua versatilidade, o tratamento com a toxina botulínica deve ser administrado por um profissional qualificado e os procedimentos só devem ser feitos com o aval de um odontólogo. 

Se você se interessou por alguma das possibilidades de tratamento com botox na odontologia, CLIQUE AQUI para agendar uma consulta conosco e obter um direcionamento correto para o seu caso. 

Aqui na clínica Ianara Pinho Odontologia oferecemos procedimentos com botox e a garantia de ter os melhores profissionais do mercado responsáveis pelo seu tratamento. 

Leia também: Sorriso Gengival: cirurgia é a melhor opção para o meu caso?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais