Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Odontologia Do Sono: o que você precisa saber

Odontologia Do Sono: Como o Tratamento Ajuda na Apneia e Bruxismo

Dormir é relaxante e faz bem para a saúde, mas alguns distúrbios respiratórios podem afetar esse momento. O lado bom é que, para ajudar nisso, existe  a odontologia do sono, que colabora no diagnóstico e tratamento de condições ligadas a sua saúde bucal, tais como o bruxismo e a apnéia.

Para entender melhor sobre esse assunto e como a relação da saúde bucal e do tratamento com a odontologia contribui para o físico e mental, reunimos alguns pontos que você verá neste artigo. Confira mais sobre:

– o que é a odontologia do sono;

– o que é a apneia do sono;

– o que é bruxismo;

– como a odontologia do sono contribui para o tratamento de distúrbios.

O que é a odontologia do sono? 

Uma boa noite de sono contribui e traz diversos benefícios para a saúde e para o organismo. Proteger e restaurar energia, limpar o cérebro de toxinas, reparar tecidos, fortalecer o sistema imunológico e regular o humor são apenas algumas dessas vantagens.

A odontologia do sono é uma parte importante e em  conjunto com a medicina do sono estuda os distúrbios respiratórios que acontecem durante a noite, sejam eles:

– roncos;

– apneia obstrutiva do sono (AOS);

– síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS);

– bruxismo do sono.

O grande foco dos estudos é entender melhor sobre cada um deles para oferecer o melhor tratamento, principalmente com relação à AOS, caracterizada como um quadro de pequenas paradas respiratórias repetidas vezes durante o sono e que causa falta de oxigênio no sangue. 

Isso provoca microdespertares inconscientes durante todo o período da noite, perturbando a pessoa e não deixando que ela tenha uma noite de sono reparadora.

O que é a apneia do sono?

Como falamos, a apneia obstrutiva do sono é um dos principais distúrbios em que a odontologia entra em ação no seu tratamento.

A apneia é uma patologia que deixa as pessoas com falta de ar durante o sono, e isso pode ocorrer por conta do relaxamento total da língua, , bloqueando a passagem do oxigênio, pode ocorrer também devido a um estreitamento do osso da maxila ou quando a mandíbula é retraída. 

Ela acontece no estágio de sono mais profundo, quando os músculos estão totalmente relaxados. Então, por conta desse despertar – que o cérebro acaba causando para que o indivíduo volte a respirar normalmente –, a pessoa não tem a sua noite de descanso ininterrupta, além de causar vários danos á saúde, como o agravamento de problemas cardiovasculares.

O que é o bruxismo?

Já o bruxismo é uma desordem funcional onde o ranger ou o apertar dos dentes é algo constante durante o sono, sendo um movimento involuntário e causado por contrações rítmicas dos músculos da face. . 

É importante entender como tratar o bruxismo, ou melhor, como controla-lo, já que ele pode desgastar e amolecer os dentes, causando problemas ósseos, gengivais e até mesmo temporomandibular (articulação da mandíbula).

Como a odontologia do sono contribui para o tratamento de distúrbios?

A medicina do sono é a área que identifica os distúrbios e desordens relacionados ao sono, e muitas dessas desordens possuem relação direta com o nosso sistema respiratório e mastigatório. Por isso, existe a área da odontologia especializada apenas nesse segmento.

Ambos os sistemas citados estão relacionados com a saúde bucal. Desta forma, esses distúrbios do sono acabam requerendo um tratamento multidisciplinar, o que inclui o trabalho especializado de um cirurgião-dentista.

Uma forma de tratamento é com o uso de aparelhos intra orais (AIO) que possuem função de avanço da mandíbula – para os casos de apneia do sono  –, aumentando a passagem de ar nas vias respiratórias e, consequentemente, melhorando a qualidade do descanso. 

Se a causa da apneia é odontológica, por exemplo, o médico prepara uma espécie de aparelho ortodôntico que puxa a mandíbula para frente e assim a via respiratória estará liberada. Para fazer o diagnóstico e também determinar o nível da doença é preciso fazer um exame chamado polissonografia. 

O exame analisa o sono e registra o número de vezes em que a pessoa para de respirar durante o sono e a quantidade de oxigenação. 

Os profissionais especializados também ficam responsáveis por tratar futuros problemas bucais que venham a surgir por conta desses distúrbios. 

Um exemplo disso é que algumas disfunções relacionadas ao sistema respiratório podem ressecar as mucosas orais, contribuindo para o aparecimento de problemas bucais.

Para diagnosticar uma disfunção ou distúrbio do sono é muito importante que um profissional especializado em Odontologia do sono  esteja envolvido em todo o processo, pois, por mais que o dentista entenda bem sobre a saúde bucal, apenas um profissional especializado consegue explicar as consequências do diagnóstico.

Quando buscar ajuda profissional?

 

Para não restar mais dúvidas de quando você deve buscar ajuda profissional, quem sofre com os distúrbios do sono devem levar em consideração que possuem mais chances de ter: 

– roncos;

– sonolência excessiva;

– fadiga recorrente;

– distúrbios de concentração;

dentes trincados, desgastados e/ou sensíveis.

A odontologia do sono é uma especialidade da odontologia e seus profissionais são cirurgiões dentistas com vasto conhecimento na área, tratando problemas respiratórios que refletem indiretamente na saúde bucal.

E de profissionais especializados e dedicados para manter a qualidade do seu sono em dia, a clínica Ianara Pinho entende!

Profissionais capacitados em uma clínica odontológica que oferece tratamentos completos para a sua saúde bucal na região de Águas Claras e também na Asa Sul, em Brasília.

Para ficar por dentro de todas as novidades e receber conteúdo exclusivo da clínica Ianara Pinho, assine a nossa newsletter!

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Clínica

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Saúde bucal: 9 dicas para cuidar melhor dos seus dentes

Saúde bucal: 9 dicas para cuidar melhor dos seus dentes

Hálito puro, dentes brancos e limpos, gengivas saudáveis. Hoje, o assunto é saúde bucal. Muita gente negligencia a prática diária…

Leia mais
Chupeta Ortodôntica

Chupeta Ortodôntica: para que serve e como escolher

A chupeta ortodôntica é uma opção que visa causar menos danos ao posicionamento dos dentes do bebê e que, em…

Leia mais
Dente de fumante: quais os impactos da nicotina na saúde bucal?

Dente de fumante: quais os impactos da nicotina na saúde bucal?

Não é surpresa para ninguém que fumar faz mal à saúde. A lista de doenças associadas ao tabagismo é longa…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign