Os desalinhamentos dentários podem ser corrigidos por meio do uso de dispositivos como o Invisalign (um tipo de alinhador estético) ou aparelho fixo. Mas quem precisa fazer tratamento ortodôntico geralmente tem dúvidas sobre qual deles escolher.

De fato, cada um apresenta suas características e tem indicações diferentes em função da eficácia que apresentam. É interessante contar com a ajuda de um especialista para definir qual deles seria ideal para alcançar os resultados esperados.

Mas é interessante que você conheça esses aparelhos para expor o seu desejo ao profissional. Por isso, preparamos este artigo apresentando as principais diferenças entre eles a fim de que você tome a melhor decisão e faça um tratamento confortável. Continue lendo!

Quais são as características do Invisalign e do aparelho fixo?

Tanto o Invisalign/alinhador estético quanto o aparelho fixo são indicados para fazer correções de desalinhamentos dentários. No entanto, cada um desses dispositivos apresenta diferenças em sua estrutura e no modo como o tratamento ortodôntico é conduzido.

Além disso, têm indicações diferentes por causa do modo como atuam sobre as arcadas dentárias. Sendo assim, há casos em que um ou outro pode ser mais adequado, e isso também acontece quando o paciente precisa de melhores resultados estéticos durante o tratamento. A seguir, falaremos mais sobre cada um para você conhecê-los. Acompanhe!

Sobre o Invisalign

O Invisalign é um aparelho ou alinhador ortodôntico moderno com uma estrutura totalmente diferente daquela convencional. Não é composto por bráquetes, arcos, elásticos, nem qualquer outro que encontramos nos dispositivos fixos.

Confeccionado em material totalmente transparente, esse alinhador é feito sob medida para cada pessoa, modelando os dentes em detalhes. É semelhante às placas indicadas para tratamento de bruxismo, por isso, fica praticamente imperceptível na boca.

Para fazer o tratamento com eles, são confeccionados diversos alinhadores com pequenas diferenças entre si. Eles são trocados a cada 15 dias para estimular a movimentação dos dentes, por isso, os resultados são rápidos.

Esse dispositivo não é fixo e pode ser retirado durante as refeições e para higienizar os dentes, oferecendo um tratamento mais confortável. Porém, seu custo fica um pouco mais alto, já que exige um investimento maior.

Sobre o aparelho fixo

Este é o dispositivo convencional, mais comumente utilizado nos tratamentos ortodônticos. Sua versão tradicional é confeccionada em metal, mas existem opções estéticas feitas em material transparente para ficarem mais discretas na boca.

É composto basicamente por braquetes e arcos, sendo que as movimentações dentárias são estimuladas por meio da ativação desse dispositivo. Ou seja, ele é ajustado mensalmente para que exerça um pouco mais de força sobre a arcada dentária.

Diferentemente do Invisalign, também é indicado para fazer grandes correções em problemas mais expressivos. Porém, trata-se de um aparelho fixo, que só pode ser retirado pelo dentista no final do tratamento.

Apresenta um bom custo-benefício por ter um orçamento menor.

É melhor optar pelo Invisalign(alinhador estético) ou aparelho fixo?

Antes de optar pelo Invisalign ou aparelho fixo, é importante ter em mente que o alinhador é indicado para fazer correções de problemas leves a moderados. Desalinhamentos mais expressivos apenas podem ser corrigidos com o dispositivo fixo.

Exceto por esse detalhe, as características do Invisalign o apontam como uma melhor opção para quem deseja um tratamento eficaz, rápido, discreto e mais seguro. Afinal, ele oferece diversos benefícios que não são alcançados com o aparelho convencional, como:

  • conforto;
  • menos agressão para a boca;
  • maior higiene;
  • discrição;
  • valorização estética;
  • resultados rápidos;
  • autoestima durante o tratamento;
  • segurança e confiança ao sorrir e falar.

Por isso, se as correções que você precisar fazer não forem muito complexas, é interessante optar pelo Invisalign. Assim, você não terá impactos estéticos durante o tratamento e cuidará melhor da saúde bucal, além de alcançar mais conforto.

Então, se o dentista disser que você pode usar um alinhador estético ou aparelho fixo, pense nas características de cada um, considere aquilo que você deseja e avalie o custo-benefício. Desse modo, poderá tomar a melhor decisão para alcançar o sorriso que deseja sem grandes sacrifícios!

Gostou deste post? Então continue aprendendo sobre aparelhos ortodônticos com este outro artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre eles!

Leia também:

Invisalign em Brasília (DF): como escolher a melhor clínica?

Alinhadores invisíveis: seu aparelho ortodôntico transparente.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais