Os desalinhamentos dentários podem ser corrigidos por meio do uso de dispositivos como o Invisalign (um tipo de alinhador estético) ou aparelho fixo. Mas quem precisa fazer tratamento ortodôntico geralmente tem dúvidas sobre qual deles escolher.
De fato, cada um apresenta suas características e tem indicações diferentes em função da eficácia que apresentam. É interessante contar com a ajuda de um especialista para definir qual deles seria ideal para alcançar os resultados esperados.
Mas é interessante que você conheça esses aparelhos para expor o seu desejo ao profissional. Por isso, preparamos este artigo apresentando as principais diferenças entre eles a fim de que você tome a melhor decisão e faça um tratamento confortável. Continue lendo!
Quais são as características do Invisalign e do aparelho fixo?
Tanto o Invisalign/alinhador estético quanto o aparelho fixo são indicados para fazer correções de desalinhamentos dentários. No entanto, cada um desses dispositivos apresenta diferenças em sua estrutura e no modo como o tratamento ortodôntico é conduzido.
Além disso, têm indicações diferentes por causa do modo como atuam sobre as arcadas dentárias. Sendo assim, há casos em que um ou outro pode ser mais adequado, e isso também acontece quando o paciente precisa de melhores resultados estéticos durante o tratamento. A seguir, falaremos mais sobre cada um para você conhecê-los. Acompanhe!
Sobre o Invisalign
O Invisalign é um aparelho ou alinhador ortodôntico moderno com uma estrutura totalmente diferente daquela convencional. Não é composto por bráquetes, arcos, elásticos, nem qualquer outro que encontramos nos dispositivos fixos.
Confeccionado em material totalmente transparente, esse alinhador é feito sob medida para cada pessoa, modelando os dentes em detalhes. É semelhante às placas indicadas para tratamento de bruxismo, por isso, fica praticamente imperceptível na boca.
Para fazer o tratamento com eles, são confeccionados diversos alinhadores com pequenas diferenças entre si. Eles são trocados a cada 15 dias para estimular a movimentação dos dentes, por isso, os resultados são rápidos.
Esse dispositivo não é fixo e pode ser retirado durante as refeições e para higienizar os dentes, oferecendo um tratamento mais confortável. Porém, seu custo fica um pouco mais alto, já que exige um investimento maior.
Sobre o aparelho fixo
Este é o dispositivo convencional, mais comumente utilizado nos tratamentos ortodônticos. Sua versão tradicional é confeccionada em metal, mas existem opções estéticas feitas em material transparente para ficarem mais discretas na boca.
É composto basicamente por braquetes e arcos, sendo que as movimentações dentárias são estimuladas por meio da ativação desse dispositivo. Ou seja, ele é ajustado mensalmente para que exerça um pouco mais de força sobre a arcada dentária.
Diferentemente do Invisalign, também é indicado para fazer grandes correções em problemas mais expressivos. Porém, trata-se de um aparelho fixo, que só pode ser retirado pelo dentista no final do tratamento.
Apresenta um bom custo-benefício por ter um orçamento menor.
É melhor optar pelo Invisalign(alinhador estético) ou aparelho fixo?
Antes de optar pelo Invisalign ou aparelho fixo, é importante ter em mente que o alinhador é indicado para fazer correções de problemas leves a moderados. Desalinhamentos mais expressivos apenas podem ser corrigidos com o dispositivo fixo.
Exceto por esse detalhe, as características do Invisalign o apontam como uma melhor opção para quem deseja um tratamento eficaz, rápido, discreto e mais seguro. Afinal, ele oferece diversos benefícios que não são alcançados com o aparelho convencional, como:
- conforto;
- menos agressão para a boca;
- maior higiene;
- discrição;
- valorização estética;
- resultados rápidos;
- autoestima durante o tratamento;
- segurança e confiança ao sorrir e falar.
Por isso, se as correções que você precisar fazer não forem muito complexas, é interessante optar pelo Invisalign. Assim, você não terá impactos estéticos durante o tratamento e cuidará melhor da saúde bucal, além de alcançar mais conforto.
Então, se o dentista disser que você pode usar um alinhador estético ou aparelho fixo, pense nas características de cada um, considere aquilo que você deseja e avalie o custo-benefício. Desse modo, poderá tomar a melhor decisão para alcançar o sorriso que deseja sem grandes sacrifícios!
Gostou deste post? Então continue aprendendo sobre aparelhos ortodônticos com este outro artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre eles!
Leia também:
Invisalign em Brasília (DF): como escolher a melhor clínica?
Alinhadores invisíveis: seu aparelho ortodôntico transparente.