O mau cheiro vindo da boca é um problema um tanto incômodo, principalmente quando outras pessoas podem percebê-lo. Infelizmente, ao passar o dia inteiro fora de casa, às vezes é difícil manter um bom hálito pela falta de possibilidade de parar para escovar os dentes.
Porém, existem algumas boas práticas que podem te ajudar a diminuir a intensidade do odor no seu cotidiano. Veja só algumas dicas!
Como manter o bom hálito?
O bom hálito está associado não apenas a uma boa higiene bucal, mas também a hábitos saudáveis. Algumas das causas do mau cheiro, por exemplo, variam desde a ocorrência de lesões de cáries a problemas gastrointestinais.
De fato, são mais de 40 razões pelas quais a halitose se manifesta, de modo que é preciso entender como combatê-la, mesmo em dias em que você esteja fora de casa e longe do seu kit de higiene bucal. Lembrando que mais de 90% das causas de halitose (ou mau hálito) estão relacionadas a problemas na cavidade bucal.
Confira as dicas!
1. Beba água
A boca seca é um desses motivos para o surgimento do odor bucal. A produção constante de saliva ajuda a remover bactérias em excesso na região, quando há a desidratação, que impede esse processo, ela acaba contribuindo para o mau cheiro.
Portanto, recomenda-se beber de 1,5 a 2 litros de água por dia.
2. Coma a cada três horas
Outra forma de manter o bom hálito é comendo a cada três horas. Quando o estômago fica muito tempo sem receber alimentos, começa a produzir um suco gástrico cujo cheiro sobe até a boca. Então, entre as refeições, é uma ótima ideia realizar pequenos lanches, como a ingestão de frutas.
Aqui, é válido ressaltar a importância de evitar alimentos que, naturalmente, têm uma reação negativa em relação ao odor, como alho, cebola e frutos do mar.
3. Insira bons hábitos de higiene na sua rotina
Quando você é uma pessoa que já cultiva os cuidados com a saúde bucal, ficar um dia inteiro fora não vai gerar uma halitose tão forte em relação a alguém que não se cuida.
Por exemplo: algumas das causas mais comuns do mau hálito são as placas bacterianas, a periodontite e o excesso de saburra lingual — causado pelas bactérias e restos alimentares —, que faz com que esses microrganismos soltem enxofre enquanto se alimentam dos restos de comida.
Ao se cuidar diariamente para que esses problemas não apareçam, você já estará reduzindo as chances de passar por essa situação desagradável.
Lembre-se que se, mesmo assim, você não conseguir manter o bom hálito e for algo recorrente, o ideal é marcar uma consulta no dentista para entender o motivo.
Conheça os serviços da clínica Ianara Pinho e mantenha a higiene bucal em dia!