Muitas pessoas não sabem, mas existem três tipos de cáries. Cada um desses ajudam a determinar o tratamento odontológico e, sem dúvidas, é super importante conseguir um diagnóstico o quanto antes.

A cárie é uma doença multifatorial, mas pode ser explicada de uma forma bem simples. Basicamente, ela consiste no processo de deterioração de um dente por proliferação de bactérias que se encontram naturalmente na nossa boca.

Em casos graves, o paciente pode perder o dente e até mesmo desenvolver alguns problemas mais sérios capazes de afetar toda sua saúde bucal. Abaixo, nós falaremos mais sobre os três tipos dessa doença que pode acometer os dentes, quais são os tratamentos e como você é possível prevenir esse problema. Confira!

Os três tipos de cáries

As cáries são categorizadas principalmente pelo local de aparecimento na superfície dos dentes. Dessa forma, temos a cárie coronária, radicular e a recorrente (em que sua caracterização é um pouco diferente). Veja abaixo mais sobre cada uma delas.

Cárie coronária

A cárie coronária é a mais comum de todas. Ela aparece na superfície de contato entre os dentes — a parte onde a mastigação é feita, também conhecida como coroa.

Seu tratamento é considerado de baixa complexidade por inúmeros fatores, como: facilidade de acesso e de identificação/diagnóstico. Esse tipo de cárie afeta com frequência os adultos e crianças.

Cárie radicular

A cárie radicular é a que acomete a raiz do dente. Sua causa está relacionada com a retração das gengivas que acontece naturalmente com o envelhecimento.

A maloclusão — ou mordida torta, em termos mais leigos — faz com que as raízes dos dentes fiquem mais expostas, o que é um dos fatores causais desse tipo de cárie.

Vale ressaltar que a raiz de um dente não é revestida por nenhum esmalte, o que facilita ainda mais a proliferação do problema. Nesse caso, os adultos e idosos são os mais atingidos.

Cárie recorrente

Já a cárie recorrente é aquela que costuma voltar a deteriorar uma área previamente afetada, lembrando que dentes com restauração também podem ser alvo desse tipo. Todas as idades podem ser afetadas.

Como prevenir e tratar as cáries

A melhor maneira de prevenir a cárie é realizar uma higienização bucal completa. Além de escovar os dentes frequentemente, é importante passar fio dental e, se possível, utilizar um antisséptico para ajudar a eliminar ainda mais a placa bacteriana.

O dentista também pode recomendar a utilização do flúor de forma periódica para ajudar a reduzir ainda mais as chances do surgimento da doença.

Quanto aos tratamentos, o mais comum é a obturação, que consiste na remoção da área afetada com o auxílio de uma broca ou gel. Em seguida, o dente é restaurado com resina para manter a estética e sua funcionalidade completa.

Seguindo todas essas recomendações, temos certeza que sua saúde bucal estará em um novo patamar. E, no caso de alguma suspeita de algum dos tipos de cárie, orientamos que você vá ao consultório de um dentista de confiança o mais rápido possível.

Gostou do post de hoje? Que tal uma leitura complementar sobre desgaste dentário? Esse é outro tema muito importante que merece sua atenção!

Leia também:

Restauração de resina: como é feita e quando é indicada?

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais