O esmalte dentário é uma estrutura mineral muito resistente, mas isso não significa que ele seja indestrutível. Diversos fatores podem causar agressões a sua superfície que levam ao desgaste dentário e, consequentemente, sintomas desagradáveis.
Você sabia que até mesmo o modo como escovamos os dentes pode causar esse problema? Isso sem falar das bebidas e alimentos que ingerimos e dos hábitos que adotamos. Como o desgaste pode levar a complicações maiores, é fundamental saber mais sobre esse assunto.
Por isso, continue lendo este artigo para entender ao certo o que é o desgaste dentário, quais sintomas ele manifesta, suas causas e como é feito o tratamento e prevenção. Acompanhe para aprender um pouco mais sobre como cuidar bem dos seus dentes!
O que é desgaste dentário?
A função do esmalte dentário é proteger as partes mais sensíveis do dente que estão concentradas em sua polpa. Por isso, ele é uma estrutura mineral muito resistente e que não tem terminações nervosas.
Mas apesar de sua densidade, o esmalte dentário não é indestrutível. Diversos fatores podem causar agressões em sua superfície, fazendo com que, aos poucos, ele perca sua massa, problema que recebe o nome de desgaste dentário.
Essa condição, portanto, caracteriza-se pela perda lenta e progressiva de esmalte dentário. Com o tempo, ele fica cada vez mais fino e deixa exposta a dentina, parte mais sensível. Em casos extremos, a polpa do dente também pode ficar exposta.
Quais os principais sintomas do desgaste?
O desgaste dentário pode acontecer em toda a estrutura do dente, somente em sua coroa ou em partes mais salientes. Pode afetar todos os dentes ou apenas algum específico, e essas variações dependem do tipo de agressão sofrida.
Mas independentemente de como o desgaste dentário aconteceu, ele sempre provoca sintomas, como:
- dentes com pontas muito retas e lisas;
- amarelamento, em função da maior exposição da dentina;
- sensibilidade a variações de temperatura, toque, ar, mordida ou algumas substâncias;
- presença de trincas, fissuras ou fraturas no esmalte;
- alteração na forma ou tamanho dos dentes.
O que pode desgastar os dentes?
O desgaste dentário recebe classificação conforme o fator que levou a perda do esmalte. Sendo assim, existem diferentes tipos dele, sendo:
- abfração: quando há uma força desequilibrada sobre o dente que leva à destruição dos cristais do esmalte, como em caso de má oclusão, desalinhamentos e bruxismo;
- abrasão: também chamada de atrição, trata-se do degaste ocasionado pelo atrito excessivo nos dentes, como ao usar escovas muito duras, cremes abrasivos, morder objetos duros ou roer as unhas;
- erosão: ocorre quando o esmalte sofre contato excessivo com substâncias ácidas, como refrigerantes, bebidas alcoólicas e vinagre, ou em função da presença de ácidos estomacais na boca, como nos casos de refluxo e bulimia.
Sendo assim, as causas do desgaste dentário se relacionam a fatores mecânicos que levam à quebra de cristais do esmalte ou abrasão, como uma lixa removendo pequenas porções constantemente, ou com reações químicas que destroem suas moléculas.
É possível tratar esse problema?
Uma vez que o esmalte dentário foi perdido, ele não pode ser recuperado. Isso significa que não há como a estrutura do dente crescer outra vez. Entretanto, existem procedimentos que permitem reconstruir o dente, como a restauração com resina.
Também podem ser aplicados blocos e coroas para recuperar uma grande área perdida. Porém, o ideal é identificar o que está causando o problema, porque de nada adianta restaurar o dente se a agressão não for eliminada, uma vez que o desgaste continuará.
Como prevenir o desgaste dentário?
Para prevenir o desgaste dentário, você apenas precisa ter atenção com suas atitudes e hábitos. Algumas medidas eficazes são:
- preferir escovas de dente com cerdas macias;
- escovar os dentes com movimentos suaves;
- evitar cremes dentais muito abrasivos;
- tratar problemas como bruxismo e refluxo;
- evitar roer as unhas e morder objetos duros;
- minimizar o consumo de alimentos e bebidas ácidos;
- higienizar os dentes após o consumo de substâncias ácidas (15 a 20 minutos depois do consumo desses alimentos).
Além disso, é fundamental manter visitas periódicas ao dentista para acompanhar sua saúde bucal e identificar sinais de desgaste ainda no começo. Assim, você evitará a perda da estrutura dos seus dentes e ainda terá suporte para manter seu sorriso sempre bonito e saudável.
Sempre cuide dos seus dentes com profissionais de confiança. Entre em contato conosco para conversar com nossos profissionais e receber um atendimento de qualidade!