Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Tipos De Contenção Ortodôntica

Para Que Serve Cada Um dos Tipos De Contenção Ortodôntica?

Finalmente você retirou o aparelho e está com os dentes lindos e alinhados. Só existem motivos para sorrir, certo? Apesar da alegria, não pense que o tratamento acabou. Isso porque é muito provável que você ainda tenha que usar um dos tipos de contenção ortodôntica. 

Mas o que é esse dispositivo? Neste artigo, você vai entender:

  • o que é e para que serve a contenção ortodôntica;
  • quais os tipos de contenção ortodôntica e suas característica;
  • quanto tempo deve-se usar a contenção.

Continue a leitura!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é a contenção ortodôntica?

A contenção é um dispositivo que deve ser utilizado pelo paciente após a retirada do aparelho convencional ou do alinhador invisível. A sua função é manter os dentes na posição final do tratamento, garantido a manutenção dos resultados obtidos.

Essa é uma etapa fundamental da ortodontia, pois a arcada dentária tem a tendência de voltar para o seu lugar natural. Portanto, sem ela, é comum que os dentes não permaneçam na sua posição ideal.

Qual a função da contenção ortodôntica após tratamento com aparelho?

Qualquer uma das versões, seja ela móvel ou fixa, tem a função de assentar os dentes na posição definida pelo aparelho fixo. A grande variação nesses casos está no tempo de uso. Isso é definido pelo profissional ortodôntico após avaliação cuidadosa do quadro do paciente. O  tempo pode variar emtre alguns meses, anos ou até mesmo durante a vida toda.

Por terem retirado o aparelho fixo, muitos pacientes acabam por não levar essa parte do tratamento tão a sério. Mas é importante ter em mente que deixar de usar a contenção pode atrasar o resultado esperado. Por isso, o uso da contenção é um período que exige muita disciplina sendo os aparelhos de contenção móvel os que mais exigem esse cuidado.

Por não estarem fixos na boca, o paciente deve desenvolver o hábito de usá-los pelo máximo de horas possível, inclusive durante o sono. Ao mesmo tempo, deve-se evitar o uso durante atividades físicas por exemplo, para preservá-lo de possíveis danos. Também é necessário higienizar e armazenar o aparelho de forma correta para que o aparelho não apresente problemas. 

Manter uma rígida rotina de limpeza e, se possível, evitar o consumo de alimentos muito duros, ajudam na durabilidade do dispositivo.

Tipos de contenção ortodôntica e suas principais características

Existem três diferentes tipos de contenção ortodôntica no mercado, cada uma com suas características e funções específicas. Veja mais sobre cada uma delas a seguir:

1. Contenção ortodôntica fixa

Se você se assustou com a ideia de ter que usar um outro aparelho fixo, fique tranquilo: a contenção fixa é bem mais simples e discreta. Ela é apenas um fio de metal que fica atrás dos dentes inferiores e, em alguns casos, nos dentes superiores. 

Esse fio pode ser de três modelos, o reto, v-band ou o ondulado. O primeiro tipo dificulta  um pouco a higienização, uma vez que fica posicionado no meio dos dentes. 

Então, para garantir a sua saúde bucal, é preciso investir em um tipo de fio dental específico que facilite a passagem entre o fio reto e os dentes. Por outro lado, essa contenção usa pouco material para a fixação, o que diminui o acúmulo de placa.

Já o fio ondulado ou, ainda, contenção higiênica, facilita a passagem do fio dental porque as ondas ficam posicionadas no espaço entre os dentes. Porém, essa alternativa usa muito produto para a fixação, o que aumenta o acúmulo de placa, tártaro e pode deixar os dentes amarelados. 

2. Contenção ortodôntica móvel

Entre os tipos de contenção ortodôntica, a móvel é a mais comum. Chamado também de aparelho móvel, esse dispositivo é formado por uma placa de acrílico que fica posicionada no céu da boca e possui um fio metálico que passa na frente dos dentes.

Normalmente, é utilizada nos dentes superiores, mas também tem um versão para os dentes inferiores. Porém, nesse caso, por conta da língua, a placa de acrílico fica posicionada na gengiva.

3. Contenção estética

Por fim, a contenção estética é o modelo mais atual. Ela pode ter o formato descrito acima — placa de acrílico no céu da boca e fio metálico na frente dos dentes —, mas no lugar do ferrinho, está um fio de acrílico. 

Essa contenção também pode ter um formato semelhante a um alinhador invisível ou placa para bruxismo e fica bem camuflada no sorriso.  

Quanto tempo deve-se ficar com a contenção?

Como já dito, o uso da contenção é essencial para manter os dentes alinhados após o uso do aparelho. Por esse motivo muitas pessoas se perguntam por quanto tempo devem fazer uso dela.  

Leia também: Todo mundo precisa usar contenção após tratamento?

A contenção fixa, como o nome já indica, pode ser mantida indefinidamente. Ela é ideal para reduzir o risco de que os dentes de baixo ou de cima entortem novamente. Vale lembrar que é importante seguir as recomendações do ortodontista e comparecer às consultas de acompanhamento regularmente para garantir que ela esteja em bom estado e desempenhando seu papel adequadamente.

Já os modelos de contenção removível ou estética geralmente são usados durante a noite, nos primeiros meses após a remoção do aparelho fixo. Com o tempo, o ortodontista pode reduzir gradualmente o tempo de uso dela até chegar à fase em que é recomendado usá-la apenas algumas noites por semana.

A duração total de uso pode variar, mas é recomendado que seja por pelo menos um ano após o término do tratamento ortodôntico. É importante ressaltar que cada caso é único, e a recomendação específica será determinada pelo ortodontista com base na avaliação individual do paciente. 

Por esse motivo, é essencial seguir as instruções do profissional e não interromper o uso dela prematuramente, pois isso pode levar à movimentação indesejada dos dentes.

Agora, já pode ficar tranquilo quanto a precisar usar um desses tipos de contenção dentária  na hora de finalizar o seu tratamento, não é mesmo? Além disso, ao retirar o aparelho, para garantir um melhor resultado, principalmente se seus dentes estão amarelados, pode ser necessário fazer um clareamento.

Conheça, neste artigo, os tipos de clareamento dental e suas diferenças.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. As clínicas ficam localizadas em Águas Claras-DF, Asa Sul-DF e na Asa Norte também, e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você faça exames em outros espaços.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Blog

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
DTM: Como Identificar os Sintomas e Onde Tratar em Brasília

DTM: Como Identificar os Sintomas e Onde Tratar em Brasília

Dores intensas na face e som de clique ou estalos quando abrimos e fechamos a boca são sintomas que, isolados…

Leia mais
tratamento de canal em águas claras

Tratamento de canal em Águas Claras? Saiba onde você pode fazer!

Você está sentindo uma dor de dente intensa, percebeu alguma alteração de cor nele ou estão se manifestando inchaços em…

Leia mais
Afta Na Boca — Quais São Os Principais Tipos e Como Tratar?

Afta Na Boca: Quais São Os Principais Tipos E Como Tratar?

Você sabe o que é a afta na boca? Também chamada de úlcera aftosa ou estomatite aftoide, ela é  uma…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign