O uso do aparelho convencional, pode gerar bastante desconforto para algumas pessoas e com o avanço da tecnologia na ortodontia, existem diversas opções que podem ajudar a alinhar os dentes, sem gerar tanto incômodo.

Com isso, o uso dos aparelhos estéticos ou “invisíveis”, como são conhecidos, deve crescer cerca de 12% nos próximos anos, segundo um levantamento feito pela Technavio.  Mas, você sabe quando é vantajoso mudar de um modelo para o outro e quais as principais diferenças entre eles?

Neste artigo, você verá:

– o que é o aparelho convencional;

– quanto tempo demora o tratamento com o aparelho convencional;

– o que são os alinhadores e aparelhos estéticos;

– é vantajoso mudar do aparelho convencional para um estético;

O que é o aparelho convencional?

Antes de qualquer outro ponto, precisamos entender o que é o aparelho convencional. Ele é o tipo metálico mais comum na atualidade.

Feito em aço inoxidável, esse tipo de equipamento tem resistência garantida para todo o tempo de tratamento dos pacientes.

Alguns modelos mais recentes de aparelhos odontológicos fabricados em um tamanho menor, o que os tornam mais confortáveis e mais atraentes. O fio ortodôntico é inserido e preso nesse modelo de aparelho por meio de elásticos.

Os tratamentos que levam esse item convencional permite o uso de borrachinhas coloridas do aparelho – ou também chamados de bracket de aparelho –, proporcionando um sorriso mais original e divertido.

Quanto tempo demora o tratamento com o aparelho convencional?

Em média, o tratamento com aparelho convencional demora entre 12 e 24 meses para ser concluído. Porém, em alguns casos, esse tempo pode ser menor ou até mesmo estendido de acordo com o quadro inicial do paciente e com os resultados obtidos ao longo de cada mês.

Por isso, todo o tratamento feito com o aparelho convencional, precisa ser acompanhado pelo dentista especialista nas manutenções. Nesses encontros, são feitas novas avaliações do processo do tratamento.

Além disso, é possível que o profissional de odontologia observe a condição estética e funcional periodicamente, mensurando com mais precisão o tempo restante para se alcançar o objetivo final do seu tratamento.

O que são os alinhadores e aparelhos estéticos?

Aparelho Convencional – Quando É Vantajoso Mudar Para o Estético

Os aparelhos estéticos são versões mais discretas dos convencionais que têm a mesma função: o alinhamento dos dentes. 

Assim, o aparelho estético conta com bráquetes transparentes ou da mesma cor dos dentes e é constituído de matérias-primas menos contrastantes na boca, ao contrário do metal. Desta forma, eles possibilitam um aspecto esteticamente bastante discreto, ainda mais quando visto de longe. 

São eles:

Aparelho ortodôntico autoligado

O aparelho autoligado não precisa de borrachinhas para manter o fio ortodôntico preso. Isso permite que os bráquetes sejam menores e dá um visual muito mais discreto aos pacientes.

Além disso, a ausência das borrachinhas diminui a pressão do fio nos dentes, deixando o tratamento confortável e menos doloroso. 

Aparelho lingual

O aparelho lingual também é uma opção totalmente discreta quando comparado com as opções comuns. Assim como o convencional, o modelo possui as peças coladas aos dentes, mas por trás da estrutura do dente, por isso é totalmente discreto.

Ele é uma excelente escolha para quem deseja um tratamento mais reservado e sem chamar tanto a atenção de outras pessoas.

Alinhadores invisíveis 

Além disso, os alinhadores transparentes são diferentes e não possuem os mesmos componentes do aparelho fixo, sendo mais parecido com aqueles moldes utilizados para fazer clareamento dental caseiro. São como uma capinha de proteção que se encaixa nas arcadas dentárias.

É confeccionado em um material totalmente transparente, tendo o seu formato personalizado e feito sob medida para cada paciente.  Por isso, todo tratamento realizado com os alinhadores ortodônticos também precisam de acompanhamento de um profissional.

É vantajoso mudar do aparelho convencional para o estético?

A troca pode ser realizada, claro, após a avaliação do ortodontista. Alguns pacientes acham mais vantajoso mudar de um modelo para o outro, para ter maior discrição ou porque o modelo de aparelho convencional atrapalha de alguma forma.

A substituição deve ser uma opção oferecida pelo seu dentista e assim, uma técnica idêntica à outra deve ser aplicada, para que os resultados sejam mantidos e o objetivo final do tratamento seja atingido com exatidão. 

Além disso, existe uma série de cuidados que precisam ser tomados para que a substituição não atrase o seu tratamento. Entre eles:

não pode haver um longo intervalo sem o aparelho – o tratamento ortodôntico deve ser seguido à risca para que apresente bons resultados. Logo, deve-se evitar ficar sem o aparelho por muito tempo durante a troca;

siga as recomendações do dentista – lembre-se de que o seu dentista especialista é a  pessoa mais indicada para dizer se essa troca é viável ou não e qual o melhor modelo para fazer essa mudança. Além disso, é importante seguir todas as suas recomendações para que esse tratamento dê certo.

E se você gostou desse conteúdo, confira também porque você deve procurar o fazer o tratamento de ortodontia!

 


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Invisalign: mitos e verdades sobre o alinhador invisível

Invisalign: mitos e verdades sobre o alinhador invisível

Conheça os mitos e verdades do aparelho invisível Invisalign e saiba se ele é o tratamento ideal para corrigir os seus dentes.

Confira os 6 principais tratamentos de estética dental!

Confira os 6 principais tratamentos de estética dental!

Valorize a sua aparência começando pelo sorriso! Confira os principais tratamentos de estética dental para ter dentes perfeitos!

Aparelho móvel de contenção é necessário? Conheça os riscos

Aparelho móvel de contenção é necessário? Conheça os riscos

O que pode acontecer se um paciente negligenciar o uso do aparelho móvel de contenção? Quanto tempo é necessário usar? Esclareça essas e mais dúvidas aqui!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais