As cores de aparelho ortodôntico não interferem, mas podem influenciar na estética do sorriso. Não é uma tarefa muito fácil e é comum algumas questões surgirem quando o momento de escolher chega. Será que desbota? Será que suja rápido?

Este artigo vai ajudar você a escolher a cor de borrachinha ideal e que valorize ainda mais o seu sorriso. Você verá:

 – como escolher as cores de aparelho;

 – é comum as borrachinhas de aparelho perderem a cor;

 – higiene e cuidados com o aparelho ortodôntico. 

Como escolher as cores de aparelho?

Os tratamentos ortodônticos são indicados geralmente para a correção de desvios de crescimento, alinhamento e desenvolvimento da dentição. No caso do uso de aparelho fixo, são adicionadas estruturas metálicas na boca, que precisam ser fixadas com borrachinhas específicas e que podem variar a cor de acordo com o desejo do paciente.

Confira as nossas dicas para facilitar a escolha das borrachinhas do seu aparelho:

Evite tons muito claros

A primeira dica e talvez a mais importante: evite escolher cores muito claras. Apesar de ser uma opção que muitas pessoas que usam aparelho fazem, as cores muito claras – como o amarelo, azul-bebê e rosa-bebê – podem ser as inimigas de quem deseja um sorriso discreto.

Isso porque esses tons mais claros possuem maior facilidade de manchar.

Leve a sua personalidade em consideração

Outra dica é combinar a sua escolha com os seus gostos particulares e também levar em consideração a sua personalidade. Se o seu estilo é mais neutro, aposte em tons mais clássicos, combinados com tons coloridos para dar uma levantada no seu visual.

É importante levar em consideração a sua profissão e estilo de vida também. Existem algumas situações que exigem maior sobriedade, assim como ocasiões que permitem um visual mais despojado e colorido.

Faça combinações harmônicas

Para os indecisos, essa é uma ótima alternativa: combinação entre os tons. A ideia é que a partir dessa combinação você consiga transmitir a sua personalidade.

A única recomendação aqui é ter muito cuidado para que isso não impacte negativamente no seu sorriso. Tente harmonizar as cores escolhidas especialmente quando são duas ou mais tonalidades distintas e contrastantes entre si.

Faça combinações em aplicativos

Além da criatividade, existe outra forma de escolher as cores de aparelho que você vai usar. Os aplicativos são uma ótima alternativa e você pode realizar o download nas lojas virtuais do seu smartphone.

O BraceMate é um aplicativo disponível e que mostra combinações interessantes para cada tipo de perfil. Além disso, dá a oportunidade de testar várias tonalidades, criando simulações dentro do app.

Combine com as datas comemorativas

Em datas especiais como o Natal, o aniversário e Ano Novo é comum que os usuários do aparelho ortodôntico façam combinações. No Natal, por exemplo, os tons de vermelho são os preferidos.

Também existem as cores que representam cada time de futebol ou os tons que representam a sua escola de samba favorita no Carnaval.

Além de deixar o seu sorriso mais bonito e colorido, essa é uma maneira de demonstrar empolgação e alegria com eventos 

É comum as borrachinhas do aparelho perderem a cor?

A resposta é: sim! É muito comum que as borrachinhas de aparelho comecem a perder a cor com o passar do tempo e do tratamento ortodôntico.

Feitas de látex e tingidas de forma superficial, as borrachinhas devem ser trocadas em um curto período de tempo (21 dias geralmente), podendo até serem consideradas descartáveis.

Além disso, existem alguns hábitos alimentares que podem influenciar o processo de descoloração do aparelho e essa mudança é mais perceptível quando a cor usada é de um tom mais claro.

Entre os principais hábitos que podem ajudar com a perda das cores de aparelho, estão:

 – ingerir bebidas com cores muito fortes;

 – fumar cigarros;

 – comer alimentos com corantes.

Caso a sua borrachinha esteja perdendo a coloração, muito provavelmente é devido aos seus hábitos e não com o tratamento em si. Mas, para confirmar, é necessário marcar uma consulta com seu dentista.

 

 

Higiene e cuidados com o aparelho ortodôntico

Independentemente das cores de aparelho que você escolher, é importante sempre manter os seus dentes bem limpos, assim como os brackets e elásticos também. O seu ortodontista dará as dicas e recomendações certas de como manter o aparelho limpo e intacto e os alimentos que devem ser evitados.

Com a escolha certa das borrachinhas de aparelho, o seu sorriso ficará mais bonito e perfeito. 

 

Agora que você já viu como escolher as cores de aparelho, entenda a diferença do aparelho autoligado e outros modelos!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais