Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Conheça as principais Doenças da Língua

Doenças da Língua – As Principais E Como Prevení-las?

Ter atenção aos sintomas de doenças da língua é fundamental para garantir o tratamento certo e entender como essas questões podem prejudicar a sua saúde bucal e o restante do seu corpo, afinal, o nosso sistema é um só.

Além disso, o formato, tonalidade e características gerais podem nos fornecer informações bem valiosas sobre o funcionamento do organismo, nossa alimentação e também sobre a situação dos nossos órgãos. É por meio dela que vários especialistas e médicos conseguem identificar doenças.

Desta forma, ela é um órgão muito importante em nosso funcionamento. Por isso, neste artigo você verá:

– o que observar para identificar a saúde da língua;

– quais as principais doenças da língua.

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que observar para identificar a saúde da língua?

Existem alguns pontos que você pode observar previamente para entender qual é a situação desse órgão tão importante que está na boca. O aparecimento de nódulos, mudanças na textura e até mesmo a quantidade de produção de saliva dão algumas dicas para que você consiga identificar alguma anomalia que está acontecendo.

É claro que, para ter um diagnóstico completo, é necessário a análise de um dentista ou estomatologista – especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

A cor, por sua vez, é uma das características principais para conseguir identificar as doenças da língua. Preste atenção aos seguintes detalhes:

coloração rosácea: uma língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda a sua superfície e extensão. Isto é, sem pontos com cores diferentes —como, por exemplo, placas brancas ou marrons;

língua mais esbranquiçada: já a aparência mais esbranquiçada pode indicar uma higiene incorreta na hora da escovação dos dentes. Além disso, pode indicar lesões e quadros infecciosos tumorais e halitose — por conta da camada branca caracterizada pelo acúmulo de restos de comida, descamações e bactérias;

– cor amarelada: tanto na língua, quanto nos olhos pode ser indicativo de algum problema no fígado (hepatite e infecções na vesícula) em decorrência do aumento da substância encontrada na bile;

– coloração azulada: geralmente está associada às enfermidades que afetam a oxigenação e fluxo sanguíneo.

Quais as principais doenças da língua?

Observando esses pontos, confira a seguir quais são as principais doenças da língua, como elas se manifestam e quais são as causas de cada uma delas. Além disso, veja quais são os tratamentos mais indicados para cada uma das condições:

1. Aftas

Qualquer pessoa pode ter afta, essa condição é muito comum e pode afetar as pessoas várias vezes ao longo da vida. Na ocorrência de aftas, a língua apresenta lesões como úlceras avermelhadas, com parte do meio amarelada, que causam dor de dente, ao ingerir líquidos ou alimentos e podem deixar a língua mais inchada.

As aftas se categorizam em:

– menores: que costumam ser as mais comuns;

– maiores: que podem ocorrer com frequência, mas é bem incomum;

– herpetiformes: quando surgem várias aftas pequenas e que causam dor aguda.

Além disso, as aftas são causadas por falta de nutrientes, traumas causados pela mordida errada ou até mesmo estresse. Porém, para tratar esse problema é preciso consultar um médico clínico geral pois, por muitas vezes, elas estão associadas a outras doenças – como problemas com a digestão de alimentos ácidos.

2. Câncer de língua

Um problema bastante sério e que não poderia ficar de fora da lista de doenças da língua é 

o câncer que atinge esse órgão. É um tipo de tumor da região da mucosa oral, que pode ocorrer com maior frequência em sua borda e é mais comum que apareça em homens com mais de 50 anos, que fazem uso de cigarro e nicotina há muitos anos.

Os sintomas variam desde uma dor de garganta, incômodo ao mastigar e manchas estranhas que antes não existiam na superfície.

Com o surgimento desses sintomas é necessário consultar um especialista para investigar a fundo as causas através de exames clínicos e de imagem – como a tomografia. Com o diagnóstico mais concreto e o entendimento de como está o avanço do câncer, é possível realizar uma cirurgia para retirada de tumor e/ou os procedimentos de quimioterapia e radioterapia.

3. Candidíase oral

Candidíase oral se caracteriza como a doença da língua causada por fungo que se dá pelo aparecimento de partículas esbranquiçadas no órgão e em outras partes da boca. 

Normalmente ela é desencadeada em pessoas com imunidade baixa, a exemplo de pacientes que passaram por tratamento de câncer, uso de imunossupressores e corticoides ou portadores de vírus HIV.

Para identificar as causas reais deste problema é importante consultar um clínico geral para examinar a mucosa oral e indicar o tratamento que melhor funcione para o seu perfil e a situação.

Também  é fundamental ter uma frequência adequada de consultas ao dentista, pois o profissional pode indicar o uso de produtos odontológicos que possuem substâncias desinfetantes que ajudam  a eliminar fungos e reduzir a inflamação na língua. A saúde da boca é um ponto de atenção que  tem forte influência sobre todo o resto do corpo. Para você que quer entender a importância da consulta ao dentista, clique em nosso artigo e confira os principais motivos para definir um período de ida à esse profissional!

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
causas da sensibilidade nos dentes

Conheça as causas da sensibilidade nos dentes!

Muitas pessoas não podem nem olhar para um picolé, sorvete ou mesmo para uma xicara de café quente. A lembrança…

Leia mais
Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática: tire todas as suas dúvidas

A cirurgia ortognática é um procedimento odontológico que serve para corrigir o posicionamento e tamanho de estruturas da face, como…

Leia mais
Odontologia Do Sono: o que você precisa saber

Odontologia Do Sono: Como o Tratamento Ajuda na Apneia e Bruxismo

Dormir é relaxante e faz bem para a saúde, mas alguns distúrbios respiratórios podem afetar esse momento. O lado bom…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389