A consulta no dentista de forma periódica é essencial para manter a sua saúde bucal e evitar que seu sorriso seja prejudicado com a proliferação de microorganismos capazes de estragá-lo. Seguindo esse raciocínio, é possível concluir que as más condições de higiene podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades ou agravar aquelas que já estão instaladas.

Neste artigo, você verá:

 – qual a importância da consulta no dentista;

 – quais os principais motivos para se procurar um dentista;

 – principais problemas de saúde bucal enfrentados por quem não vai à consulta no dentista;

 – qual é o momento ideal de ir ao dentista?

Qual a importância da consulta no dentista?

Assim como qualquer outra ida ao médico, a consulta no dentista é fundamental para você entender se a saúde da sua boca está em dia. Por mais que você fique de olho sozinho, apenas um profissional conseguirá identificar se algum micróbio ou bactéria está comprometendo a saúde dos seus dentes.

Além disso, com a identificação imediata, você junto ao seu médico poderão identificar se os microrganismos estão em um estado crônico que compromete a aparência do seu sorriso. Para completar, é comum que eles acabem precisando não só de um tratamento mais complexo, mas também de uma intervenção cirúrgica em casos mais críticos.

E não apenas esteticamente, imagine que a sua mordida será comprometida e a sua  digestão podem ser afetados com esse problema. Lembre-se que a nossa alimentação é pela boca e que a sua mastigação não está acontecendo da forma que deveria, ela irá afetar todos os outros sistemas do seu corpo.

Quais os principais motivos para se procurar um dentista?

Ao entender que a sua saúde bucal deve ser tratada por um profissional com consulta periódica ao dentista, você compreende que seu sorriso ficará mais bonito. Alguns dos principais motivos para você se convencer a marcar uma consulta no dentista são:

É mais fácil de prevenir outras doenças

Com consulta no dentista de forma periódica você consegue prever outras doenças e evitar a aparição futuras cáries e doenças que estão propícias a se desenvolver. Logo, o tratamento é mais rápido e os riscos das doenças evoluírem para um grau mais clínico é muito menor.

O câncer bucal, por exemplo, é comum e se desenvolve por meio de hábitos como fumar ou não ter higiene adequada. Os sangramentos e machucados que se apresentam no interior da boca e que não se curam com o passar das semanas são alguns dos sintomas. Quando as visitas ao dentista são frequentes é possível que o seu médico possa identificar isso com antecedência e assertividade no tratamento.

Você evita perder os dentes

Com as consultas periódicas, o dentista é capaz de entender quais os seus hábitos estão trazendo malefícios aos seus dentes. Alguns dos desses costumes que podem prejudicá-lo são:

 – roer unhas;

 – abrir embalagens com os dentes;

 – bruxismo.

Desta forma, é essencial que você vá ao dentista com regularidade para notar qualquer problema quando ainda está no início e possa realizar os tratamentos adequados para evitar a futura extração de seus dentes.

Principais problemas de saúde bucal enfrentados por quem não vai à consulta no dentista?

Além dos dentes amarelados e o mau hálito, existem alguns outros problemas enfrentados por quem não opta por marcar as consultas no dentista. Confira abaixo a lista e os seus principais sintomas:

 – gengivite – a inflamação da gengiva pode ser provocada pela placa, que é o conjunto de bactérias que colonizam a boca. Ela fixa principalmente nas regiões de difícil limpeza, como no espaço entre a gengiva e os dentes ou na superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro;

 – cáries – as cáries são provocadas pela higiene bucal inadequada, pela ingestão de doces e carboidratos de forma descontrolada ou por outras doenças.

Qual o momento ideal para ir ao dentista?

A regularidade no dentista é ideal para todas as pessoas que querem manter a saúde bucal em dia. Porém, é altamente recomendado que quem faz tratamentos frequentes sejam bem pontuais com as suas visitas aos profissionais. Aqueles que não se enquadram em urgência ou emergência, mas sim tratamentos eletivos que você mesmo acaba marcando.

Os principais tratamentos que necessitam de consulta no dentista com bastante periodicidade são:

Limpezas

Bastante popular nas clínicas odontológicas, a limpeza dos dentes promove uma higienização mais profunda e minuciosa, fazendo a remoção das placas bacterianas que não saem apenas com a escovação diária — mesmo que seja bem feita.

Isso é muito importante porque o acúmulo dessas bactérias pode evoluir para a formação de tártaro e gerar, em paralelo, uma série de problemas bucais, como gengivite, cáries, periodontite, mau hálito crônico, etc.

Raspagem de tártaro

Quando o dentista identifica que o paciente tem tártaro — que é responsável por dar aquela aparência amarelada e de pouca higiene ao sorriso — e ele já forma uma crosta bastante sólida nos dentes ou próxima à gengiva é comum que o profissional recomende a raspagem da camada de bactérias tão nocivas à saúde bucal.

Agora que você viu a importância de manter uma frequência nas consultas ao dentista, confira também os tipos de tratamento dentário que existem!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Massinha no Dente (Restauração) – Entenda O Que é e Por Que O Seu Dentista Usa!

Massinha no Dente (Restauração) – Entenda O Que é e Por Que O Seu Dentista Usa!

Você sabe o que é a massinha no dente que os profissionais da odontologia usam na restauração? Confira neste artigo tudo sobre esse material!

Implante Dentário – Confira Quanto Custa!

Implante Dentário – Confira Quanto Custa!

Você sabe quanto custa um implante dentário em Brasília? A clínica Ianara Pinho é uma das melhores opções no Distrito Federal. Confira!

Check-up odontológico: como é realizado e quando fazer

Check-up odontológico: como é realizado e quando fazer

O check-up odontológico é a melhor maneira de se prevenir contra complicações graves e garantir sua saúde bucal. Saiba como é realizada a consulta!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais