Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Gengivite: o que é, causas e tratamentos

Você notou que suas gengivas estão vermelhas, inchadas ou sangram durante a escovação? Se sim, você pode estar enfrentando um problema comum de saúde bucal chamado de gengivite.

De início, a doença possui sintomas leves, mas não se engane: o tratamento deve ser feito assim que possível para evitar outros problemas para o paciente. Neste artigo, exploraremos o que é a gengivite, suas causas, sintomas e, o mais importante, como evitá-la. Confira!

Fique por dentro de tudo sobre:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é Gengivite?

 A gengivite é uma condição inflamatória das gengivas que causa inchaço, sangramento e incômodo no local. Ela ocorre quando a placa bacteriana, uma película pegajosa de bactérias e resíduos de alimentos, se acumula nos dentes e nas gengivas. 

Se a placa não for removida através da escovação e do uso do fio dental regularmente, ela pode irritar as gengivas, levando à inflamação.    

Normalmente, trata-se de uma quadro simples e sem muitos riscos para o paciente, entretanto, caso não seja tratada, tende a evoluir para uma condição mais grave de periodontite, doença que pode ocasionar a perda dos dentes.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto:

Quais são os tipos de gengivite?

A gengivite é uma das formas mais comuns de doença periodontal e, caso não seja tratada, pode causar graves problemas para o paciente. Além disso, existem diferentes tipos de gengivite e você pode entender melhor sobre cada um logo abaixo:

Gengivite devido à placa

A gengivite devido à placa bacteriana é um dos tipos mais recorrentes da doença e é causada pelo acúmulo de restos de alimentos e bactérias nos dentes e gengiva do paciente.

Gengivite não devido à placa

A gengivite não devido à placa é ocasionada por fatores que não estão relacionados ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes e/ou gengiva. 

As razões são diversas e podem incluir infecções, reações alérgicas, uso de determinados medicamentos, etc. Confira os principais tipos:

  • Gengivite Localizada

Acontece quando a gengivite se manifesta em áreas específicas e, geralmente, é causada por alguma irritação local.

  • Gengivite Generalizada

É o tipo de gengivite que afeta a maior parte da gengiva ou, em casos mais extremos, toda a região da gengiva. Nesse caso, o paciente deve buscar um profissional dentista com urgência pois pode ser um indicativo de uma má saúde bucal generalizada ou de doenças sistêmicas.

  • Gengivite Marginal

Consiste no desenvolvimento da gengivite na área próxima aos dentes. Na maioria desses casos, a gengivite marginal acontece em decorrência da formação de placa bacteriana, mas pode ter outras causas.

  • Gengivite Alérgica

Está associada a uma reação alérgica a alimentos, medicamentos, produtos de higiene ou certos materiais. Dentre os sintomas, os principais são: inchaço, vermelhidão e coceira na gengiva.

  • Gengivite associada a outras condições

Pode ocorrer devido a outras doenças, como diabetes, leucemia ou doenças autoimunes. Isso acontece pois tratam-se de condições que tendem a deixar o organismo mais suscetível a inflamações.

  • Gengivite Ulcerativa

Consiste em úlceras nas gengivas que, normalmente, são causadas por fatores como alto nível de estresse, baixa imunidade ou alimentação inadequada.

  •  Gengivite Por Medicamento

Algumas medicações, como imunossupressores e anticonvulsivantes, podem causar a gengivite por causarem um certo aumento do tecido gengival.

Quais são as causas da gengivite?

 Na maioria das vezes, a gengivite ocorre por uma negligência na higiene bucal, mas outros problemas de saúde também podem causar essa condição. Logo abaixo, reunimos as principais causas para essa condição:

Má Higiene Oral

 A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada. Caso o paciente não escove os dentes regularmente e/ou não possua o hábito de usar fio dental, é muito provável que haja o acúmulo da placa bacteriana e a irritação da gengiva. 

Tabagismo

 Outra possível causa para a gengivite é o tabagismo, isso porque o ato de fumar enfraquece o sistema imunológico bucal, tornando o paciente mais suscetível à doença.

Dieta desequilibrada ou diabetes

 Uma dieta com altos níveis de carboidrato e açúcar pode ser uma das causas para a doença, além disso, pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver gengivite devido às flutuações nos níveis de açúcar no sangue.

Mudanças Hormonais

 Alterações hormonais durante a gravidez, menstruação e menopausa podem aumentar o risco de gengivite. No caso da gengivite durante a gravidez, no geral, é comum que surjam alguns sintomas, mas eles devem desaparecer após a gestação.

Medicamentos

Alguns medicamentos, como anticoncepcionais e antidepressivos, podem ter efeitos colaterais que permitem a proliferação de bactérias na boca, contribuindo para a gengivite.

Quais são os sintomas da gengivite?

 Estar atento aos sintomas é fundamental para evitar que a doença se agrave e cause problemas para o paciente. Os sinais mais comuns de gengivite incluem:

  • Gengivas Vermelhas e Inchadas

As gengivas afetadas podem parecer mais vermelhas, inchadas e sensíveis.

  • Sangramento Gengival

O sangramento pode ocorrer ao escovar os dentes ou ao usar o fio dental.

  • Mau Hálito

A presença de bactérias na boca pode causar mau hálito persistente.

  • Retração Gengival

À medida que a gengivite avança, as gengivas podem se retrair, expondo mais a raiz dos dentes.

 Se você está com algum desses sintomas, procure um profissional dentista assim que possível. Não ignore os sinais da gengivite e realize os cuidados adequados para garantir um sorriso bonito e saudável.

Diagnóstico de Gengivite

Como você já viu, identificar a gengivite no estágio inicial é crucial para evitar futuras complicações, como a periodontite. O diagnóstico da doença geralmente envolve um exame bucal realizado por um dentista durante uma consulta, quando o profissional fará perguntas sobre seu histórico e hábitos de higiene oral. Nesse momento, é essencial informar se você já conseguiu observar algum sintoma. 

Feito isso, o profissional examinará visualmente suas gengivas em busca de sinais da doença. Em alguns casos, o dentista pode usar uma sonda periodontal para medir a profundidade dos sulcos entre os dentes e as gengivas – isso ajuda a avaliar o grau de inflamação e possível perda de inserção gengival.

Em casos mais graves e/ou complexos, é possível que o seu dentista solicite radiografias dentárias que podem ser necessárias para avaliar a saúde dos tecidos abaixo da linha da gengiva.

Graus de gravidade da gengivite

A gravidade da gengivite pode variar levando em consideração fatores como o tipo da doença e a saúde bucal do paciente. Nesse sentido, entender os diferentes graus de gravidade é fundamental para que o paciente consiga buscar ajuda especializada a tempo.

A seguir, você descobre as principais características dos graus de gravidade da gengivite:

Gengivite Leve

Trata-se do estágio inicial da gengivite, quando a inflamação ainda é leve. É frequentemente causada pelo acúmulo de placa bacteriana ou higiene bucal negligente.

Sintomas

  1. Gengiva levemente avermelhada
  2. Sangramento ao usar o fio dental e/ou escovar os dentes
  3. Leve inchaço

Tratamento e prevenção

A gengivite leve pode ser facilmente revertida na rotina do paciente. O primeiro passo é escovar os dentes regularmente, fazer o uso correto do fio dental e realizar visitas regulares ao dentista

Gengivite Moderada

A gengivite moderada ocorre quando a inflamação se manifesta em um maior grau e a placa bacteriana passa a se acumular na linha da gengiva, formando o tártaro.

Sintomas

  1. Gengivas mais avermelhadas e inchadas
  2. Mau hálito persistente
  3. Sensibilidade na gengiva
  4. Sangramento frequente durante a escovação

Tratamento e prevenção

Além de melhorar a higiene bucal, o tratamento da gengiva requer uma limpeza dental profissional mais profunda. Em alguns casos, o especialista pode indicar o uso de antibióticos para ajudar a reduzir a inflamação.

Gengivite Grave

Por fim, a gengivite grave é o estado mais avançado da doença e possui altos riscos de evoluir para um quadro de periodontite, uma doença que ataca os ossos que suportam os nossos dentes.

Sintomas

  1. Gengivas extremamente inchadas e vermelhas
  2. Dor nas gengivas
  3. Retração gengival
  4. Mau hálito severo e persistente

Tratamento e prevenção

A gengivite grave é uma condição perigosa e requer atendimento especializado urgente. O tratamento pode incluir o uso de antibióticos, raspagem e, em casos mais severos, cirurgia periodontal.

Fatores que agravam a Gengivite

Apesar de ser uma doença que afeta a saúde bucal de milhares de brasileiros, a Gengivite ainda é bastante subestimada. 

Isso porque, ainda que muitos pacientes ignorem os riscos que podem ser causados por essa condição, existem uma série de fatores que podem agravar a gengivite e contribuir para a manifestação de problemas de saúde mais sérios, tornando o quadro de saúde mais delicado e difícil de ser controlado.

Logo abaixo, você encontra quais são os principais fatores responsáveis pelo agravamento da gengivite:

  • Não escovar os dentes corretamente
  • Continuar fumando
  • Consumir uma dieta pobre em nutrientes
  • Ingerir de forma exagerada alimentos ricos em açúcar, como doces e bolos
  • Estresse
  • Usar próteses dentárias mal ajustadas ou com uma má higienização
  • Não buscar tratamento profissional

A gengivite é uma doença tratável, mas que requer os cuidados adequados para que não haja problemas ou intercorrências. Uma vez que você entende quais são os principais fatores de agravamento da doença e quais são os seus riscos, o próximo passo é cortar de vez esses hábitos da sua rotina.

Como prevenir a gengivite?

A prevenção é a chave para evitar a gengivite e manter as gengivas saudáveis. Aqui estão algumas dicas para prevenir essa doença:

  • Realize uma higiene bucal adequada
  • Visite regularmente um dentista
  • Evite o tabaco
  • Pratique uma dieta saudável
  • Mantenha a sua escova sempre limpa e higienizada

Como funciona o tratamento da gengivite?

 O tratamento precoce da gengivite não apenas alivia os sintomas, mas também previne a progressão para problemas mais graves, como a periodontite. Geralmente, o tratamento inclui:

1. Consulta com um dentista

  Se você suspeita que está sofrendo de gengivite, a primeira coisa a fazer é agendar uma consulta odontológica. Dessa forma, o dentista consegue realizar uma avaliação completa da sua saúde bucal e diagnosticar de forma correta o seu caso.

2. Limpeza Profissional

 Uma das etapas mais importantes no tratamento da gengivite é a limpeza profissional realizada pelo dentista (profilaxia). Essa limpeza é fundamental para interromper a progressão da gengivite e remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados nas regiões próximas à gengiva e na superfície dos dentes.

3. Melhoria da Higiene Bucal

 Uma vez que a placa e o tártaro tenham sido removidos, é crucial melhorar sua rotina de higiene bucal em casa. O recomendado é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usar o fio dental diariamente para manter a placa sob controle.

4. Uso de Enxaguante Bucal Antimicrobianos

 Em alguns casos, o dentista pode recomendar o uso de enxaguantes bucais antimicrobianos para ajudar a controlar as bactérias responsáveis pela gengivite.

5. Tratamento de Condições Subjacentes

 Se houver condições médicas subjacentes, como diabetes, que possam estar contribuindo para a gengivite, é importante tratá-las adequadamente. Controlar essas condições pode melhorar a saúde bucal e reduzir o risco de recorrência da gengivite.

6. Acompanhamento Regular

 Após o tratamento inicial da gengivite, é fundamental manter consultas regulares com o dentista. Isso permitirá que o profissional monitore sua recuperação e faça ajustes na estratégia de tratamento, se necessário. 

Possíveis complicações da gengivite

Como você já viu, a gengivite é uma inflamação gengival que, apesar de aparentar ser inofensiva, pode causar sérias complicações para o paciente.

Logo, compreender essas questões é essencial para reconhecer a importância de uma boa higiene bucal e evitar hábitos que possam ocasionar essa doença.

Entenda quais são as principais complicações da gengivite:

Periodontite

A periodontite é uma doença periodontal mais grave que ocorre quando a gengivite não é tratada. Nesse caso, a inflamação se estende para além das gengivas, afetando os tecidos e os ossos que suportam os dentes do paciente.

Abscessos Periodontais

O abscesso periodontal consiste no acúmulo de pus nas gengivas do paciente, ocasionado por uma infecção bacteriana.

Recessão gengival

Já a recessão gengival ocorre quando as gengivas se retraem devido a infecção e expõem a superfície dos dentes ou, em alguns casos, as raízes.

Problemas sistêmicos de saúde

A inflamação crônica da gengiva pode ocasionar problemas que vão além da saúde bucal. Alguns estudos sugerem a relação entre a gengivite e outros problemas de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Mora em Brasília ou região e quer saber qual é a melhor clínica da região para tratar a sua gengivite? Você precisa conhecer as Clínicas Odontológicas Ianara Pinho. Aqui você encontrará um serviço completo, em que é possível realizar os acompanhamentos e procedimentos em um só lugar. Muito interessante, não é? Veja onde estamos localizados e encontre o consultório mais perto de você:

Ianara Pinho Odontologia – Águas Claras

Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180

Telefone: (61) 3543-7723

Ianara Pinho Odontologia – Asa Sul

Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760

Telefone: (61) 3547-9053

Ianara Pinho Odontologia – Asa Norte

Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560

Telefone: (61) 3526-4989

Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos com aparelhos transparentes e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse método.

  Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Blog

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Botox na Odontologia

Botox na Odontologia: saiba como funciona

Além de ser utilizado em procedimentos estéticos, o botox também pode ser utilizado na odontologia para tratamentos de determinados tipos…

Leia mais
tipos de dentes tortos

Os 3 tipos de dentes tortos e problemas de mordida mais frequentes

Os dentes tortos normalmente causam grande aflição nas pessoas que desejam ter um sorriso perfeito. A diminuição da autoestima e…

Leia mais
Massinha no Dente (Restauração) – Entenda O Que é e Por Que O Seu Dentista Usa!

Massinha no Dente (Restauração) – Entenda O Que é e Por Que O Seu Dentista Usa!

Você já se perguntou o que é aquela massinha no dente que o seu dentista usa no procedimento de restauração?…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign