Clareamento dental: vale a pena optar por essa técnica?

Clareamento dental: vale a pena optar por essa técnica?

O clareamento dental é uma técnica utilizada por aqueles que desejam obter dentes mais brancos. Para isso, são utilizadas substâncias específicas que agem em uma camada intermediária do dente com o intuito de modificar seu pigmento e, consequentemente, a sua cor.

Os procedimentos estéticos se desenvolveram ao longo dos anos, o que permitiu que tratamentos odontológicos como esse se aprimorassem. E prova disso é que nos últimos 3 anos a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética constatou um crescimento no mercado de aproximadamente 300%.

A demanda está aumentando cada vez mais, e por isso resolvemos preparar um conteúdo especial para todos os interessados. Nesse artigo você vai entender melhor como funciona o clareamento dental, quais são os seus tipos e também se vale a pena realizar o tratamento.

Como funciona o clareamento dental?

Qualquer um que deseje realizar o clareamento dental deve consultar um dentista. No consultório, o especialista analisará e avaliará a dentição do paciente e também realizará uma limpeza completa, com o intuito de observar qual é a cor real do dente do paciente.

Depois desse primeiro contato, o profissional deve utilizar uma escala de cor e questionar o paciente sobre qual é seu objetivo e o grau de clareamento desejado.

Vale também enfatizar neste momento que esse tratamento funciona apenas para dentes reais, eliminando, por exemplo, restaurações e dentes de porcelana.

Quais são os tipos de clareamento?

Após a tonalidade, o paciente e o profissional devem escolher o tipo de tratamento mais adequado. Isso porque existem dois meios para realizar o clareamento dentário:

Clareamento dental caseiro

O clareamento dental caseiro, diferente do que pode parecer, não é menos eficaz ou possui condições inferiores em relação ao realizado em consultório. Apesar disso, esse método também requer o acompanhamento de um profissional experiente e capacitado.

Isso porque, no tratamento realizado de forma caseira, o dentista deve verificar a condição dos dentes do paciente e criar uma moldagem de sua dentição, demonstrando os relevos e o formato exato de cada dente.

O tratamento em si consiste em administrar uma quantidade adequada de um produto específico nessa moldeira e colocá-la na boca durante algumas horas, fazendo com que a substância penetre na camada desejada e clareie os dentes.

Clareamento dental no consultório

O clareamento dentário em consultório funciona de forma semelhante, mas é mais forte e proporciona um resultado mais rápido do que o realizado em casa.

Isso acontece porque, nesse caso, o dentista isola a gengiva do paciente e aplica o clareador dentário diretamente em seus dentes. Esse procedimento pode causar um desconforto um pouco maior, mas os resultados costumam aparecer antes e o efeito também é muito positivo.

Técnicas combinadas

Muitas vezes o dentista recomenda ao paciente realizar as duas técnicas de forma conjunta, potencializando os efeitos e reduzindo possíveis desconfortos. Nesse caso, o tratamento é iniciado com a aplicação da substância em consultório e termina com o paciente utilizando a moldeira em sua casa.

Vantagens do clareamento dental

O clareamento dental é uma alternativa eficiente aos que estão insatisfeitos com sua aparência e desejam tornar os dentes mais vistosos e brancos.

Esse é um tratamento acessível e que atende diferentes expectativas. Aqueles que desejam um resultado eficiente e rápido, devem optar pelo procedimento em consultório. Por outro lado, a técnica caseira proporciona um efeito muito positivo por um valor reduzido.

Desvantagens do clareamento dental

O clareamento dental é muitas vezes comparado às lentes de contato dentais, procedimento parecido e que está em evidência no Brasil e no mundo, se tornando queridinho de diversas estrelas e personalidades da mídia.

Dessa forma, em comparação às lentes, o clareamento dental possui uma durabilidade menor e não é capaz de consertar pequenos defeitos que podem existir na dentição do paciente. Mas, por outro lado, o custo é menor,

Como conservar o clareamento dental por mais tempo?

Os resultados geralmente podem ser muito positivos e duráveis, mas é necessário seguir algumas indicações que evitam o escurecimento dos dentes. É necessário, por exemplo, diminuir o consumo de produtos que possuem mais corantes como o suco de uva, o vinho e o café.

Além disso, uma higienização completa é indispensável para manter os resultados do clareamento dental por mais tempo. Antes de optar por qualquer tratamento, lembre-se sempre de consultar um dentista e peça para ele lhe ajudar a encontrar o procedimento que melhor atenda às suas expectativas.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Veja o vídeo abaixo em que a doutora Ianara Pinho explica um pouco mais sobre o clareamento:

Gostou do conteúdo e quer saber um pouco mais sobre o clareamento dental? Entre em contato com a clínica Ianara Pinho e faça uma visita em nossa Clínica. Os nossos profissionais são extremamente capacitados e experientes para lhe auxiliar e tirar todas as suas dúvidas sobre esse e qualquer outro procedimento odontológico.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.