Durante a gestação, especialmente para as mamães de primeira viagem, surgem muitas dúvidas sobre o que pode ou não fazer nesse período. Alguns hábitos, como um consenso geral, devem ser completamente abandonados, mas outros geram dúvidas. Um desses que dividem opiniões é se grávida pode fazer clareamento dental.
Se você está se questionando sobre as contra indicações desse procedimento durante a gestação, esse artigo vai te ajudar a tirar todas as suas dúvidas.
Continue lendo o conteúdo e entenda mais sobre o assunto!
O que é e como funciona o clareamento dental?
Antes de saber se grávida pode fazer clareamento dental, vale entender como o procedimento funciona e é feito.
O clareamento dental é um processo puramente estético que devolve a cor natural dos dentes, deixando-os mais brancos. Para isso, são utilizados produtos específicos, que quebram as moléculas das manchas, diminuindo o seu tamanho.
Esse tratamento ainda pode ser feito de duas duas formas: no consultório ou em casa.
O método caseiro é feito pelo próprio paciente com o auxílio do profissional, que prepara uma moldeira de silicone com gel que deve ser usada por algumas horas diariamente pelo tempo determinado por ele, geralmente entre 3 a 4 semanas.
No consultório, o processo é mais rápido. O dentista aplica uma maior concentração de produto, gerando resultados imediatos, normalmente vistos mesmo após uma única sessão.
Grávida pode fazer clareamento dental?
A dúvida se grávida pode fazer clareamento dental é muito pertinente e frequente porque, de fato, não existem estudos que comprovem efeitos negativos desse procedimento para a saúde da mãe ou do bebê.
Mas, por outro lado, também não existem evidências científicas que garantam a total ausência de sequelas.
Inclusive, há suspeitas lógicas de que os produtos utilizados no procedimento — tanto o clínico quanto o caseiro — podem fazer mal para a formação do feto, uma vez que são peróxidos e promovem quebras moleculares.
Portanto, por via da incerteza se grávida pode fazer clareamento dental, o mais recomendado é que não façam o tratamento durante a gestação, e nem após os nove meses, na fase de amamentação.
Sendo assim, o ideal é que a mãe espere o desmame da criança para, só então, fazer o procedimento estético. Mas de forma alguma isso significa que a mamãe deve ficar longe do consultório odontológico, ok?
Muito pelo contrário.
A saúde bucal também é fundamental para manter a segurança da gestação.
Cuidados que grávidas devem ter com a saúde bucal
Cuidar da saúde bucal durante a gestação é muito importante porque algumas doenças nessa região estão relacionadas com o parto prematuro ou baixo peso de bebês recém nascidos.
Por isso, não se deve negligenciar essa parte e visitar o dentista periodicamente. Afinal, neste momento, só não é recomendado fazer esses tratamentos que não são essenciais, como o clareamento dental e outros procedimentos estéticos, mas os cuidados fundamentais devem continuar.
Alguns deles, inclusive, podem ajudar a deixar os dentes mais brancos sem necessidade dessa intervenção com produtos.
1. Higienizar os dentes corretamente
No dia a dia, é fundamental manter os cuidados essenciais com a higiene bucal, escovando os dentes após todas as refeições, utilizando fio dental na mesma frequência e, se for utilizar enxaguante bucal, optar por aqueles sem álcool.
Além disso, vale visitar o dentista e continuar com a sua rotina de limpeza dental, o que já ajuda a clarear os dentes, ainda que sutilmente.
2. Evitar alimentos que facilitam o escurecimento dos dentes
Alguns alimentos têm uma forte coloração e, ainda que sejam naturais, podem deixar os dentes manchados. Por isso, para preservar a cor natural da dentição, vale se regrar quanto ao consumo desses produtos.
Alguns exemplos para observar são:
- o café;
- alguns chás;
- e os refrigerantes de cola.
3. Consumir alimentos que ajudam a limpar os dentes
Por fim, além de evitar os alimentos citados acima, vale a pena incluir na sua alimentação alguns dos que têm potencial natural de “limpar os dentes”. São bons exemplos para você adotar na sua rotina:
- o morango;
- o espinafre;
- a maçã;
- e o repolho.
Gostou de saber se grávida pode fazer clareamento dental?
Ainda que não seja recomendada, após a amamentação, a mamãe está liberada para cuidar desse sorriso lindo! Afinal, com o filho nos braços não faltam motivos para mostrar os dentes.
Porém, antes disso, você já deve fazer um acompanhamento odontológico e pode ir realizando alguns procedimentos.
Veja, neste artigo, quais são os tratamentos mais seguros para gestantes no dentista.
1 Comentário para "Grávida Pode Fazer Clareamento Dental? Entenda Se Há Riscos"
Muito esclarecedor. Obrigado pelo artigo!