Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Tipos de Prótese Dentária: saiba qual é a melhor

Prótese dentária: tudo o que você precisa saber

A prótese dentária tem uma função muito importante, tanto na recuperação da mastigação, quanto na elevação da autoestima de alguém.

E você sabia que as dentaduras não são os únicos tipos de próteses existentes? A verdade é que há diversos modelos que podem oferecer efeitos variados e atender às expectativas do paciente de forma satisfatória e com resultados mais positivos. 

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Por isso, neste artigo, você vai entender melhor sobre os tipos de próteses dentárias disponíveis no mercado e como elas podem ser vantajosas para quem sofre com perda de dentes.  Confira!

Fique por dentro de tudo sobre:

O que é a prótese dentária?

A prótese dentária é o método utilizado para substituir os dentes faltantes, seja quando há a perda completa ou parcial de um dente,  na boca de um paciente.

Além da questão estética — de trazer um sorriso bonito e completo de volta para a pessoa —, esse tratamento ajuda a melhorar as funções bucais como a mastigação, a fala e a respiração.

Quais são os tipos de próteses dentárias que existem no mercado?

Existem quatro principais tipos no mercado: 

  • a prótese dentária total;
  • dentária parcial fixa;
  • prótese parcial removível;
  • e a unitária (coroa, bloco…). 

Entenda melhor sobre cada uma e suas indicações abaixo.

A Dra. Ianara Pinho, dentista da Clínica Ianara Pinho Odontologia, preparou um vídeo especial sobre os tipos de próteses dentárias. Assista:

 

Prótese dentária total: indicada para quem perdeu todos os dentes


A prótese total — ou dentadura como é popularmente conhecida — é uma estrutura feita sob medida para o paciente e serve como uma forma de substituir totalmente a dentição da pessoa e trazer de volta a sua autoestima.

Por esse motivo, ela é mais indicada para quem perdeu completamente os dentes naturais. Independentemente de motivo. Com isso, o procedimento consegue reconstituir os dentes da boca e dar a possibilidade do paciente ter um sorriso harmônico e desempenhar funções do dia a dia, como o ato de mastigar.

A dentadura pode ser tirada e encaixada com bastante facilidade, portanto é um modelo bastante indicado para quem tem receio de fazer cirurgias e procedimentos como o implante dentário.

Prótese dentária fixa (ponte fixa): indicada para quem perdeu um ou mais dentes

Esse tipo de prótese também é extremamente popular e é indicado para pessoas que perderam um ou mais elementos da arcada dentária. Apesar disso, existe uma condição para que esse tratamento seja possível: o espaço em que será colocado o novo dente deve possuir um ou mais dentes adjacentes para que a prótese fique apoiada.

Mas por que isso? A prótese dentária fixa nada mais é do que uma peça fabricada de metal com porcelana ou apenas porcelana que é colocada entre os dentes naturais, sendo sustentada por eles, como pilares.

Apesar de possuírem um custo-benefício positivo, qualquer paciente interessado nesse procedimento deve consultar um especialista, tirar todas as suas dúvidas sobre essa técnica e quais são os seus resultados.

É importante reforçar que, para realizar esse tratamento, é necessário fazer um desgaste dos dentes pilares para suportar a prótese.

Prótese dentária removível (ponte móvel): indicada para quem perdeu vários dentes

A prótese dentária parcial removível é conhecida popularmente como ponte móvel, e é fixada na boca do paciente por meio de grampos metálicos, e deve ser retirada para uma higienização adequada.

Essa técnica é indicada quando existem múltiplas perdas dentárias, o que torna inviável a instalação de uma prótese fixa. A principal vantagem desse método é a preservação do restante da dentição, ou seja, quando bem executado esse tratamento não traz impactos negativos para o restante dos dentes.

Além disso, assim como as outras técnicas, as próteses dentárias móveis podem ser positivas para uma mastigação mais eficiente, para melhorias na fala e para a autoestima.

Prótese dentária unitária: indicada para quem precisa substituir parte do dente

Esse é um tipo de prótese dentária moderna que serve para substituir apenas uma parte do dente que foi perdida. 

Em geral, costuma ser recomendado para pacientes que perderam parte da estrutura de um dente por um processo de cárie mais extenso ou por fratura e precisam fazer um bloco, ou para pacientes que precisam substituir  a coroa total do dente (parte de cima), por exemplo.

Assim, esse tipo de prótese dentária ajuda a oferecer um suporte maior para o dente e evitar que ele seja perdido por completo.

Quais são os materiais utilizados nas próteses dentárias?

O mercado odontológico tem evoluído muito ao longo dos últimos anos – tanto quando falamos de técnica quanto quando falamos dos materiais que são utilizados nos procedimentos.

Para pacientes que precisam realizar um tratamento com próteses dentárias, a escolha do material adequado é essencial para garantir a qualidade, a segurança e os resultados almejados.

Em seguida, você entende um pouco mais sobre os principais materiais utilizados nas próteses dentárias – como resina acrílica, metalocerâmica, zircônia e porcelana.

Resina acrílica

A resina acrílica é um dos materiais mais utilizados em próteses dentárias do tipo removível, como as chamadas dentaduras completas ou parciais. Algumas vantagens da escolha pela resina acrílica incluem:

  • Bons resultados estéticos e maior naturalidade: A prótese dentária de resina acrílica pode ter a sua coloração manipulada a fim de atingir o tom mais próximo da cor original dos dentes do paciente, proporcionando uma aparência mais natural.
  • Custo: Trata-se de um material relativamente barato em comparação com as outras opções, o que faz dele uma alternativa mais acessível para o paciente.
  • Facilidade de manutenção:  A resina acrílica é um material fácil de ajustar e de fazer reparos, caso seja necessário.

Por outro lado, a prótese dentária de resina acrílica também pode ter as suas desvantagens. 

Com o passar do tempo, ela possui uma durabilidade menor do que as outras opções e também é possível que a prótese absorva odores e tenha manchas após um certo período.

Metalocerâmica

A prótese dentária metalocerâmica consiste na combinação de metal e cerâmica, trazendo a junção de dois fatores muito importantes: resistência e estética.

Trata-se de uma opção comumente utilizada em coroas e/ou pontes. Conheça alguns dos principais motivos para escolher esse material para o seu tratamento:

  • Durabilidade: Por ter o metal em sua composição, a prótese metalocerâmica possui uma base forte e resistente, proporcionando uma maior durabilidade.
  • Estética: Já a cerâmica presente na composição contribui para um resultado muito mais natural para o paciente. Isso porque, a cerâmica pode ser manipulada para oferecer a coloração e a translucidez desejada.
  • Versatilidade: É uma alternativa que pode ser utilizada em diversos casos clínicos, incluindo regiões de alta carga mastigatória.

Para os pacientes que desejam seguir por esse caminho, vale salientar que a prótese dentária metalocerâmica também possui algumas desvantagens – entre elas, existe a possibilidade do metal ficar visível com o tempo, especialmente na linha da gengiva, comprometendo a estética.

Zircônia

A Zircônia é um material considerado relativamente novo no tratamento com próteses dentárias e promete oferecer excelentes resultados para o paciente, podendo ser usado tanto na sua forma aplicada quanto na sua forma pura.

Descubra quais são as principais vantagens da prótese dentária de zircônia:

  • Ótimos resultados estéticos: A prótese de zircônia aplicada consiste na combinação de zircônia e porcelana que oferece um resultado extremamente natural e bonito para os pacientes. Já a prótese de zircônia pura, embora não seja tão translúcida, ainda oferece uma aparência satisfatória.
  • Resistência:  Quando se trata da prótese de zircônia aplicada, esse material oferece uma base forte e durável que suporta a porcelana. Já quando se trata da prótese de zircônia pura, o paciente tem uma ótima opção para áreas de alta carga mastigatória, sendo resistente, inclusive, a fraturas e desgastes.
  • Biocompatibilidade: A zircônia é um material extremamente biocompatível, o que reduz significativamente o risco de reações adversas.
  • Precisão: No caso das próteses de zircônia pura, a tecnologia CAD/CAM permite a fabricação precisa da prótese, garantindo o encaixe perfeito.

Porcelana

A porcelana é uma opção que também tem o potencial de oferecer ótimos resultados estéticos, sendo frequentemente utilizada no tratamento com coroas, facetas e pontes devido a sua capacidade de imitar a aparência natural dos dentes. Alguns dos seus principais diferenciais são:

  • Aparência natural: A prótese dentária de porcelana possibilita a translucidez e a coloração necessárias para combinar perfeitamente com os dentes naturais, podendo ser ajustadas de acordo com as singularidades e objetivos de cada paciente.
  • Material biocompatível: Devido a sua biocompatibilidade, essa alternativa raramente causa reações adversas ao longo do tratamento.
  • Opção durável: Embora não seja um material tão resistente quanto a metalocerâmica ou a zircônia, a porcelana oferece uma boa durabilidade, especialmente, para áreas de baixa mastigação.

Os diferentes métodos de fixação das próteses dentárias

A etapa de fixação da prótese dentária é uma etapa fundamental do tratamento pois é o que garante a estabilidade, a funcionalidade e a estética da prótese. 

Existem diversos métodos de fixação de prótese dentária no mercado e você pode entender melhor sobre cada um logo abaixo:

Fixação cimentada

A fixação cimentada consiste em um dos métodos mais tradicionais de fixação, onde a prótese é cimentada diretamente sobre o dente preparado ou sobre um implante.

Vantagens

  • Aparência estética
  • Conforto
  • Distribuição uniforme das forças mastigatórias

Desvantagens

  • Dificuldade de mastigação
  • Risco de excesso de cimentação

Fixação aparafusada

A fixação aparafusada envolve o uso de parafusos para prender a prótese dentária diretamente ao implante.

Vantagens

  • Fácil remoção
  • Ajuste mais preciso da prótese
  • Menor risco de inflamação

Desvantagens

  1. Pode comprometer o resultado estético
  2. Desconforto inicial

Modelagem convencional

As modelagens convencionais para a fixação da prótese dentária fazem o uso de materiais como silicones ou alginatos para criar uma impressão física da boca do paciente.

Vantagens

  • Técnica amplamente utilizada
  • Baixo custo

Desvantagens

  • Pode ser desconfortável para o paciente
  • Tende a ter um processo de moldagem mais demorado

Modelagem digital

Já as modelagens digitais fazem o uso de scanners intraorais para criar uma imagem 3D da boca do paciente.

Vantagens

  • Alta precisão
  • Procedimento menos invasivo
  • Rapidez

Desvantagens

  • Custo inicial mais caro
  • Não é uma técnica amplamente utilizada

Afinal, qual é o melhor tipo de prótese dentária? Qual modelo escolher?

O melhor tipo de prótese dentária irá variar conforme o desejo de cada paciente, a anatomia da boca e a condição de seus dentes. 

Essa escolha deve ser auxiliada por um dentista especializado e experiente, capaz de explicar ao paciente como funciona cada procedimento e revelar as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Qual a diferença entre a prótese e o implante dentário?

Algumas pessoas confundem esses dois termos e ficam na dúvida sobre qual é o mais ideal para elas. Veja abaixo as principais diferenças entre os procedimentos: 

  • o implante é uma estrutura fixa de metal (titânio) colocada por meio de cirurgia para substituir as raízes que foram perdidas por meio de extração dentária ou pela  queda de dentes;
  • a prótese pode ser fixa ou removível, inserida de modo mais superficial do que os implantes, ou seja, não necessitam de procedimentos cirúrgicos prévios.

Geralmente, os implantes duram mais do que as próteses. Esse é um fator que deve ser considerado antes de fazer uma escolha, pois envolve a durabilidade e também no valor do procedimento. No entanto, em ambos os casos, o paciente deve manter a higiene dental para manter o sorriso perfeito e a saúde bucal.

Além das próteses, existe a possibilidade de os dentes perdidos serem substituídos por meio de implantes dentários — que é o procedimento que entrega o melhor resultado entre todos os exemplos citados acima.

Nesse caso, uma peça de titânio é posicionada no lugar da raiz do dente perdido pelo paciente e uma prótese é encaixada sobre o implante. Assim, o dente estará fixo e será muito semelhante a qualquer um natural.

Porém, nem todos os pacientes podem realizar esse implante. Por exemplo, esse procedimento não é indicado para

  • pessoas com problemas sistêmicos não controlados, como diabetes;
  • crianças;
  • e adolescentes em processo de crescimento.

Leia também: Quanto tempo demora para fazer um implante dentário?

A lente de contato dental é um tipo de prótese dentária?

Sim! Além dos tipos comuns citados no texto, há a opção de usar lentes de contato — um tratamento estético que está sendo muito utilizado e que faz parte da especialidade odontológica que cuida das próteses dentárias.

São lentes especiais (películas finas feitas de porcelana), que recobrem as estruturas dentárias naturais do paciente. A grande vantagem é que elas se assemelham bastante aos dentes originais, o que proporciona um sorriso bonito e sem aparência artificial.

Além disso, as lentes de contato dentais são bastante resistentes e minimamente invasivas.

No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho explica um pouco melhor sobre as lentes de contato dentais. Assista:

Onde colocar prótese dentária em Brasília-DF?

Se você está insatisfeito com o seu sorriso e precisa de uma avaliação para colocar prótese dentária em Brasília (DF), a clínica Ianara Pinho está disponível para você! 

Nossos dentistas especializados em próteses para dentes irão avaliar o seu quadro e fazer todo o planejamento necessário para que os resultados fiquem da forma que deseja, além de ajudar a definir o tipo de prótese mais indicada para o seu caso.

Além disso, somos uma clínica completa baseada no conceito All-In-One — com equipamentos e especialistas em um só ambiente —, oferecendo tudo que você precisa para realizar o seu tratamento em um só lugar.

Vamos tirar todas as suas dúvidas e explicar como o seu resultado pode ser positivo, seja para a fala, a mastigação e para a melhora da sua autoestima.

Se você deseja realizar a colocação de prótese dentária e mora em Brasília, precisa conhecer as Clínicas Odontológicas Ianara Pinho. Aqui você encontrará um serviço completo, em que é possível realizar os acompanhamentos e procedimentos em um só lugar.  Muito interessante, não é? Veja onde estamos localizados e encontre o consultório mais perto de você:

Ianara Pinho Odontologia – Águas Claras

Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180

Telefone: (61) 3543-7723

Ianara Pinho Odontologia – Asa Sul

Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760

Telefone: (61) 3547-9053

Ianara Pinho Odontologia – Asa Norte

Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560

Telefone: (61) 3526-4989

Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos com aparelhos transparentes e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse método.

  Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Implantes

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Tudo o que você precisa saber sobre Flúor Dental

Conheça os mitos e verdades sobre o flúor dental

Certamente durante alguma visita ao dentista ou na internet você já ouviu a palavra flúor dental, não é mesmo? Essa substância…

Leia mais
Criança usa aparelho ortodôntico para evitar problemas dentários futuros.

Veja 4 sinais de que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico

,Frequentemente, pais de crianças entre 7 e 10 anos de idade começam a notar dentes espaçados, desalinhados ou tortos em…

Leia mais
Cárie em criança: como evitar e como lidar caso aconteça

Cárie em criança: como evitar e como lidar caso aconteça

É muito comum vermos casos de cárie em criança. Ela não está imune a esse problema e até mesmo os…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign