O tratamento com a lente de contato dental é rápido, indolor e duradouro. Por meio dele, é possível alterar diversas características dos dentes, sendo indicado para diferentes casos. Porém, será que os benefícios valem a pena o investimento? Quanto custa lente de contato para os dentes?

Como tem se popularizado bastante nos últimos anos, preparamos este artigo para explicar melhor o que influencia no valor da lente de contato dental.

Continue lendo para conhecer essa opção e alcançar o sorriso perfeito!

O que são as lentes de contato dental?

As lentes de contato para os dentes são laminados cerâmicos moldados com uma espessura extremamente fina. Essas peças são coladas nos dentes na região estética do sorriso, atuando como se fossem capas e proporcionando mudanças nas características naturais da dentição.

Cada uma das peças é feita sob medida para o paciente, sendo confeccionadas conforme as indicações do dentista para um resultado mais satisfatório. Afinal, é preciso garantir que elas não vão interferir na mastigação e ainda precisam ter um acabamento natural.

Por essa razão, é essencial procurar por um profissional qualificado para fazer um bom planejamento, além de um local que disponibilize os melhores materiais. Essa é a principal preocupação da Clínica Odontológica Ianara Pinho, que busca atender às expectativas de cada um.

Quais são as vantagens das lentes de contato dental?

As vantagens desse tratamento são muitas e conquistam diversas pessoas. Uma prova disso é que os famosos e celebridades já descobriram como colocar lente de contato nos dentes valoriza a imagem de forma rápida e totalmente personalizada.

Afinal, as lentes permitem conquistar o sorriso perfeito para cada rosto. Com elas, modificamos a dentição para que esteja totalmente adequada à aparência da pessoa, alcançando resultados estéticos muito bons.

Mas não se trata exclusivamente de vaidade, porque, quando cuidamos do sorriso, elevamos a autoestima e favorecemos outros aspectos, como a autoconfiança. Além disso, proporcionamos maior funcionalidade para as arcadas dentárias. Explicamos tudo isso a seguir! Veja as vantagens oferecidas pelas lentes.

Tonalidade mais branca e saudável para os dentes

O tratamento com lentes de contato dental é “flexível” e diversificado, por isso, o paciente pode escolher a tonalidade que deseja para seu sorriso, lembrando que essa escolha deve ser realizada com o auxílio de um dentista, para alcançar resultados naturais.

É válido destacar que as peças vão ficar por alguns anos nos dentes, assim, o tom deve estar adequado às características dos lábios e face. De toda forma, pessoas que têm dentes naturalmente amarelados, acinzentados, acastanhados ou avermelhados conseguem ter dentes brancos, porque o esmalte é recoberto.

Entretanto, as lentes de contato são muito finas, por isso, é preciso passar pela avaliação de um bom profissional, a fim de que ele esclareça quais são os resultados possíveis com o tratamento em caso de dentes muito escuros.

Correção de imperfeições

O principal benefício da lente de contato dental é, de fato, a possibilidade de clarear os dentes de forma efetiva. Apesar disso, existe uma funcionalidade complementar muito interessante. Se necessário, o dentista pode corrigir pequenas imperfeições, tornando a dentição mais harmônica e regular.

Esse é o caso, por exemplo, de espaços entre os dentes (diastemas), dentes com tamanhos diferentes, pequenos demais e pontiagudos ou que apresentam irregularidades em suas bordas. Essas características são amenizadas com a aplicação da lente proporcionando mais simetria.

Resultados rápidos

Essa é uma das grandes vantagens de optar pelas lentes de contato dental, principalmente para quem deseja mudar o sorriso sem esperar muito para isso. Esse procedimento é rápido e não invasivo. Após apenas cinco passos é possível desfrutar dos resultados.

É preciso fazer exames, tratar a gengiva e dentes (se necessário), fazer o clareamento, confeccionar as lentes, cimentá-las e comparecer à consulta de revisão. Muito mais rápido do que outros tratamentos, como o ortodôntico.

Alta durabilidade

Outra preocupação de muitas pessoas é a durabilidade das lentes, já que elas têm uma espessura muito fina e parecem frágeis. Apesar dessa impressão, são extremamente resistentes e podem durar até dez ou quinze anos.

Além disso, esses laminados cerâmicos não se desgastam com facilidade e são resistentes a manchas e marcas. Ou seja, diferentemente de outros procedimentos, é possível comer e tomar alimentos com corante sem prejuízos para a aparência dos dentes.

Preservação das estruturas naturais

Além das vantagens citadas acima, é importante ressaltar a segurança desse procedimento. A lente de contato dental não prejudica os dentes e nem causa nenhum efeito negativo a longo prazo. Em muitos casos, não são necessários desgastes na estrutura dentária ou, quando necessários, são mínimos.

Isso ocorre porque esse tratamento preserva a estrutura natural dos dentes. É utilizada uma cola especial inofensiva para a inserção das lentes, sem provocar nenhum dano à dentição do paciente.

Acesse: Lente De Contato Dental: Mais informações Sobre o Serviço

Como funciona o preparo da lente de contato dental? 

Para saber como colocar lentes de contato nos dentes, a primeira medida é procurar um profissional capacitado e experiente. O processo começa com a avaliação para analisar se os resultados pretendidos podem ser proporcionados por esse tratamento.

Depois dessa avaliação e se constatado que o procedimento é viável, começa o processo de preparação, seguido das demais etapas para confeccionar as lentes e fazer a fixação delas. Veja a seguir como funciona!

Estudo e planejamento

O profissional solicita exames radiográficos e faz o registro de imagens do paciente para definir o melhor formato para as lentes. Também pode realizar tratamentos quando há desequilíbrio na saúde bucal.

Profilaxia e clareamento

A profilaxia (limpeza de consultório) é feita para deixar os dentes sem nenhum resíduo para receber as lentes. Se for necessário, é feito um clareamento dentário para que a tonalidade pretendida seja alcançada.

Definição das lentes

O profissional e o paciente vão definir qual será a cor das lentes. É feita a preparação das superfícies e moldagens como o mock up, dentes provisórios que simulam o resultado para que o paciente “experimente” seu novo sorriso.

Cimentação das lentes

As lentes de contato são coladas definitivamente. O dentista faz alguns pequenos ajustes quando necessário, para que a dentição se encaixe com perfeição sem prejuízos para a mordida. Não é preciso anestesia, porque o procedimento não dói.

Revisão da mordida

O paciente deve fazer um retorno ao consultório para avaliar sua mordida. O dentista verificará se houve alguma alteração nas lentes, se as gengivas estão adaptadas, entre outros detalhes, para garantir resultados funcionais e estéticos perfeitos.

Quais os principais benefícios que a lente de contato oferece?

As lentes de contato para os dentes vêm se popularizando principalmente por ser uma técnica eficaz, indolor e rápida. Trata-se de uma lâmina protética muito fina, com cerca de 0,2 mm.

Uma das maiores vantagens é que ela é confeccionada em materiais com características similares às do esmalte natural, como resina, porcelana e dessilicato de lítio.

Além disso, a lente de contato dental é feita sob medida para cada paciente, tem o formato do dente que seria ideal para cada pessoa.

Assim, ela recobre a dentição para alterar características como tonalidade, forma e tamanho, de acordo com os resultados desejados pelo paciente.

Como sua indicação é basicamente para deixar o sorriso mais bonito e harmônico, as lentes são aplicadas apenas naqueles que aparecem quando sorrimos e que necessitam de alguma alteração. Os dentes posteriores (molares) não recebem esses laminados.

A lente para os dentes é uma excelente opção para deixá-los com o formato, tamanho e tonalidade que melhor combinam com seus lábios e sua face. Uma alternativa ideal para quem deseja um tratamento duradouro com excelentes resultados.

Saiba mais em:

Vantagens de aplicar lente de contato para dentes.

Quais as desvantagens da Lente de contato dental? Há desgaste do dente?

Assim como outros procedimentos estéticos, também existem desvantagens da lente de contato dental. Os principais pontos que quem deseja realizar o procedimento precisa saber é que as mudanças que ele gera podem ser irreversíveis, além das lentes não poderem ser aplicadas em todos os casos.

Por que irreversíveis? O que acontece é que, a depender do quadro e da situação bucal do paciente, pode ser necessário um desgaste mínimo do esmalte dentário para colocar as lentes. Esse desgaste é permanente e não é possível voltar ao estado anterior do dente.

E, ainda, só é permitido colocar lentes de contato dentais aqueles pacientes que não possuem os impedimentos a seguir:

  • Mordidas desequilibradas ou com grande desalinhamento;
  • Alto índice de cáries;
  • Muitas restaurações;
  • Higiene bucal precária;
  • Bruxismo ou apertamento descontrolado.

Ou, também, quando outras técnicas que oferecem resultado semelhante e são menos agressivas ao esmalte dentário podem ser aplicadas, ao invés da lente de contato dental. 

Por isso, é importante avaliar bastante as vantagens e desvantagens da lente de contato dental, junto a uma clínica de confiança e um profissional especializado, para poder aproveitar ao máximo os benefícios do tratamento.

Conheça aqui os nossos especialistas em lentes de contato dentais.

Antes e depois da lente de contato dental: Resultados

O antes e depois da lente de contato dental é muito perceptível. Afinal, o tratamento é capaz de restaurar a estética do sorriso de forma eficiente, segura e rápida. Assim, a autoestima e a beleza do sorriso são devolvidas ao paciente de forma natural depois do procedimento.

No vídeo abaixo, você pode conferir um depoimento do nosso paciente Antônio, que realizou o tratamento com a lente de contato dental na Clínica Ianara Pinho Odontologia e conta como foi essa experiência e os resultados. Assista:

 

Leia também:

4 fatores que comprovam a qualidade da Ianara Pinho Odontologia

Quanto tempo dura a lente de Contato Dental?

 

Dúvidas frequentes

– Pode colocar lente de contato em apenas um dente?

Sim, é possível usar a lente de contato para corrigir apenas um dente. Para pacientes que desejam aplicar a técnica em vários dentes, o procedimento é feito geralmente em pares, para que os resultados sejam mais homogêneos em cor e aparência. 

– Quem pode colocar lente de contato nos dentes?

Apenas pessoas que possuem defeitos mais suaves no formato ou cor dos dentes podem colocar as lentes de contato dentais. Para quem possui quadros mais graves (como dentes muito amarelados ou prejudicados), o mais adequado é o uso de facetas.

– Pode colocar lentes de contato em dentes tortos?

Não é recomendado colocar lentes de contato em dentes tortos. Essa é uma das contraindicações do procedimento. O ideal é realizar um tratamento específico para ajustar o posicionamento dos dentes, para só depois melhorar a estética com as lentes de contato.

– É possível colocar lente de contato dental antes de usar aparelho?

Para quem necessita realizar o tratamento com aparelhos ortodônticos por desalinhamento no sorriso, dentes tortos ou mordida incorreta, mas também quer ajustar a estética com as lentes de contato, o ideal é fazer o tratamento com o aparelho antes das lentes.

– Lente de contato prejudica os dentes?

A aplicação des lentes de contato nos dentes é considerada uma técnica segura. Porém, o tratamento deve ser realizado em uma clínica de qualidade e com um profissional especializado e experiente. Assim, as lentes não correm o risco de serem mal adaptadas ou produzidas em excesso para o paciente.

– Para colocar lente de contato precisa desgastar o dente?

Em alguns casos, pode ser necessário um desgaste mínimo no dente do paciente, antes da aplicação da lente de contato, caso o dentista julgue necessário. Porém, é importante reforçar que esse desgaste ocorre apenas na parte superficial do dente, chamada de esmalte dentário.

Afinal, quanto custa lente de contato para os dentes? É caro?

Uma dúvida de quem deseja valorizar o seu sorriso com esse tipo de tratamento é sobre o valor da lente de contato dental. Porém, não é possível oferecer um preço exato em função dos fatores que o influenciam. O orçamento da lente para os dentes varia conforme:

  • o material escolhido;
  • a cidade ou região;
  • a tecnologia aplicada;
  • a clínica ou profissional;
  • quantidade de dentes tratados;
  • procedimentos adicionais.

Por isso, o investimento é diferente em cada caso, inclusive, o valor pode ser distinto para dois pacientes de um mesmo profissional.

Para ter um orçamento exato, o ideal é consultar uma clínica especializada para que o investimento seja calculado com base nos resultados que o paciente pretende alcançar.

 

Lente de contato dental: a importância de um especialista para um procedimento seguro.

Qual é mais caro: faceta ou lente de contato?

Tanto a faceta quanto a lente de contato dental possuem valores semelhantes. Em geral, o principal fator que pode influenciar no preço da lente de contato dental em comparação com a faceta é o material utilizado na sua confecção.

Lentes de contato de porcelana, por exemplo, podem ser mais caras que facetas de resina, que é um material mais acessível.

Escolher entre faceta ou lente de contato é uma dúvida comum de muitos pacientes que desejam clarear os dentes. Para saber mais, leia também este artigo: Diferença entre Faceta e Lente de Contato Dental: qual escolher?

O procedimento também influencia no custo final

Quem está buscando quanto custa lente de contato para os dentes deve saber que o procedimento não envolve somente o consultório ou a clínica odontológica. As laminas protéticas são confeccionadas em laboratório, o que pode aumentar o preço da lente de contato dental.

As lentes de contato dental funcionam da seguinte forma: o tratamento inicia com a avaliação do paciente e realização de exames, se necessário. É feita a captura de imagens e informações para planejar o novo sorriso. São esses dados que ajudarão a definir quais serão as características das lentes.

Esse planejamento é enviado para o laboratório de próteses, que confeccionará as lâminas protéticas. O paciente faz uma limpeza de consultório (profilaxia dentária) para eliminar qualquer resíduo dos dentes. Também pode ser necessário fazer um clareamento dental.

Depois, é marcada uma consulta para colocar as lentes nos dentes. Em alguns casos, é necessário fazer um ligeiro desgaste do esmalte para que elas se encaixem com perfeição. Utiliza-se uma cola específica para fixar as lâminas.

Cada parte desse processo também influencia no orçamento total das lentes de contato para os dentes.

No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho, cirurgiã-dentista da Clínica Ianara Pinho Odontologia, explica melhor como funciona o tratamento com as lentes de contato dentais. Assista:

Quanto tempo dura a lente de contato dental? vale a pena o investimento?

Embora muito finas, as lentes são resistentes. Em geral, a durabilidade de uma lente de contato dental é muito extensa, podendo chegar a mais de 10 anos. Mas é importante saber que se trata de um tratamento irreversível. Elas não podem ser retiradas senão para substituição por uma lâmina nova.

Além disso, o tempo de duração da lente de contato para os dentes também depende muito do material escolhido e do cuidado do paciente.

Para que os resultados possam ser duradouros, por exemplo, é recomendado ter atenção com alguns fatores, como:

  • evitar alimentos duros;
  • evitar roer as unhas e morder objetos;
  • abster-se do tabaco;
  • manter uma boa higiene bucal;
  • usar placa rígida de acrílico, em caso de bruxismo;
  • visitar o dentista ao menos a cada 6 meses.

Quanto mais cuidado o paciente tiver com a lente, maior será sua longevidade, evitando desgastes e outros danos, que poderiam interferir no custo-benefício do tratamento.

Leia também:

Lente de contato dental: desvendamos 6 dúvidas para você

Restauração de resina: como é feita e quando é indicada?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais