Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Diferença entre Faceta e Lente de Contato Dental: qual escolher?

Diferença entre Faceta e Lente de Contato Dental: qual escolher?

Um sorriso bonito e saudável é um desejo comum para muitas pessoas. No entanto, nem sempre é possível alcançar esse objetivo somente com os cuidados diários de higiene bucal. A seguir, você entenderá a diferença entre facetas e lentes de contato dentais, duas das soluções mais procuradas para ter dentes mais brancos e alinhados. Confira:

  • – Qual é a diferença entre faceta e lente de contato dental?
  • – Indicações
  • – Material
  • – Durabilidade
  • – Procedimento
  • – Preço
  • – Cuidados essenciais no uso de facetas e lentes de contato?
  • – Onde colocar lentes de contato dental ou facetas em Brasília (DF)? Conheça a Clínica Ianara Pinho!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Qual é a diferença entre faceta e lente de contato dental?

Embora os dois procedimentos consistam em revestir a superfície dos dentes com uma camada fina de porcelana ou resina, a diferença entre faceta e lente de contato dental está nos seguintes aspectos:

Indicações

A lente de contato é uma opção mais conservadora para correções sutis, como manchas superficiais, pequenas fraturas ou espaçamentos entre os dentes. Ela é mais fina que a faceta e exige menos desgaste do dente natural para sua aplicação. 

Por outro lado, há contraindicações para lentes de contato em situações específicas:

  • – bruxismo descontrolado; 
  • – dentes muito escuros ou manchados; 
  • – tendência ao aparecimento de cáries.

Já a faceta é indicada principalmente para casos em que há necessidade de mudanças mais significativas na forma, cor ou tamanho dos dentes. Ela é mais espessa e pode corrigir imperfeições mais acentuadas, como dentes desalinhados, desproporcionais ou com desgaste severo. 

No vídeo abaixo, uma das dentistas especialistas em prótese dentária da Clínica Ianara Pinho Odontologia explica mais sobre as diferenças entre faceta e lente. Assista:

 

Material

Tanto a faceta quanto a lente podem ser feitas de porcelana ou de resina composta. A porcelana é um material mais resistente e durável, que apresenta uma aparência mais natural e translúcida, semelhante à dos dentes naturais. 

A resina, por sua vez, é um material mais econômico e de fácil aplicação, que também apresenta uma aparência semelhante a do dente, porém é menos resistente do que a porcelana. Ela é indicada principalmente para casos temporários ou para pacientes que desejam experimentar o resultado antes de optar pela porcelana.

Durabilidade

Existe uma grande preocupação em relação à durabilidade do material, já que são laminados muito finos e de aparência frágil. Uma importante diferença entre faceta e lente de contato está na espessura. 

A faceta tem entre 0,9 a 2 milímetros de espessura, enquanto a lente tem entre 0,1 a  0,7 milímetros. Porém, ambas têm uma resistência muito boa e podem durar entre 10 a 15 anos, dependendo dos cuidados. 

Os trabalhos em porcelana são desenvolvidos para suportar a mesma força mastigatória que o esmalte natural, por isso, não se desgastam nem sofrem danos com facilidade. No entanto, elas não são indestrutíveis e podem ser danificadas se sofrerem agressões mecânicas.

No fim das contas, a durabilidade desses materiais dependerá muito da manutenção do paciente, como veremos mais adiante.

Procedimento

Aqui temos mais uma diferença entre faceta e lente de contato que merece atenção. Nos dois procedimentos, costuma ser necessário realizar o desgaste de parte da dentição e o profissional deve respeitar um determinado limite para que a estrutura dentária não seja prejudicada. 

As exceções são os casos nos quais os dentes já apresentam um tamanho menor e/ou espaçamentos (diastemas). Nessas situações, o desgaste pode não ser necessário.

No caso da faceta, o preparo tende a ser mais extenso e pode ser necessário o uso de anestesia local para evitar desconforto ao paciente. Já na aplicação da lente de contato dental, o processo é mais suave e não costuma exigir anestesia. Depois do preparo, o material é fixado nos dentes com uma resina especial, que é ativada por luz. 

Em geral, o antes e depois das facetas e das lentes de contato são semelhantes. Ambas as técnicas são capazes de proporcionar como resultado o equilíbrio entre a estética e a função do sorriso, com dentes mais brancos e que devolvem a autoestima e confiança ao paciente.

Para realizar ambos os procedimentos, o paciente deve estar com a saúde bucal equilibrada e entender que se tratam de tratamentos definitivos, ou seja, não podem ser revertidos.

Preço

O preço da faceta e da lente de contato varia de acordo com fatores como o número de dentes a serem tratados, o material escolhido e a experiência do dentista.

Além disso, outras questões também irão influenciar diretamente no custo final de cada procedimento, como:

  • etapas de confecção: as lentes de contato em resina, por exemplo, são fabricadas no próprio consultório, o que diminui os custos;
  • quantidade de consultas necessárias a depender do material: lentes de contato de porcelana necessitam de várias consultas, enquanto para colocar lentes de resina é preciso apenas uma ou duas consultas;
  • situação bucal: o dentista pode identificar necessidades estruturais específicas que tornam o procedimento mais complexo.

De toda forma, uma característica interessante das lentes e das facetas em porcelana é que elas não mudam de cor com o passar do tempo. Por isso, os dois procedimentos são uma alternativa ao clareamento dental, caso esse procedimento não seja suficiente para alcançar um tom que seja ideal. 

Cuidados essenciais no uso de facetas e lentes de contato

Agora que você já sabe a diferença entre faceta e lente de contato, é fundamental lembrar que a durabilidade e a estética desses materiais depende de alguns cuidados no uso diário:

  • escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, com escova macia e creme dental sem abrasivos;
  • – usar fio dental ou escova interdental diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes;
  • – evitar alimentos e bebidas que possam manchar ou desgastar as facetas ou lentes de contato (especialmente as de resina), como café, chá, vinho tinto, refrigerantes, alimentos açucarados ou ácidos;
  • – evitar hábitos como roer unhas, morder objetos ou mascar chicletes, que podem danificar as facetas ou lentes de contato;
  • – fazer visitas regulares ao dentista para avaliar a saúde bucal e fazer limpezas profissionais;
  • – usar protetores bucais em atividades esportivas de risco, para evitar impactos que possam danificar as facetas ou lentes de contato.

Onde colocar lentes de contato dental ou facetas em Brasília (DF)? Conheça a Clínica Ianara Pinho!

A Clínica Ianara Pinho é o lugar certo para colocar facetas e lentes de contato dentais em Brasília. São 13 anos de atuação no mercado e uma infraestrutura completa para oferecer uma experiência de atendimento integral.

Veja abaixo o depoimento especial do nosso paciente Antônio, que realizou o tratamento com as lentes de contato dentais:

Confira no mapa abaixo a localização de nossas duas unidades:

Conte com a experiência de profissionais de excelência para cuidar da sua saúde bucal.

 

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

 

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontologia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Gengiva Inflamada E Inchada: Tratamento E O Que Pode Ser?

Gengiva Inflamada E Inchada: Tratamento E O Que Pode Ser?

A gengiva inflamada é um dos problemas mais comuns, que afeta pessoas de todas as idades em todo o mundo.…

Leia mais
Tipos de Tratamento Dentário Estético

Tipos de Tratamento Dentário Estético – Veja Quais São!

Um sorriso bonito faz total diferença na autoestima, por isso, muitos brasileiros procuram pelos tipos de tratamento dentário estético que…

Leia mais
Acessórios e equipamentos em consultório personalizado para odontologia infantil

Ianara Pinho Odontologia possui consultório infantil personalizado

Assim como os adultos, as crianças também precisam de acompanhamento odontológico. Neste caso, é fundamental acompanhar a saúde dos seus…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389