Para escolher entre facetas de porcelana e lentes de contato, é importante considerar aspectos como durabilidade, resistência, indicações e resultados de cada procedimento. Por isso, neste artigo, você vai poder entender melhor qual a diferença entre faceta e lente de contato dental para tomar essa decisão com mais confiança!

O que há de diferente, exatamente, entre esses procedimentos? Quais as indicações de cada um? Qual das duas opções dura mais?

Continue lendo e conheça melhor as facetas e lentes de contato para descobrir qual delas pode ser ideal para alcançar os resultados que você deseja!

Afinal, qual a principal diferença de lente de contato para faceta?

A principal diferença entre faceta e lente de contato dental está na indicação de cada uma. A lente, por exemplo, só é indicada para ajustar aspectos estéticos do sorriso do paciente, como deixar os dentes mais brancos. Já a faceta, além de aspectos estéticos, também corrige problemas funcionais, como desalinhamentos.

No vídeo abaixo, a Dra. Marta, dentista especialista em próteses da Clínica Ianara Pinho Odontologia, explica um pouco melhor sobre as diferenças entre faceta e lente. Assista:

Conforme citamos, facetas e lentes de contato são laminados cerâmicos, ou seja, próteses muito finas que colocamos sobre os dentes com o intuito de alterar suas características. Essas peças são muito semelhantes entre si, bem com a técnica adotada para realizar o tratamento.

Ambas não podem ser retiradas dos dentes e ajudam a renovar o sorriso, corrigindo imperfeições e modificando a estética da dentição.

A seguir, explicamos melhor sobre as facetas e as lentes para que você entenda melhor o que elas têm de diferente.

O que são as lentes de contato dental e quais as suas indicações?

As lentes de contato têm uma espessura que varia entre 0,1 e 0,7 milímetros de espessura. Para alcançar tais medidas, essas peças são produzidas por meio de laminados cerâmicos moldados, capazes de proporcionar um efeito natural e imperceptível.

Por serem tão finas, elas são indicadas principalmente para finalidades estéticas. Não corrigem alterações funcionais como desalinhamentos e são recomendadas para alcançar uma tonalidade mais branca para o esmalte, alongar um pouco os dentes ou proporcionar um formato mais harmônico e simétrico.

Como elas não fazem um grande volume sobre os dentes, geralmente não é preciso fazer desgastes no esmalte para que fiquem devidamente posicionados. No entanto, nos casos em que isso é preciso, esses desgastes são mínimos e em nada prejudicam a estrutura dentária.

Leia também:

Lente de contato dental: desvendamos 6 dúvidas para você

Existem contraindicações às lentes de contato dental? Confira!

O que são as facetas de porcelana e quais as suas indicações?

As facetas são peças geralmente fabricadas em porcelana que apresentam entre 0,9 e 2 milímetros de espessura. Nesse procedimento, o objetivo é a cobertura da parte frontal dos dentes, criando um aspecto mais branco e agradável.

Como são um pouco mais grossas do que as lentes de contato, as facetas de porcelana, além de alterarem características estéticas, corrigem algumas imperfeições da dentição. Esse é o caso de desalinhamentos, giros mais discretos e espaços entre os dentes.

Mas, para alcançar resultados positivos com essa intervenção, é necessário realizar o desgaste de parte da dentição, com o intuito de encaixar da melhor forma as facetas. Entretanto, o profissional respeita um determinado limite para que a estrutura dentária não seja prejudicada

Durabilidade: qual opção dura mais? Facetas ou lentes de contato?

Existe uma grande preocupação com relação à durabilidade das lentes de contato e facetas de porcelana, principalmente porque esses laminados são muito finos e têm uma aparência frágil. Apesar desse aspecto sensível, tanto as facetas quanto as lentes de contato apresentam uma resistência muito boa.

As lentes de contato e as facetas de porcelana têm uma durabilidade que pode variar entre 10 e 15 anos. Ou seja, um resultado extremamente positivo e um custo-benefício que vale a pena para os interessados.

Elas são desenvolvidas para suportar a mesma força mastigatória que o esmalte natural, por isso, não se desgastam nem sofrem danos com facilidade.

No entanto, é verdade que não se trata de peças indestrutíveis. Assim como acontece com o esmalte dentário, podem ser danificadas se sofrerem agressões mecânicas.

Esse é o caso, por exemplo, de roer as unhas, morder objetos ou utilizar os dentes como ferramenta. Também quando comemos alimentos muito duros.

Sendo assim, o cuidado que devemos ter com elas é o mesmo que adotamos com os nossos dentes naturais.

É preciso realizar uma boa higiene bucal e fazer as visitas periódicas ao dentista. A durabilidade é variável dependendo do comprometimento de cada paciente.

De toda forma, uma característica interessante das lentes e das facetas é que elas não mudam de cor com o passar do tempo.

Por isso, os dois procedimentos são uma alternativa ao clareamento dental, cuja durabilidade é menor.

No entanto, ele também apresenta suas vantagens, uma vez que tem um custo também menor e, em alguns casos, é mais recomendado.

Quer saber um pouco mais sobre como funciona procedimento? Veja o vídeo abaixo:

Leia também:

Clareamento Dental Antes e Depois: o que esperar dos resultados?

Preço: qual é mais caro, faceta ou lente de contato?

Em geral, não há uma grande diferença entre o preço do serviço de aplicação de ambos os procedimentos (faceta ou lente de contato). Contudo, o material utilizado é o principal fator que influencia no valor. Lentes de contato ou facetas de porcelana, por exemplo, costumam ser mais caras que as de resina.

Além disso, outras questões também irão influenciar diretamente no custo final de cada procedimento, como:

  • Etapas de confecção: as lentes de contato, por exemplo, são fabricadas no próprio consultório, o que diminui os custos;
  • Quantidade de consultas necessárias a depender do material: lentes de contato de porcelana necessitam de várias consultas, enquanto para colocar lentes de resina é preciso apenas uma ou duas consultas;
  • Situação bucal e necessidades estruturais do dente do paciente;
  • Profissional que irá realizar o procedimento e clínica onde será feito.

Leia também:

Lente de contato dental: a importância de um especialista para um procedimento seguro

E os resultados, também são diferentes?

Em geral, o antes e depois das facetas e das lentes de contato são semelhantes. Ambas as técnicas são capazes de proporcionar como resultado o equilíbrio entre a estética e a função do sorriso, com dentes mais brancos e que devolvem a autoestima e confiança ao paciente.

Vale lembrar, porém, que cada procedimento possui indicações específicas, como já explicado neste artigo. 

Por isso, é fundamental uma avaliação profissional para decidir a alternativa mais adequada para cada sorriso em específico.

Confira aqui um vídeo depoimento do nosso paciente Antônio, que conta melhor como foram os resultados com a sua lente de contato dental.

Vantagens das Facetas e Lentes de Contato

Por serem procedimentos estéticos, os dois tratamentos são recomendados para pessoas que estão insatisfeitas com a aparência de seus dentes. Ambos têm como objetivo tornar a dentição do paciente mais harmônica e visualmente agradável.

Além disso, facetas e lentes de contato dental aumentam a autoestima dos que realizam esses procedimentos.

Afinal, é possível planejar o novo sorriso conforme as expectativas de cada pessoa, fazendo com que ele se torne adequado para a aparência de modo geral. Isso traz mais satisfação com a própria imagem.

Nesse sentido, podemos dizer que os dois proporcionam ótimos resultados, mas com objetivos e indicações diferentes, porque apresentam essas distinções entre si.

Para facilitar a sua escolha, também podemos apontar vantagens distintas de cada procedimento. Veja a seguir!

Acesse: Lente De Contato Dental: Mais informações Sobre o Serviço

Vantagens das facetas

A principal vantagem das facetas em relação às lentes de contato é a possibilidade de “encobrir” dentes consideravelmente escurecidos. Isto é: devido à espessura maior, esse tratamento pode ser a solução para casos mais extremos.

Além disso, as facetas são uma opção para quem deseja alinhar o sorriso sem usar aparelhos ortodônticos. Conforme explicado, em casos de alterações mais sutis, conseguimos nivelar a dentição apenas aplicando facetas personalizadas para cada dente.

Vantagens da lente de contato

Já a lente de contato dental possibilita resultados mais naturais e customizáveis, pois é possível optar entre um número maior de tonalidades para as peças. Vale lembrar, também, que o tratamento com as lentes é menos invasivo, podendo ser executado apenas com um desgaste mínimo da estrutura dentária.

Além de tudo isso, as lentes de contato recobrem pequenas imperfeições na dentição, permitindo modelar os dentes, aumentar seu tamanho e deixa-los simétricos.

Os laminados podem ser moldados conforme algumas necessidades do paciente para, não só oferecer dentes mais brancos, mas também alinhados e um sorriso harmônico.

Saiba mais em:

Vantagens de aplicar lente de contato para dentes

Procedimentos para colocar lentes e facetas: existe alguma diferença?

As facetas e lentes de contato dental apresentam etapas e uma preparação semelhante. Veja abaixo o passo a passo da lente de contato dental e da faceta de porcelana:

  1. O primeiro passo é a consulta na Clínica Ianara Pinho. Lá, serão realizados exames radiográficos e clínicos. Também é possível fazer um planejamento (ou simulação) digital do seu sorriso.
  2. Caso você opte pela lente de contato dental, pode ser necessário realizar um clareamento dentário para embranquecer um pouco mais os dentes.
  3. Na terceira etapa, é necessário preparar os detalhes para as moldagens e realizar a fabricação dos dentes provisórios, também conhecido como mock up.
  4. Por último, é realizado o procedimento em si, que conta com a colagem das peças e uma revisão da mordida e da funcionalidade do tratamento.

A única diferença, nesse caso, é que as facetas de porcelana não precisam do clareamento prévio.

Em ambos os procedimentos, o paciente deve estar com a saúde bucal equilibrada e entender que se trata de tratamentos definitivos, ou seja, não podem ser revertidos.

Agora que você conheceu mais detalhes sobre a diferença entre faceta e lente de contato, durabilidade, vantagens e indicações não trazem mais dúvidas, certo?

Mas não se esqueça que os dois tratamentos precisam ser realizados por profissionais experientes para alcançar excelentes resultados, garantindo cuidado com sua saúde bucal e um sorriso natural!

Onde colocar lentes de contato dental ou facetas em Brasília (DF)? Conheça a Clínica Ianara Pinho!

E onde colocar lentes de contato dental ou facetas em Brasília (DF)? Em uma clínica com boa estrutura e profissionais especializados? Nós, da Clínica Ianara Pinho Odontologia, trabalhamos com o conceito All In One, oferecendo tudo o que você precisa para realizar o seu tratamento completo em um só lugar!

Oferecemos como vantagem a realização de procedimentos odontológicos e radiológicos de forma integrada e eficiente (como exames panorâmicos, telerradiografias e intraorais).

Um diferencial que economiza o tempo de tratamento de nossos pacientes e não é encontrado com facilidade nas clínicas odontológicas de Brasília (DF).

Saiba mais sobre os nossos diferenciais em: 4 fatores que comprovam a qualidade da Ianara Pinho Odontologia.

Aqui na Clínica Ianara Pinho Odontologia, localizada em Brasília (DF), nós estamos preparados para cuidar do seu sorriso! Agende aqui uma avaliação com um de nossos especialistas.

Veja abaixo o depoimento especial do nosso paciente Antônio, que realizou o tratamento com as lentes de contato dentais:

Nós iremos lhe explicar melhor e proporcionar resultados que atendam suas expectativas, seja na colocação de facetas ou de lentes de contato dentais.

Leia também: Lente de Contato Dental Antes e Depois: o que esperar dos resultados?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais