O poder do clareamento dental: antes e depois de um tratamento

O poder do clareamento dental: antes e depois de um tratamento

A preocupação com a estética está em alta. O clareamento dental, por exemplo, se tornou extremamente popular e já é tão realizado quanto um implante de silicone.

Diferente das lentes de contato dentais, técnica em que são colocadas laminados brancos em porcelana com o intuito de encobrir os dentes mais escuros, no clareamento dental, que pode ser feito no consultório e/ou de forma caseira, são utilizados produtos sobre a superfície dentária que proporcionam alcançar tons mais claros de forma natural.

Apesar disso, é importante entender como esse procedimento funciona e quais são os seus resultados. Pensando nisso, decidimos responder algumas dúvidas comuns para todos que desejam realizar um clareamento dental.

O clareamento dental pode aumentar a sensibilidade dos dentes

Os produtos utilizados em clareamentos dentais geralmente abrem os poros localizados no esmalte dentário. Essa característica, por sua vez, pode sensibilizar alguns nervos localizados no interior dos dentes, o que pode implicar no aumento da sensibilidade na região do procedimento.

Em geral, quanto menor a concentração do produto utilizado, menor a chance de sensibilidade. Além disso, um bom profissional deve acompanhar o paciente durante todo o processo de clareamento e a sensibilidade poderá ser controlada antes mesmo que ela se torne desconfortável para quem está submetendo-se ao procedimento.

Para evitar que essa sensação se torne um inconveniente, os dentistas costumam recomendar o uso de cremes e pastas capazes de amenizar o desconforto. Sendo assim, sempre que sentir esse tipo de incômodo, visite um especialista.

As vantagens do clareamento

Tanto o clareamento caseiro como o realizado em um consultório podem proporcionar resultados satisfatórios e capazes de agradar quem deseja dentes um pouco mais brancos.

Apesar disso, os dois possuem diferentes indicações, o que pode fazer diferença na sua escolha. Entenda um pouco sobre cada um abaixo:

Clareamento dental em casa

Assim como o procedimento realizado em um consultório, o tratamento de clareamento dental caseiro é estável e proporciona bons resultados, porém o processo é lento e é necessário ter paciência.

Nesse caso é posicionada uma moleira com um gel que possui o peróxido de hidrogênio, que é o mesmo utilizado em consultórios, porém em concentração reduzida.

Apesar de ser feito pelo paciente em sua própria casa, é necessário que um dentista explique como funciona essa intervenção e como é possível obter os melhores resultados.

Lembre-se também que não existem cremes mágicos com resultados imediatos. Qualquer medicamento ou produto que não foi indicado por um especialista pode causar erosão ao esmalte de seu dente e até danificar a estrutura dentária.

Clareamento dental no consultório

O clareamento dental realizado em um consultório é mais potente, por isso os resultados são mais rápidos, ou seja, exigem menos tempo.

produto para clarear os dentes em consultórios também é o gel de hidrogênio, mas em concentração maior. Essa substância penetra na estrutura dentária e “quebra” as moléculas responsáveis por conferir uma coloração mais amarelada aos dentes, o que faz com que os resultados sejam mais rápidos quando aplicados em uma concentração mais alta.

Recomendações

Os dentistas revelam que esse procedimento não torna o dente “o mais branco possível”, como é o desejo de muitos clientes. Desse modo, o clareamento busca retomar a cor natural dos dentes do paciente e, se possível, clarear mais alguns tons.

Assim, os que possuem uma dentição naturalmente mais escura provavelmente poderão notar uma melhora na coloração dos dentes, porém nem sempre é possível alcançar dentes definitivamente brancos apenas com esse procedimento . Nesse caso, as lentes de contato dentais podem ser a solução, produzindo um sorriso mais branco.

Devemos enfatizar também que os pacientes que passam por clareamento dental devem diminuir o consumo, durante e após tratamento, de cigarros, café, vinho tinto, chocolates e também de alimentos com corantes, a fim de tornar os resultados mais duradouros.

Veja um pouco mais sobre o assunto e entenda exatamente como o clareamento funciona com a doutora Ianara Pinho:

Lembre de que, se feito com um profissional competente e experiente, os resultados para o tratamento para clarear os dentes podem ser extremamente positivos. Faça uma visita à clínica Ianara Pinho e conheça nossos especialistas!