Não é surpresa para ninguém que fumar faz mal à saúde. A lista de doenças associadas ao tabagismo é longa e assustadora. Com relação à saúde bucal, não é difícil identificar um dente de fumante, não é mesmo? Normalmente, o cigarro prejudica o sorriso dessas pessoas.
Mesmo assim, mais de sete milhões de brasileiros continuam fumando, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Governo. A boa notícia é que, apesar disso, o Brasil foi um dos países que mais reduziu o número de fumantes nos últimos anos.
Se um dos seus objetivos é ter um sorriso mais bonito e saudável, é necessário deixar esse hábito. Neste artigo, vamos explicar alguns problemas que o cigarro causa à sua saúde bucal. Leia e entenda.
Fumar causa câncer bucal
O câncer é uma doença frequentemente associada ao tabagismo. Nesse caso, os tumores na região bucal se tornam mais comuns entre a faixa da população que fuma. Isso ocorre por várias questões, como a temperatura da fumaça e a ação das mais centenas de substâncias tóxicas do cigarro no organismo humano.
Os dentes ficam amarelados
A nicotina e o alcatrão são substâncias que mancham os dentes, dando-lhes aquela aparência amarelada. É verdade que existem muitos outros produtos que também causam um problema semelhante ao dente de fumante, como o café, o vinho e o chá preto.
Contudo, como uma pessoa fuma várias vezes ao dia, é natural que o cigarro seja mais danoso a cor dos dentes do que outros produtos. Além disso, fumar coloca em risco os resultados obtidos por um tratamento de clareamento dentário.
Leia também:
Clareamento Dental Antes e Depois: o que esperar dos resultados?
O dente de fumante é mais fraco
Nossos dentes têm uma camada protetora, cuja missão é protegê-los da ação de bactérias, acidez e outros fatores que podem danificá-los O cigarro faz com que essa camada enfraqueça, tornando os dentes vulneráveis e, consequentemente, aumentando as chances de o fumante contrair cáries, por exemplo.
O risco de ter doenças periodontais cresce
As doenças periodontais afetam o tecido gengival, causando inflamações que podem fazer com que o paciente perca os seus dentes. Aliás, essas doenças, como a gengivite, causam sangramentos e mau hálito.
Fumar reduz a vascularização desses tecidos, contribuindo para a incidência desses problemas, além de diminuir a produção de saliva. Assim, o organismo não consegue combater adequadamente as bactérias que causam as infecções.
O hálito dos fumantes não é agradável
Nem todo mundo que fuma percebe, mas o cheiro do cigarro impregna as roupas, cabelos e a boca dessas pessoas. Como o cigarro reduz a produção de saliva, o mau hálito se torna uma consequência desagradável.
Se você parou de fumar e quer reduzir os danos do cigarro no seu sorriso, basta procurar um dentista. Existem muitos tratamentos capazes de reverter os problemas causados pelo tabagismo. As lentes de contato, por exemplo, podem acabar com as manchas amareladas causadas por esse hábito.
Como vimos, os dentes de uma pessoa fumante são bem menos saudáveis do que os de uma pessoa não fumante. Neste artigo, citamos alguns problemas causados pelo tabagismo. Existem outros, como os prejuízos causados em pacientes que estão se recuperando de um implante, por exemplo.
Será que os seus amigos conhecem os males causados pelo hábito de fumar? Compartilhe com eles este artigo pelas redes sociais e também pelo WhatsApp!