Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Cálculo Dental (Ou Tártaro) – O Que É E Como Removê-lo Profissionalmente

Cálculo Dental (Ou Tártaro) – O Que É E Como Removê-lo Profissionalmente

Também conhecido como tártaro, o cálculo dental é uma condição que afeta a saúde oral de milhares de brasileiros todos os anos. Esse quadro é prejudicial não só para o bem-estar da cavidade bucal, mas também para a própria aparência dos dentes.

Se não tratado, esse problema pode proporcionar um verdadeiro “efeito dominó”, comprometendo não somente a dentição, mas também todos os tecidos que a protegem e sustentam. Por essas razões é muito importante agir com rapidez para solucionar essa situação. 

Para que você saiba mais sobre o tema, este artigo irá explorar: 

  • o que é o cálculo dental e como ele se forma; 
  • o que pode causá-lo; 
  • em que fase da vida é mais comum que esse problema apareça; 
  • as complicações que podem vir dele;
  • como tratá-lo;
  • e dicas para evitar sua formação.

Acompanhe!
Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é cálculo dental e como ele se forma?

O cálculo dental (ou tártaro) é uma condição que surge a partir da formação de uma placa bacteriana. Com o passar do tempo e sem a higienização adequada, o biofilme dental – uma capa pegajosa e transparente, formada por bactérias e restos alimentares –, mineraliza. 

Isso significa que aquela camada, inicialmente fácil de remover, fica mais espessa e dura. Ela muda sua composição e ganha um aspecto amarelado ou até amarronzado. É somente depois desse processo que a placa bacteriana se torna o cálculo dental.

No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho, cirurgiã-dentista da Clínica Ianara Pinho Odontologia, explica melhor a diferença entre placa bacteriana e tártaro. Assista:

O cálculo dentário é extremamente visível, já que a tonalidade dos dentes é alterada e a estética da dentição é muito prejudicada. Por isso, se perceber uma tonalidade ou uma textura diferente em seus dentes, procure um dentista.

Somente esse profissional poderá diagnosticar e realizar o tratamento adequado para combater o tártaro. É importante enfatizar a importância de uma ação rápida, pois a falta de cuidados pode piorar a situação cada vez mais.

Isto é, com o tempo, esse quadro pode evoluir para condições ainda mais complexas e perigosas como a periodontite, uma infecção gengival grave que pode pode destruir o osso maxilar se não tratada. 

O que pode causar o cálculo dental?

Por ser uma evolução da placa bacteriana, o cálculo dental possui as mesmas causas que essa condição. Dessa forma, os fatores principais que o provocam são: 

  • a escovação incorreta dos dentes;
  • e a não frequência no uso do fio dental. 

Ambas as ações ajudam a retirar por completo os restos alimentares e quando realizadas de forma incorreta podem levar ao aparecimento dessa condição. Vale ressaltar que, diferente das cáries dentárias, o tártaro não possui relação alguma com o tipo de alimento que cada pessoa consome.

Em qual fase da vida o tártaro dental costuma aparecer mais?

O tártaro pode aparecer em qualquer fase da vida, visto que ocorre por conta da higiene bucal ausente ou inadequada. No entanto, existem outros aspectos que podem influenciar sua formação. Por exemplo:

  • alterações do fluxo salivar da pessoa;
  • uso de medicamentos específicos, que podem alterar a microbiota da boca.

É importante ter em mente que o cálculo subgengival (embaixo da gengiva) costuma aparecer mais em adultos, enquanto o supragengival (acima da gengiva) é comum em qualquer faixa etária.

Quais as complicações que o cálculo dental pode trazer para a boca?

Caso não tratado, o cálculo dental pode trazer algumas complicações para a saúde da boca. Em conjunto com a placa bacteriana, o tártaro, quando não eliminado da forma correta, traz consigo o surgimento de algumas outras doenças para os dentes e gengivas.

Entre as principais complicações, estão:

Gengivite

Caso não sejam removidos, a placa bacteriana e o tártaro poderão também irritar e inflamar essa área ao redor dos dentes, provocando uma doença chamada gengivite. Essa inflamação se dá na parte superior dos dentes, próximo às gengivas. 

A gengivite tem tratamento e deve ser feita por um especialista da área ortodôntica. No entanto, se não for tratada de forma correta e atempada pode evoluir para periodontite ou “piorreia”, podendo trazer complicações bem mais graves ao paciente.

Aumento de sensibilidade

O cálculo dentário pode aumentar a sensibilidade dos dentes, pois é comum que associado a ele ocorra a retração gengival. Essa condição expõe as raízes dos dentes, o que pode causar dor quando consumidos alimentos quentes ou gelados.

Quando não tratado, esse problema pode trazer consequências severas aos dentes como o aparecimento de buracos na superfície deles. 

 

Mau hálito

O mau hálito pode ser resultado de inúmeros fatores, e às vezes até mesmo a alimentação pode ser um motivo para que ele apareça. Porém, pode ter certeza de que se você tem problema com tártaro, o seu hálito pode estar relacionado a ele.

A partir do momento em que essa condição aparece, ela faz com que o mau hálito se propague na sua boca.

Como tratar o cálculo dental? É necessário remover profissionalmente?

Após a formação do tártaro, nem mesmo uma boa escovação dos dentes pode ser a solução para retirá-lo. Ou seja, quando se fixou ao dente, somente um profissional pode realizar uma intervenção efetiva e por isso é importante manter frequência nas consultas com o dentista.

O tratamento utilizado é chamado popularmente de limpeza ou raspagem dental, procedimento em que o dentista utiliza uma cureta (instrumento com pontas finas) para fazer remover o acúmulo de resíduos na área sub e supragengival.

Mas esse procedimento dói? Na verdade, não. Em alguns casos os dentistas até utilizam um ultrassom para “quebrar” os cálculos e fazer a limpeza com mais facilidade.

Para cálculos localizados em regiões mais profundas, o dentista normalmente anestesia o local, a fim de que o paciente não sinta nenhum desconforto.

Como evitar cálculo dental?

O principal fator para prevenir esse e outros problemas bucais é uma escovação adequada. Alguns dentistas, inclusive, indicam o uso de escovas elétricas ou escovas com formatos especiais, pois elas podem retirar com maior eficiência os restos de alimentos.

Além disso, é importante não se descuidar com o creme dental, enxaguante e fio dental, fatores essenciais para uma limpeza adequada. Aqui na Clínica Ianara Pinho oferecemos o melhor acompanhamento para evitar o cálculo dental e outros problemas em um só lugar, com o conceito all in one.

Os consultórios são equipados com todas as máquinas e tecnologias de última geração para o seu tratamento ser o mais tranquilo e eficaz possível. Veja onde estamos localizados em Brasília:

Conte com a equipe de especialistas da Ianara Pinho para cuidar do seu sorriso.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação com um especialista!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Quanto custa uma obturação em Brasília

Quanto Custa Uma Obturação em Brasília?

O surgimento de lesões de cáries nos dentes pode ser um grande transtorno a  ponto de exigir uma restauração. Mas,…

Leia mais
Anatomia da Boca e Dentes: você sabe a função de cada estrutura?

Anatomia da Boca e Dentes: você sabe a função de cada estrutura?

Você provavelmente já ouviu falar sobre a anatomia da boca e dentes, não é mesmo? Mas será que conhece a…

Leia mais
Como É Feito O Implante Dentário

Como É Feito O Implante Dentário? Saiba Mais Sobre Esse Tratamento

O implante dentário é um procedimento odontológico muito comum no Brasil, sendo recomendado para pessoas que perderam os dentes. Essa…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389