Deixar de fazer a higiene bucal, seja por preguiça ou esquecimento, pode ocasionar problemas sérios à saúde dos dentes. Isso todo mundo já sabe! Mas você sabia que entre as complicações do tártaro não tratado está a perda dos dentes? Neste artigo, nós vamos falar um pouco sobre o cálculo dental (tártaro) e que tipo de problemas o paciente pode ter se não tratá-lo.

Antes de elencar aqui as complicações do tártaro, vamos primeiro entender a diferença do cálculo dental para a placa bacteriana, que muita gente ainda confunde. Também chamada de biofilme, a placa bacteriana é uma película branca amarelada que fica sobre os dentes. Ela é formada por bactérias, restos de alimentos, células descamadas da nossa boca.

Normalmente, a placa bacteriana pode ser retirada em casa com as boas práticas de higiene bucal que a gente já conhece: escovar os dentes após as refeições, passar fio dental e usar enxaguantes. Quando o paciente deixa de fazer a sua higiene bucal, essa placa se mineraliza formando, assim, o tártaro, uma placa endurecida que só pode ser retirada com ajuda profissional.

Como é feito seu diagnóstico

O diagnóstico do tártaro pode ser feito em apenas uma visita ao seu dentista. Ele deve avaliar o seu caso e identificar se você precisa de uma limpeza mais profunda para a remoção do tártaro. Desse modo, não deixe de consultar o seu dentista. Isso porque as complicações do tártaro não tratado podem ocasionar sérios danos à saúde dos seus dentes.

Possíveis complicações do tártaro

Entre as complicações do tártaro não tratado estão:

  1. gengivite;
  2. periodontite;
  3. perda dos dentes;
  4. halitose (mau hálito);
  5. problemas cardiovasculares.

Estudos observaram que pacientes apresentaram problemas cardiovasculares por conta de infecções bacterianas bucais. Essa é uma situação mais grave, mas que pode vir a acontecer. Isso ocorre quando as bactérias associadas a problemas bucais entram na corrente sanguínea do paciente alcançando regiões delicadas do corpo, como o coração. Por isso, é preciso ficar de olho.

Acompanhe o vídeo que eu gravei falando um pouco mais sobre o que é o tártaro e como ele pode ser tratado.

https://www.youtube.com/watch?v=OhlvD0XYeWU

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

Leia também:

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais