Deixar de fazer a higiene bucal, seja por preguiça ou esquecimento, pode ocasionar problemas sérios à saúde dos dentes. Isso todo mundo já sabe! Mas você sabia que entre as complicações do tártaro não tratado está a perda dos dentes? Neste artigo, nós vamos falar um pouco sobre o cálculo dental (tártaro) e que tipo de problemas o paciente pode ter se não tratá-lo.
Antes de elencar aqui as complicações do tártaro, vamos primeiro entender a diferença do cálculo dental para a placa bacteriana, que muita gente ainda confunde. Também chamada de biofilme, a placa bacteriana é uma película branca amarelada que fica sobre os dentes. Ela é formada por bactérias, restos de alimentos, células descamadas da nossa boca.
Normalmente, a placa bacteriana pode ser retirada em casa com as boas práticas de higiene bucal que a gente já conhece: escovar os dentes após as refeições, passar fio dental e usar enxaguantes. Quando o paciente deixa de fazer a sua higiene bucal, essa placa se mineraliza formando, assim, o tártaro, uma placa endurecida que só pode ser retirada com ajuda profissional.
O diagnóstico do tártaro pode ser feito em apenas uma visita ao seu dentista. Ele deve avaliar o seu caso e identificar se você precisa de uma limpeza mais profunda para a remoção do tártaro. Desse modo, não deixe de consultar o seu dentista. Isso porque as complicações do tártaro não tratado podem ocasionar sérios danos à saúde dos seus dentes.
Entre as complicações do tártaro não tratado estão:
Estudos observaram que pacientes apresentaram problemas cardiovasculares por conta de infecções bacterianas bucais. Essa é uma situação mais grave, mas que pode vir a acontecer. Isso ocorre quando as bactérias associadas a problemas bucais entram na corrente sanguínea do paciente alcançando regiões delicadas do corpo, como o coração. Por isso, é preciso ficar de olho.
Acompanhe o vídeo que eu gravei falando um pouco mais sobre o que é o tártaro e como ele pode ser tratado.
Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Será que tirar o siso dói? A extração dos terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, é uma intervenção…
A anquiloglossia – popularmente conhecida como língua presa – é uma condição em que o frênulo lingual, estrutura abaixo da…
Um sorriso bonito faz total diferença na autoestima, por isso, muitos brasileiros procuram pelos tipos de tratamento dentário estético que…