Uma boa escovação e o uso do fio dental com regularidade já garantem uma excelente higiene da boca. O enxaguatório bucal com flúor funciona como um cuidado extra, auxiliando no fortalecimento do esmalte e mantendo um hálito fresco.
No entanto, existe uma preocupação em relação ao uso de enxaguante bucal com álcool, pois o efeito obtido pode ser o contrário do esperado. Neste artigo, vamos explorar:
De modo geral, o álcool não faz bem para a saúde bucal, seja em bebidas, alimentos ou produtos de higiene — como no caso do enxaguante bucal com álcool. Isso porque essa substância age na superfície dos dentes, deixando-os mais fracos e porosos. Com isso, o esmalte dentário é danificado, o que facilita o aparecimento de manchas e o amarelamento.
Outro grande problema que esse produto pode causar é o ressecamento da boca, uma vez que o álcool tem propriedades secantes. Então, com o tempo, o uso de enxaguatórios com este elemento pode diminuir consideravelmente a produção de saliva.
Esse é um dos efeitos rebotes do produto: a boca precisa da saliva para controlar a proliferação de microorganismos. Sem ele, os agentes se multiplicam causando halitose e cáries — justamente o que se estava tentando prevenir.
Além disso, o enxaguante bucal com álcool não chega aos microrganismos mais patogênicos da boca. Então, não se engane pela sensação de ardor que o produto deixa na sua boca. Ardência não é sinônimo de limpeza e bom hálito.
Já que o enxaguante bucal com álcool não é o mais adequado, fica claro que os produtos sem esse elemento são os mais indicados. Nesse sentido, o ideal é escolher enxaguatórios que contenham flúor na composição.
Esse elemento protege os dentes, deixando-os mais fortes e reduzindo a sensibilidade. Além disso, a ausência de álcool garante a normalidade da produção de saliva! Então, para escolher o enxaguante bucal mais adequado, é fundamental considerar esses aspectos.
Como já dito, o uso do enxaguatório bucal é um cuidado extra para a saúde da boca. Ele não costuma ser recomendado com muita ênfase pelos dentistas, a menos que exista um propósito específico.
Normalmente, esse produto é mais indicado para a higienização da boca durante o pós-operatório do siso, colocação de implantes dentários ou outros procedimentos, pois não causa dor ao ser utilizado. Nessas situações, o profissional costuma indicar um enxaguante que tenha como ingrediente principal a Clorexidina, que tem efeito antimicrobiano. Porém, ele só pode ser usado por tempo limitado.
Depois de usar o fio dental, escovar os dentes e optar por um enxaguatório bucal com flúor para cuidar da sua saúde bucal, ao invés de um enxaguante bucal com álcool, o passo seguinte é utilizar a solução de maneira correta.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o ideal é não misturar o líquido com água. Afinal, essa medida altera a concentração da solução, diminuindo sua eficácia.
Assim, para utilizá-lo da forma certa, basta:
Durante a etapa do bochecho, garanta que o enxaguante alcance todas as áreas da boca, incluindo os dentes, gengivas e a língua. Lembre-se também, de nunca engolir o enxaguante, pois ele pode conter ingredientes que podem ser prejudiciais quando ingeridos em grandes quantidades.
Para maximizar os efeitos do enxaguante bucal, evite comer ou beber imediatamente após o uso. Espere pelo menos 30 minutos para permitir que a solução faça efeito e ofereça proteção adicional aos seus dentes e gengivas.
E, se você ainda tem dúvidas sobre como anda a sua higiene bucal e como fazê-la da maneira correta, vale a pena visitar um dentista. Leia o artigo e saiba mais sobre a profilaxia dentária, uma limpeza bucal mais profunda!
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Quem deseja ter um sorriso perfeito pode se sentir incomodado ao pensar em usar os aparelhos ortodônticos tradicionais, com fios…
Você sabe qual o investimento necessário para colocar um implante dentário no DF? Se não tem certeza, não se preocupe.…
Caso você tenha perdido um ou mais dentes, você sabe o impacto que isso tem no seu dia a dia.…