O implante de dente é um procedimento muito comum no Brasil e é recomendado para pacientes que perderam um ou mais dentes e desejam substituí-los. Dessa forma, essa técnica pode devolver tanto a autoestima perdida como a vontade de sorrir novamente.
O procedimento em si leva de 1 a 2 horas e o tempo de cicatrização é de 3 a 6 meses. Durante esse tempo, o implante de liga de titânio (o mesmo material usado na substituição da articulação) cicatrizará e se fundirá com o tecido ósseo que fica ao redor.
A maioria das pessoas que receberam implantes dentários afirma que há muito pouco desconforto envolvido no procedimento. A anestesia local pode ser usada durante o procedimento, e a maioria dos pacientes relata que os implantes causam menos dor do que a extração de um dente, por exemplo.
E tudo isso de forma eficiente e duradoura. Esse é um método que, se realizado por um profissional experiente e com materiais de qualidade, pode promover conforto e dentes naturais pelos próximos 15 ou 20 anos.
Mas quais são os outros benefícios de um implante dentário? Como ele funciona e quais são as diferenças para outras técnicas existentes no mercado? Se você quer conhecer um pouco mais sobre o procedimento ou tirar suas dúvidas, veja os tópicos abaixo.
Como é feito o implante dentário?
O implante dentário é muito procurado, pois até mesmo pessoas que possuem a raiz comprometida podem ser adeptas do tratamento, que é assertivo e costuma ter um alto nível de aprovação.
O método em si consiste na inserção de uma estrutura de titânio que é instalada no interior e deve se fundir ao osso e substituir a raiz. Encaixada nessa peça é posicionada de forma totalmente fixa e confortável uma prótese que simula um dente natural.
Toda essa intervenção deve ser realizada em uma clínica odontológica por um dentista especializado e com experiência para oferecer ao paciente uma cirurgia segura e um bom resultado.
Leia também:
Mini-implante dentário oferece resultados mais rápidos e precisos!
Por que realizar um implante de dente?
Este tratamento representa o que existe de mais moderno para a reposição de um dente perdido. O procedimento, por sinal, vai muito além de apenas recuperar a estética do paciente e devolver o sorriso a ele.
Isso porque a queda de apenas um dente pode se tornar um verdadeiro efeito dominó. Os especialistas explicam que o espaço deixado pela estrutura antiga pode fazer com que o resto da dentição fique desalinhada, gerando grandes problemas para a saúde bucal daquele paciente.
Tipos de implante dentário
Existem diferentes tipos de implantes, que podem variar de acordo com o preço, a quantidade de dentes que serão substituídos e a facilidade de higienização de cada uma das opções.
Implante de dente osseointegrado
Esse tipo de implante é o mais comum e é realizado por meio de uma cirurgia diretamente no maxilar do paciente. Dessa forma, após um período que pode variar de 4 a 6 meses, a osseointegração — que é a integração da peça ao osso— estará completa.
Em um segundo procedimento é retirada a gengiva sobressalente e o dente artificial é inserido, de forma individual ou em grupo. Esse método normalmente pode ser subdividido em duas categorias:
- Prótese protocolo
- Prótese overdenture
O primeiro caso condiz com a prótese que é parafusada diretamente nos ossos, garantindo um resultado estável e fixo. Na prótese protocolo são necessários de 4 a 8 implantes, em média, que proporcionam um resultado ainda mais garantido e seguro.
Já a prótese overdenture possui um valor mais acessível, pois é fixada com uma quantidade menor de implantes e é fabricada em resina. Esse tipo de peça é removível e se assemelha à dentadura, mas possui mais estabilidade e retenção.
Leia também:
Diferença entre implante e prótese dentária: qual o mais indicado?
Quer saber um pouco mais sobre o que são as próteses e quais são seus tipos? Veja o vídeo abaixo:
O que é carga imediata?
Diferente do que mencionado anteriormente, a carga imediata permite ao paciente colocar a prótese logo após a cirurgia do implante de dente. Essa, porém, é uma exceção e que pode existir apenas em alguns casos.
A doutora Ianara Pinho explica que as condições da boca de um paciente devem estar perfeitas para que seja possível realizar a carga imediata e oferecer um resultado final no mesmo dia em que o implante é instalado.
Mas afinal, quanto custa um implante dentário?
Um procedimento de implante dentário é realizado inserindo raízes de dentes artificiais. Esses implantes se ligam ao osso da mandíbula, permitindo que o dentista coloque dentes substitutos. Os implantes dentários podem ser uma opção se você tiver um ou mais dentes permanentes ausentes. Eles são feitos para parecer, sentir e funcionar como seus dentes naturais.
Uma pergunta muito recorrente nos consultórios odontológicos Brasil afora é com relação ao preço desse procedimento. A verdade é que a cirurgia de implante dentário possui preços que podem variar muito.
Isso acontece porque para determinar o valor exato é necessário que um dentista estude todas as variáveis: quantidade de implantes e de dentes que serão colocados, da qualidade do material utilizado, necessidade de enxerto ósseo e da clínica em si.
Por todos esses motivos é importante realizar um implante de dente em um local adequado e que ofereça um grau de qualidade elevado. Assim será possível manter a prótese durante vários anos e ter uma boa autoestima durante esse longo período.
Leia também: Implante Dentário: confira tudo sobre o tratamento completo.
Assista essa animação que mostra como é feito implante de dente: