Quando uma infecção avança de tal forma que começa a causar dor intensa e/ou inchaço, é muito provável que o problema esteja na polpa dentária, a área que abriga os nervos e vasos sanguíneos.
No geral, a dor costuma iniciar leve e aumenta aos poucos, até se tornar insuportável. Nesses casos, o dentista pode orientar a Pulpectomia, um procedimento indicado para sanar o problema.
Neste artigo, você encontrará informações pertinentes sobre o que é a Pulpectomia, como o procedimento funciona, em quais casos ela é indicada e muito mais. Continue lendo!
Saiba mais sobre os tópicos:
A Pulpectomia consiste em um tratamento indicado quando a parte interna do dente, também conhecida como polpa, está comprometida.
Nesse contexto, o procedimento costuma ser indicado em caso de cáries profundas, traumas ou infecções que afetam a polpa. Assim, o intuito da Pulpectomia é tentar salvar o dente com o problema, removendo a parte comprometida e evitando que a infecção se espalhe.
Quando uma infecção atinge a polpa do dente, dois tratamentos costumam entrar em cena: a Pulpectomia e a Pulpotomia. Com nomes e indicações parecidas, fica fácil confundir os dois – mas não se engane, existem diferenças significativas entre eles.
De início, a Pulpectomia consiste na remoção total da polpa do dente, indicada quando toda a estrutura foi atingida. Geralmente, costuma acontecer em casos de infecções ou traumas mais graves, como no caso de lesões de cárie profunda.
Já a Pulpotomia é a remoção parcial da polpa do dente, indicada quando apenas a parte superficial foi atingida. Trata-se de um tratamento menos invasivo que, quando possível, permite que a parte saudável da polpa seja mantida.
A Pulpectomia é um procedimento que pode ser indicado tanto para adultos quanto para crianças e depende de qual estado se encontra o dente. Abaixo, entenda em quais casos a Pulpectomia costuma ser indicada:
A Pulpectomia costuma ser bastante indicada para crianças, principalmente, para o tratamento de dentes decíduos, os famosos dentinhos de leite.
Quando uma lesão de cárie profunda ou infecção dental atinge os pequenos, o tratamento busca preservar o dente até que ele caia naturalmente. Assim, o espaço vazio que fica após o procedimento é preenchido por uma substância que pode ser absorvida, sem risco para a saúde do paciente.
Talvez você esteja se perguntando, “mas já que o dente é de leite e iria cair de qualquer forma, por que devo tratá-lo?”. A resposta é simples: eles possuem um importante papel na mastigação, na fala e no alinhamento do espaço adequado para a chegada dos dentes definitivos. Nesse sentido, a Pulpectomia busca, além de aliviar a dor, evitar problemas futuros.
Já nos adultos ou em crianças que já possuem os dentes permanentes, a Pulpectomia também pode ser indicada em caso dos mesmos problemas dentais que acometem as crianças: lesões de cárie profundas, desgastes ou traumas.
Nesse sentido, a polpa infectada pode gerar fortes dores e desconfortos para o paciente. Para mitigar esse problema, a Pulpectomia elimina a polpa afetada e realiza uma limpeza do interior do dente, preservando a sua estrutura para que não haja a necessidade de extração e ele continue exercendo suas funções normais.
Caso o paciente apresente dor intensa, inchaço ou outros sinais de que o dente foi comprometido, chegou a hora de agendar uma consulta com um profissional especializado.
Durante a consulta, o dentista deve avaliar o estado do dente e a saúde bucal do paciente, para entender se a Pulpectomia é o melhor caminho e indicar os próximos passos para o paciente.
Para muitos pacientes, a Pulpectomia pode assustar ou gerar alguns receios. No entanto, trata-se de um processo simples e seguro.
Para que você tire todas as suas dúvidas, a seguir você encontra um passo a passo de como a Pulpectomia é realizada:
O primeiro passo do procedimento é realizar uma anestesia local para garantir o conforto do paciente, impedindo que qualquer dor ou sensibilidade seja sentida durante o processo.
Uma vez que o paciente já esteja anestesiado, o dentista inicia o processo de abertura do dente para acessar a polpa. Trata-se de um pequeno desgaste que tem como objetivo chegar na área que foi atingida.
Feito isso, a polpa afetada é removida cuidadosamente do dente do paciente, a fim de eliminar qualquer fonte de dor.
Após a remoção da polpa infectada, o dentista realiza uma limpeza com o objetivo de remover os microorganismos ou outros agentes que poderiam causar um novo processo infeccioso no dente.
Com o canal limpo e esvaziado, ele é preenchido com um material próprio para o procedimento. Essa etapa é o que ajuda a selar o dente e o protege de novas infecções, mantendo a sua estrutura interna protegida.
Por fim, o dente tratado é restaurado, a fim de recuperar a forma e a função e evitar possíveis transtornos posteriormente.
Essa restauração pode ser realizada a partir da aplicação de uma coroa ou de qualquer outro tipo de restauração – essa escolha vai depender da estrutura dentária remanescente.
Você está enfrentando desconfortos e desconfia que a polpa do seu dente está comprometida? O primeiro passo é agendar uma consulta com um dentista para avaliar o estado da sua saúde bucal.
Consultar um especialista da sua confiança é fundamental para entender quais caminhos são os mais indicados para a eliminação do seu problema. É por isso que na Clínica Ianara Pinho, entendemos a importância de atender às suas necessidades com o cuidado e o conforto que você merece.
Nossa equipe é composta por profissionais experientes e qualificados, prontos para oferecer um atendimento de qualidade focado nas suas necessidades e objetivos.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
As lentes de contato dentais são feitas de porcelana, um material altamente resistente que pode durar, em geral, mais de…
O tratamento de cáries – problema causado por bactérias na polpa do dente – é feito, geralmente, com uma restauração…
A maioria dos problemas bucais acontece em função da higiene bucal inadequada, o que favorece a proliferação de microrganismos. A…