O tratamento de odontopediatria engloba alguns procedimentos que são realizados em prol  da saúde bucal das crianças. Além disso, o profissional com especialização nessa área também é responsável por garantir e instruir a higiene bucal de bebês e das gestantes no odonto.

Porém, quais são os tipos de métodos que podem ser realizados nos dentes dos pequenos? Se você quer entender melhor sobre essas intervenções, continue lendo e veja:

— o que faz o odontopediatra;

— qual é o tratamento de odontopediatria mais comum;

— por que levar as crianças ao dentista;

— onde achar odontopediatria em Brasília.

O que faz o odontopediatra?

Antes de entender sobre o tratamento de odontopediatria, é importante saber o que faz esse especialista. 

Essa é a especialização da odontologia que se dedica à saúde bucal  de bebês, crianças, gestantes e adolescentes, e tem como objetivo principal a realização de tratamentos preventivos para que os jovens passem para a idade adulta com uma boca saudável e estética impecável.

Além disso, as consultas ao dentista de criança são fundamentais  por conta do acompanhamento da formação dentária a partir dos primeiros anos de vida. 

É importante que o dentista  ensine os cuidados necessários com o dente dos pequenos, mostrando aos pais o que deve ser feito. Desta forma, o odontopediatra atua também na prevenção de problemas que podem surgir a partir da falta de cuidados na infância e na juventude.

Qual é o tratamento de odontopediatria mais comum?

Sabendo o que faz esse especialista, você tem alguma dúvida sobre o tratamento de odontopediatria? Essa carreira tem muitos procedimentos englobados e os principais deles são:

1. Aplicação de flúor

A aplicação do flúor nos dentes é um dos procedimentos mais recorrentes na odontologia e faz parte, também, dos tratamentos aplicados às crianças. O flúor é utilizado como protetor dentário, auxiliando na prevenção de cáries, que, devido à alta ingestão de açúcar, são mais comuns durante a infância.

Tranquilo e indolor, esse método consiste na aplicação de um gel, espuma ou verniz  na superfície dos dentes, após análise de risco a cárie que o odontopediatra faz de forma individualizada 

2. Tratamento com aparelhos

O uso de um aparelho de dentes pode ser necessário em qualquer momento de nossas vidas, porém, ele é muito mais recorrente durante a nossa infância e adolescência — sendo recomendado nessa faixa etária pela grande maioria dos dentistas.

Como nossos dentes e ossos são mais moldáveis na fase jovem, isso facilita o sucesso dos tratamentos ortodônticos. Além do mais, reduz consideravelmente o tempo necessário para que a arcada fique alinhada e evita, também, problemas futuros relacionados à mastigação e dores na região do rosto.

3. Limpeza profissional

A limpeza profissional dos dentes também pode ser recomendada para crianças como um tratamento de odontopediatria — normalmente devido a uma alimentação inadequada, em geral rica em açúcar, ou também à falta de higiene bucal recorrente.

Por isso, é fundamental que os pais estejam sempre presentes e ajudem os pequenos tanto em sua dieta, quanto durante a escovação.

Essa limpeza dental também é feita de forma tranquila, sem que os pequenos sintam nenhum tipo de dor. Assim, a prática se torna interessante para que a criança conheça novas ferramentas odontológicas e se familiarize com novos sons e odores, sempre de maneira pacífica, progressiva e com respeito aos limites do pequeno paciente.

4.  Extração de dentes

Ainda sobre o tratamento de odontopediatria, outro procedimento que é muito importante e pode ser feito por este profissional é a extração de dentes. Popularmente, aqueles conhecidos como “de leite” normalmente caem sem qualquer necessidade de intervenção profissional. No entanto, a exodontia (ou extração) desses dentinhos pode ser necessária e indicada em alguns casos.

Por que levar as crianças ao dentista?

Garantir que os pequenos estejam aptos a realizar algum tratamento de odontopediatria é muito importante. Desta forma, logo no início da vida, eles ficam a par de como é o ambiente da odontologia e a saúde bucal já começa a ser cuidada enquanto jovens.

Outro ponto é o combate à odontofobia — o medo de dentistas. Esse receio é mais comum do que se imagina e cerca de 34 milhões de brasileiros adultos (acima dos 18 anos) perderam 13 ou mais dentes pelo medo da consulta, segundo Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2020.

Com o hábito de ir ao dentista desenvolvido logo quando pequenos, é possível que as crianças cresçam sem esse receio dos profissionais responsáveis pela higiene e saúde bucal.

Onde achar odontopediatria em Brasília?

E se você está precisando de um profissional de odontologia pediátrica em Brasília, está na hora de conhecer a clínica Ianara Pinho!

Com profissionais de excelência e totalmente focados na  higiene bucal e prevenção de problemas odontológicos, você vai aproveitar de um tratamento incrível e personalizado. Localizado em Águas Claras e na Asa Sul, confira os consultórios odontológicos equipados com tudo que é preciso para que seus procedimentos dentários sejam feitos em um só lugar!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Chupeta Ortodôntica: para que serve e como escolher

Chupeta Ortodôntica: para que serve e como escolher

A chupeta ortodôntica causa menos danos ao posicionamento dos dentes. Saiba como esolher a melhor chupeta para saúde do seu filho. Saiba mais neste artigo.

4 sinais de que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico

4 sinais de que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico ajuda no desenvolvimento buco-facial das crianças e evita problemas complexos no futuro. Saiba se seu filho precisa usá-lo!

Leite materno causa cárie? Especialista esclarece e dá dicas

Leite materno causa cárie? Especialista esclarece e dá dicas

Sabia que bebês também podem ter cáries? Mas será que é o leite materno que causa essa doença bucal? A Dra. Ianara Pinho esclarece essa dúvida comum, veja!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais