Quando uma mulher se descobre grávida, é comum fazer um check-up de todos os médicos necessários para garantir que a saúde fique em dia. Porém, muitas dúvidas são levantadas quanto aos consultórios odontológicos: afinal, gestante no dentista, pode ou não?

O pré-natal odontológico é importante para manter a saúde bucal da mãe e garantir que o bebê nasça com saúde também. Quando a gestante tem cáries ou doenças nas gengivas, as bactérias presentes na boca podem ser transmitidas para o feto pela corrente sanguínea.

Neste artigo, vamos entender melhor:

– gestante no dentista: o que é o pré-natal odontológico?

– qual a importância da gestante ir ao dentista na gravidez?

– quais são os tratamentos odontológicos mais seguros para uma gestante?

– a gestante no dentista pode fazer tratamento de canal?

– como cuidar da saúde bucal durante a gravidez?

Gestante no dentista: o que é o pré-natal odontológico?

O chamado de pré-natal odontológico, a consulta da gestante no dentista visa manter a saúde bucal e identificar problemas que podem afetar o nenê também. Esse acompanhamento é semelhante a um  pré-natal tradicional, servindo como uma forma de manutenção preventiva para tratar condições que podem surgir com o passar da gestação.

A consulta no dentista também serve para que os profissionais possam orientar as futuras mães quanto aos cuidados com a amamentação e a saúde bucal do bebê.

Qual a importância da gestante ir ao dentista na gravidez?

Com as alterações hormonais causadas pela gravidez, a boca fica mais suscetível ao aparecimento de doenças e bactérias que podem causar infecções e cáries. Com a ida da gestante ao dentista, é possível que os profissionais certos consigam prever esses problemas  e tratá-los antes que as condições possam afetar a saúde do bebê.

Assim como a consulta no restante dos médicos, ir a um consultório odontológico durante a gravidez é de igual importância. Apesar de muitas gestantes não levarem isso em consideração, o acompanhamento pode evitar alguns problemas como:

partos prematuros — a periodontite é uma doença  que afeta os tecidos em volta dos dentes. Ela é pode se tornar uma grande  ameaça para as gestantes se a bactéria causadora cair na corrente sanguínea. Quando isso acontece, as bactérias chegam ao útero e o sistema imunológico aumenta a produção de um hormônio chamado de prostaglandina, com o objetivo de destruir esses microrganismos. No entanto, esse hormônio também induz o parto;

saúde comprometida do bebê — para que uma criança venha a vida com saúde, é preciso que ela consiga se desenvolver no útero no tempo certo. Assim, as consultas pré-natais ao odonto são fundamentais para que nenhuma doença venha oferecer riscos ao seu nascimento;

gengivite na gravidez — com o aumento da produção de hormônios, ocorre também maior dilatação dos vasos sanguíneos e isso provoca uma resposta dos tecidos, aumentando os riscos de infecções e inchaços na gengiva. Essa condição aliada aomaior consumo de alimentos faz com que a grávida fique mais suscetível à gengivite.

Quais são os tratamentos odontológicos mais seguros para uma gestante?

Todos os tratamentos odontológicos estão autorizados para a gestante no dentista. Alguns medicamentos, porém, não são recomendados e o uso deles só deverá ser feito sob orientação médica. O dentista fica responsável por fazer as receitas e orientar a gestante nesse momento.

É comum que, anestesias e radiografias sejam evitadas nos primeiros meses, porém não existe uma verdade absoluta sobre esse ponto. Pode variar de acordo com cada profissional.

A gestante no dentista pode fazer tratamento de canal?

Sim!

Porém, assim como mencionamos quanto aos demais tratamentos, esse procedimento é acompanhado bem de perto por um dentista. Ele vai encarar a paciente grávida como qualquer outro cliente e por isso, entende-se que a dor no dente pode prejudicar a sua qualidade de vida — e nesses casos, a do bebê também.

Com o tratamento de canal em gestantes, o profissional fica responsável por identificar qual é o anestésico mais indicado e toda a proteção necessária nas radiografias, além de prescrever as medicações com bastante atenção.

Como cuidar da saúde bucal durante a gravidez?

A saúde bucal durante a sua gravidez deve ser redobrada, com escovações bem feitas após as refeições, usando creme dental e a escova de dentes certa. Também é necessário utilizar o fio dental pelo menos duas vezes ao dia e evitar o consumo de doces e bebidas com alto teor de açúcar — como refrigerantes.

Assim, além de garantir a sua saúde bucal, você não corre o risco de passar alguma bactéria para o bebê por meio da corrente sanguínea. É preciso também, contar com um consultório dentário que seja bem equipado para atender a gestante. 

Gostou deste artigo? Aqui no blog Ianara Pinho, contamos com conteúdos tanto para as mamães quanto para as crianças, afinal, a saúde de ambos precisa ser levada em consideração. Confira o nosso artigo sobre os tipos de creme dental e escova de dentes para bebês e se prepare da forma mais certeira para a chegada do nenê!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

5 Maneiras de Conter Uma Dor de Dentes

5 Maneiras de Conter Uma Dor de Dentes

A dor de dentes é bastante incômoda e pode até mesmo causar enxaquecas. Confira algumas formas de aliviá-la de maneira prática!

Gengiva Inflamada E Inchada: Tratamento E O Que Pode Ser?

Gengiva Inflamada E Inchada: Tratamento E O Que Pode Ser?

Está com a gengiva vermelha, inchada e até sangrando? Saiba que esses são alguns dos principais sintomas da gengiva inflamada. Saiba como resolver!

Quais São Os Tipos De Clareamento Dental E Suas Diferenças?

Quais São Os Tipos De Clareamento Dental E Suas Diferenças?

Entre os principais tipos de clareamento dental temos os feitos com gel e laser. Ambos apresentam bons resultados para um sorriso branquinho e bonito. Saiba mais!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais