Quando uma mulher se descobre grávida, é comum fazer um check-up de todos os médicos necessários para garantir que a saúde fique em dia. Porém, muitas dúvidas são levantadas quanto aos consultórios odontológicos: afinal, gestante no dentista, pode ou não?
A resposta é sim, fazer o pré-natal odontológico é indicado para evitar que possíveis bactérias presentes na boca caiam na corrente sanguínea e sejam, assim, transferidas para o feto. Isso pode ocorrer caso a grávida tenha cáries ou alguma outra doença bucal.
Neste artigo, vamos entender melhor:
– gestante no dentista: o que é o pré-natal odontológico?
– qual a importância da gestante ir ao dentista na gravidez?
– quais são os tratamentos odontológicos mais seguros para uma gestante?
– a gestante no dentista pode fazer tratamento de canal?
– como cuidar da saúde bucal durante a gravidez?
Gestante no dentista: o que é o pré-natal odontológico?
O chamado de pré-natal odontológico, a consulta da gestante no dentista visa manter a saúde bucal e identificar problemas que podem afetar o nenê também. Esse acompanhamento é semelhante a um pré-natal tradicional, servindo como uma forma de manutenção preventiva para tratar condições que podem surgir com o passar da gestação.
A consulta no dentista também serve para que os profissionais possam orientar as futuras mães quanto aos cuidados com a amamentação e a saúde bucal do bebê.
Qual a importância da gestante ir ao dentista na gravidez?
Com as alterações hormonais causadas pela gravidez, a boca fica mais suscetível ao aparecimento de doenças e bactérias que podem causar infecções e cáries. Com a ida da gestante ao dentista, é possível que os profissionais certos consigam prever esses problemas e tratá-los antes que as condições possam afetar a saúde do bebê.
Assim como a consulta no restante dos médicos, ir a um consultório odontológico durante a gravidez é de igual importância. Apesar de muitas gestantes não levarem isso em consideração, o acompanhamento pode evitar alguns problemas como:
– partos prematuros — a periodontite é uma doença que afeta os tecidos em volta dos dentes. Ela é pode se tornar uma grande ameaça para as gestantes se a bactéria causadora cair na corrente sanguínea. Quando isso acontece, a prostaglandina (hormônio que atua no sistema imunológico) é ativada, porém isso é altamente perigoso, pois o mesmo hormônio pode também induzir o parto;
– saúde comprometida do bebê — para que uma criança venha a vida com saúde, é preciso que ela consiga se desenvolver no útero no tempo certo. Assim, as consultas pré-natais ao odonto são fundamentais para que nenhuma doença venha oferecer riscos ao seu nascimento;
– gengivite na gravidez — com o aumento da produção de hormônios, ocorre também maior dilatação dos vasos sanguíneos e isso provoca uma resposta dos tecidos, aumentando os riscos de infecções e inchaços na gengiva. Essa condição aliada aomaior consumo de alimentos faz com que a grávida fique mais suscetível à gengivite.
Quais são os tratamentos odontológicos mais seguros para uma gestante?
Todos os tratamentos odontológicos estão autorizados para a gestante no dentista. Alguns medicamentos, porém, não são recomendados e o uso deles só deverá ser feito sob orientação médica. O dentista fica responsável por fazer as receitas e orientar a gestante nesse momento.
É comum que, anestesias e radiografias sejam evitadas nos primeiros meses, porém não existe uma verdade absoluta sobre esse ponto. Pode variar de acordo com cada profissional.
A gestante no dentista pode fazer tratamento de canal?
Sim!
Porém, assim como mencionamos quanto aos demais tratamentos, esse procedimento é acompanhado bem de perto por um dentista. Ele vai encarar a paciente grávida como qualquer outro cliente e por isso, entende-se que a dor no dente pode prejudicar a sua qualidade de vida — e nesses casos, a do bebê também.
Com o tratamento de canal em gestantes, o profissional fica responsável por identificar qual é o anestésico mais indicado e toda a proteção necessária nas radiografias, além de prescrever as medicações com bastante atenção.
Como cuidar da saúde bucal durante a gravidez?
A saúde bucal durante a sua gravidez deve ser redobrada, com escovações bem feitas após as refeições, usando creme dental e a escova de dentes certa. Também é necessário utilizar o fio dental pelo menos duas vezes ao dia e evitar o consumo de doces e bebidas com alto teor de açúcar — como refrigerantes.
Assim, além de garantir a sua saúde bucal, você não corre o risco de passar alguma bactéria para o bebê por meio da corrente sanguínea. É preciso também, contar com um consultório dentário que seja bem equipado para atender a gestante.
Gostou deste artigo? Aqui no blog Ianara Pinho, contamos com conteúdos tanto para as mamães quanto para as crianças, afinal, a saúde de ambos precisa ser levada em consideração. Confira o nosso artigo sobre os tipos de creme dental e escova de dentes para bebês e se prepare da forma mais certeira para a chegada do nenê!