Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Cárie Dentária: o que é, quais os sintomas e como prevenir?

Cárie Dentária: o que é, quais os sintomas e como prevenir?

Quase todos têm medo dessa doença e sabem o quão perigosa ela é. Na verdade ela é o pesadelo número 1 dos dentistas e o principal motivo para que muitos escovem todos por dia. Mas afinal, o que é cárie? Quais são seus efeitos e como ela age em nossos dentes?

Um estudo da Ministério da Saúde revelou que 56% da população brasileira possui o quadro de cárie, ou seja, pouco mais da metade. Os dados revelam também que essa situação costuma ser mais frequente em crianças.

 

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é cárie?

Muitos não sabem realmente o que é cárie dentária e como ela é capaz de produzir um grande estrago na dentição de diversas pessoas.

Antes de tudo, é importante entender que muitas bactérias vivem diariamente em nossa boca e consomem os restos de alimentos que ficam. Entretanto, quando não são controladas, se desenvolvem e desmineralizam os dentes, tornando-os mais sensíveis e provocando até mesmo as temidas cavidades.

O processo para a cárie se instituir no dente de uma pessoa está relacionado com a presença da bactéria Streptococcus mutans. Elas, por sua vez, na presença de carboidratos fermentáveis, organizam-se e formam uma película que recobre as superfícies dentárias e assim se forma o que denominamos placa ou biofilme bacteriano.

A cárie dentária é uma doença causada por bactérias que se desenvolve a partir de diferentes fatores e é capaz de prejudicar e causar a destruição dos dentes quando não tratada. As bactérias, na presença de carboidratos fermentáveis (em especial a sacarose), se multiplicam e formam a placa ou biofilme bacteriano.

Esse encadeamento de fatores faz com que um ácido seja produzido para desmineralizar os dentes até um quadro mais grave, em que eles são literalmente quebrados e surge uma cavidade.

Aos poucos elas causam a deterioração e, conforme avançam, resultam em sensação de extremo desconforto. Mas tudo isso pode ser evitado com uma boa higienização, consumo inteligente de açúcar e visitas regulares ao dentista.

Como as cáries se desenvolvem?

Existem os fatores populares que as pessoas acreditam que podem causar a cárie. Um exemplo é o uso de antibióticos na infância, dito por muitos como o motivo para o surgimento de lesões de cárie  nos dentes. Mas será que isso é realmente verdade? 

Veja um vídeo da Doutora Ianara Pinho explicando um pouco mais sobre tudo isso:

A culpa de ter cárie não é só das bactérias

Como dissemos, as bactérias produzem ácidos a partir do açúcar dos alimentos e formam a cárie dentária. Em um primeiro momento é normal pensar que o combate às bactérias vai evitar essa situação e dar saúde aos dentes.

Apesar disso, o combate às bactérias é algo impossível, já que naturalmente milhares delas vivem em nossas bocas todos os dias. Por isso, é importante se atentar ao consumo de alimentos com muito açúcar.

Nesse contexto, a saliva tem a importante função de equilibrar a acidez no trato bucal e devolver os minerais aos dentes, evitando um terreno propício para a cárie. Porém, quando alguém consome muito açúcar, esse aliado também não consegue dar conta do recado.

Por tudo isso é importante reduzir o consumo de balas, bolos e biscoitos desde as crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto deve consumir, no máximo, 6 colheres de chá de açúcar por dia, dispersos ao longo das refeições.

Quais são os sintomas da cárie?

O principal sintoma da cárie é uma dor aguda nos dentes, mas existem outros indicativos que podem aparecer em alguns casos. Lembrando que quando já há desconforto ou dor intensa, é provável que a cárie já esteja bem profunda. É comum, por exemplo, que esse incômodo fique mais intenso quando o dente entra em contato com alimentos quentes, frios, doces, etc.

Além disso, é possível notar em alguns casos:

Mas, é claro, consultar seu dentista é a melhor solução para um diagnóstico preciso e seguro.

Quais são os tipos de cárie?

Existem quatro tipos de cáries que podem afetar os dentes das pessoas e causar problemas de diferentes níveis (do simples ao mais profundo e doloroso). É muito importante manter a higiene bucal para evitar todos eles!

Portanto, veja abaixo quais são os principais tipos dessa lesão: 

  • recorrente: manifesta-se sempre no mesmo lugar (geralmente nas áreas onde há maior acúmulo de placa bacteriana, como onde há restaurações e próteses desadaptadas);
  • coronária: a coroa do dente é a parte que entra em contato direto com os alimentos, por isso é também o “principal alvo” das bactérias que causam a cárie. Esse é o tipo mais comum e pode ser facilmente identificado e tratado;
  • radicular: por outro lado, essa já é mais grave e fica escondida, pois ataca a raiz do dente. Ela afeta a parte radicular, que não é protegida pelo esmalte e fica mais suscetível a placa bacteriana;
  • profunda: lesão também considerada grave, porque a cárie atinge a polpa dentária, ou seja, os microrganismos afetam a parte mais interna, podendo causar inflamações, pulpite e necrose dos tecidos, quadro no qual a alternativa acaba sendo o tratamento de canal.

Leite materno causa cárie?

Esse é um tema que ainda gera muitas dúvidas nas pessoas, mas para resumir: não, o leite materno NÃO causa cárie em bebês. Portanto, até mais ou menos os seis meses de vida, a criança precisa se alimentar apenas com esse leite. 

O que acontece é que após esse período, quando a criança passa a comer outros alimentos e, em geral, já apresenta dentes de leite na boca, ela corre o risco de desenvolver o problema se não tiver a higienização adequada dos dentes de leite.   

Veja o vídeo abaixo para entender melhor sobre esse tema:

 

Pode aparecer cárie em dente de leite?

Quando não há higienização adequada, os bebês e crianças podem sim ter cáries nos dentes de leite. E não é só porque eles vão ser substituídos com o tempo que essa lesão deixa de ser um problema. É fundamental prestar bastante atenção na escovação dos pequenos e inserir esse hábito na rotina dos filhos. 

Quando não tratado corretamente, o problema pode afetar o dente permanente que ainda nem nasceu. Com isso, ele pode nascer com manchas, má formação, entre outras imperfeições. Leia o nosso artigo sobre cárie em criança para saber mais. 

Você também pode assistir o vídeo abaixo para ver mais sobre a importância de tratar essa situação o quanto antes: 

O que acontece se não tratar a cárie?

Há casos em que cárie dentária é mais simples, conforme dito anteriormente, e não causa muitas dores como outros quadros mais sérios como um canal. Por esse motivo, algumas pessoas podem achar que tudo bem “esperar mais um pouquinho” para resolver o problema. 

No entanto, quanto mais tempo você demorar para consultar o seu dentista, mais chances as bactérias vão ter de gerar uma deterioração maior nas camadas do dente, podendo até atingir a polpa. 

Quando o desgaste chega nesse nível sem ser tratado, há o risco do paciente ter:

  • fortes dores na região;
  • bactérias invadindo a corrente sanguínea, gerando outros problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas; 
  • febre;
  • inchaço no rosto e nas gengivas;
  • gosto ruim na boca;
  • liberação de pus no local. 

Como evitar a cárie dentária? Veja algumas dicas de prevenção!

Um aliado muito importante nesta luta para evitar a cárie dentária é a nossa própria saliva. Ela é a  responsável por ajudar na eliminação dos restos de comidas nos dentes e equilibrar a acidez bucal, tornando-se um verdadeiro escudo contra bactérias.

Mas só isso não é o suficiente. Em crianças, por exemplo, é vital sempre manter a ingestão de doces sob controle, pois o consumo frequente de açúcar é um dos vilões para a saúde bucal infantil. 

Mas em geral, para evitar que tudo isso aconteça, uma boa higienização dentária pode ajudar. Os dentistas dizem que o ideal é realizar essa limpeza três vezes ao dia, com o uso do fio dental e do enxaguante bucal, que também possuem papéis fundamentais na luta contra a cárie.

Além de tudo isso, alguns alimentos também podem ajudar nesta luta contra a cárie. A maçã, como muitos já ouviram, auxilia na limpeza dos dentes, enquanto queijos amarelos podem ajudar a equilibrar o pH da boca.

Alimentos fibrosos (ex: cenoura), atum e carnes também podem ser verdadeiros inimigos da cárie dentária. Mas, novamente é importante ressaltar que nada disso adianta sem consultas e exames frequentes com um profissional capaz de analisar detalhadamente os dentes.

Mas lembre-se:  o uso da pasta em excesso também é prejudicial aos dentes.

O flúor, substância extremamente útil e aliado da nossa saúde bucal, se utilizado de forma demasiada na infância pode causar a fluorose, quadro em que podem ser vistas manchas extremamente brancas ou amarronzadas ao longo da dentição permanente.

Resumindo, confira abaixo as ações importantes na prevenção de cáries:

  • diminua o consumo de alimentos açucarados;
  • escove os dentes após as refeições;
  • utilize escovas macias e cremes dentais com flúor;
  • não esqueça do fio dental, principalmente antes de dormir. Ele chega nos cantinhos em que a escova muitas vezes não alcança;
  • beba bastante água para estimular a produção de saliva;
  • consulte seu dentista regularmente.

Qual é o tratamento para cárie?

Depois que o problema está instalado, existem diferentes meios para tirar a cárie do dente. Se for descoberta ainda no início, um tratamento com flúor irá fortalecer o esmalte dentário, evitando um estrago maior, desde que o paciente também seja conscientizado sobre a importância da mudança de hábitos ruins.

Em outros casos, a restauração (obturação) é a opção indicada. O tecido dentário afetado pela ação das bactérias é removido e um material de cor semelhante ao dente é colocado no lugar. Porém, nos casos em que a cárie já está profunda, é recomendado o tratamento de canal ou a extração do dente, caso a destruição dentária já esteja muito extensa. Nesse caso, é recomendada a colocação de uma prótese para substituir o dente perdido.

Estes passos demonstram a importância de consultas frequentes ao consultório de um dentista. Isso porque, no local, o profissional deve identificar o problema logo no início e prescrever um tratamento rápido e eficaz, de acordo com o tipo de cárie.

Onde fazer tratamento de cárie em Brasília – DF?

Agora que você já conhece bastante sobre esse tema, pode estar se perguntando onde pode procurar ajuda para tratar uma possível cárie. Fique tranquilo(a)! Na Clínica Ianara Pinho, você terá acesso a um atendimento completo e com uma das melhores infraestruturas da região de Brasília – DF.

Ianara Pinho Odontologia – Águas Claras

Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180

Telefone: (61) 3543-7723

Ianara Pinho Odontologia – Asa Sul

Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760

Telefone: (61) 3547-9053

Ianara Pinho Odontologia – Asa Norte

Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560

Telefone: (61) 3526-4989

Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos com aparelhos transparentes e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse método.

  Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Candidíase Oral: Quais as Causas e Cuidados?

Candidíase Oral: Quais as Causas e Cuidados?

A candidíase oral é uma condição causada pelo fungo Candida albicans, deixando os lados de dentro da boca com lesões…

Leia mais
Enxerto ósseo dentário: o que é, indicações e como funciona

Enxerto ósseo dentário: veja o que é, indicações e como funciona

O sorriso é uma expressão única da nossa individualidade que influencia diretamente no nosso bem estar e autoestima. Entretanto, infelizmente,…

Leia mais
Clareamento dentário em brasília: saiba onde fazer

Saiba onde fazer clareamento dentário em Brasília

Está pensando em fazer um clareamento dentário em Brasília? Então, não se esqueça de que, para realizar esse procedimento com…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign