cárie dentáriaé uma doença causada por bactérias que se desenvolve a partir de diferentes fatores e é capaz de prejudicar e causar a destruição dos dentes quando não tratada. As bactérias, na presença de carboidratos fermentáveis (em especial a sacarose), se multiplicam e formam a placa ou biofilme bacteriano.

Aos poucos elas deterioram os dentes e, conforme avançam para seu interior, causam uma sensação de extremo desconforto. Mas tudo isso pode ser evitado com uma boa higienização, consumo inteligente de açúcar e visitas regulares ao dentista.

O que é cárie e como elas se desenvolvem

Muitos não sabem realmente o que é cárie dentária e como ela é capaz de produzir um grande estrago nos dentes de diversas pessoas.

Antes de tudo, é importante entender que muitas bactérias vivem diariamente em nossa boca e consomem os restos de alimentos que ficam. Entretanto,  quando não são controladas, se desenvolvem e desmineralizam os dentes, tornando-os mais sensíveis e provocando até mesmo as temidas cavidades.

Além disso, existem os fatores populares que pessoas acreditam que podem causar a cárie. Um exemplo é o uso de antibióticos na infância, dito por muitos como o motivo para o surgimento dos pontinhos pretos nos dentes. Mas será que isso é realmente verdade? Veja um vídeo da Doutora Ianara Pinho explicando um pouco mais sobre tudo isso:

https://youtu.be/ElZnp9qCMMc

Sintomas da cárie

O principal sintoma da cárie é uma dor aguda nos dentes, mas existem outros indicativos que podem aparecer em alguns casos. É comum, por exemplo, que esse incômodo fique mais intenso quando o dente entra em contato com alimentos quentes, frios, doces, etc.

Além disso, é possível notar em alguns casos pequenas cavidades nos dentes, manchas marrons ou brancas na superfície deles, uma sensibilidade maior e inchaços na gengiva do paciente. Mas, é claro, consultar seu dentista é a melhor solução para um diagnóstico preciso e seguro.

Tratamento da cárie

Depois que o problema está instalado, existem diferentes meios para tirar a cárie do dente. Se for descoberta ainda no início, um tratamento com flúor irá fortalecer o esmalte dentário, evitando um estrago maior e minimizando o problema, desde que o paciente também seja conscientizado sobre a importância da mudança de hábitos ruins.

Em outros casos, a restauração (obturação) é a opção indicada. O tecido dentário afetado pela ação das bactérias é removido e um material de cor semelhante ao dente é colocado no lugar. Porém, nos casos em que a cárie já está profunda, é recomendado o tratamento de canal ou a extração do dente, caso a destruição dentária já esteja muito extensa. Nesse caso, é recomendada a colocação de uma prótese para substituir o dente perdido.

Estes passos demonstram a importância de consultas frequentes ao consultório de um dentista. Isso porque, no local, o profissional deve identificar o problema logo no início e prescrever uma recuperação rápida e eficaz, de acordo com o tipo de cárie.

Como evitar a cárie dentária

Um aliado muito importante nesta luta para evitar a cárie dentária é nossa própria saliva. Ela é a  responsável por ajudar na eliminação dos restos de comidas em nossos dentes e equilibrar a acidez bucal, tornando-se um verdadeiro escudo contra bactérias.

Mas só isso não é o suficiente. Em crianças, por exemplo, é vital sempre manter o consumo de doces sob controle, pois o consumo frequente de açúcar é um dos vilões para a saúde bucal infantil. Além desta dica, confira abaixo outras ações importantes na prevenção de cáries:

  • escove os dentes após as refeições com escova macia e cremes dentais com flúor;
  • não esqueça do fio dental, principalmente antes de dormir. Ele chega nos cantinhos em que a escova muitas vezes não alcança;
  • diminua o consumo de alimentos açucarados;
  • beba bastante água para estimular a produção de saliva;
  • consulte seu dentista regularmente.

Além de tudo isso, alguns alimentos também podem ajudar nesta luta contra a cárie. A maçã, como muitos já ouviram, auxilia na limpeza dos dentes, enquanto queijos amarelos podem ajudar a equilibrar o pH da boca.

Alimentos fibrosos (ex: cenoura), atum, ovos e carnes também podem ser verdadeiros inimigos da cárie dentária. Mas, novamente é importante ressaltar que nada disso adianta sem consultas e exames frequentes com um profissional capaz de analisar detalhadamente os dentes.


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais