Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Pericoronarite: quais são as causas e como tratar? | Ianara Pinho

Pericoronarite: quais são as causas e como tratar?

Já teve dor forte e aguda no dente siso e se perguntou se o que você estava sentindo era normal? Esse pode ser um sinal de um processo inflamatório conhecido como Pericoronarite.

Os sintomas podem começar de forma leve, mas logo evoluírem para um processo de infecção pericoronária (uma reação inflamatória por bactérias), podendo gerar sérios problemas para a saúde bucal do paciente.

Neste artigo, exploraremos o que é a pericoronarite, suas causas, sintomas e opções de tratamento disponíveis. Continue lendo!

Continue lendo para saber mais sobre:

  • O que é Pericoronarite
  • Quais são os sintomas da pericoronarite
  • Pericoronarite: tratamento
  • Pericoronarite tem cura?
  • Pericoronarite pode matar?

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é Pericoronarite?

A Pericoronarite é uma reação inflamatória bacteriana que afeta os tecidos moles que envolvem a coroa de dentes parcialmente erupcionados. Normalmente, trata-se de um problema agudo e que se manifesta de forma rápida, normalmente, nos dentes sisos.

Apesar da inflamação ter uma relação próxima com os terceiros molares, não é uma doença bucal específica do dente siso, podendo aparecer em qualquer idade, inclusive, durante o nascimento de dentes de leite.

Embora não seja uma infecção muito grave, caso não seja tratada, a pericoronarite pode significar um risco de disseminação para áreas próximas e se tornar uma infecção mais grave e difícil de tratar.

O que causa Pericoronarite?

A principal causa da pericoronarite está relacionada, de fato, ao nascimento do dente siso. Devido a inflamação, o inchaço dificulta a higienização bucal e provoca o acúmulo de resíduos, ocasionando a proliferação de bactérias entre a coroa do dente e a gengiva.

Quais são os sintomas da Pericoronarite?

A pericoronarite ocorre quando a coroa de um dente do siso não consegue erupcionar completamente, deixando parte da gengiva cobrindo parcialmente a coroa do dente. A área coberta pela gengiva pode acumular resíduos de alimentos e bactérias, levando a inflamações dolorosas e irritações.

Além de dor e irritação, outros sintomas podem ser observados por pacientes que estão com pericoronarite. Confira quais são:

  • Vermelhidão na área afetada
  • Sensibilidade ao toque
  • Gosto desagradável na boca
  • Mau Hálito
  • Dificuldade para abrir a boca e presença de pus (em casos mais graves)

Reconhecer os sintomas da pericoronarite é o primeiro passo para buscar tratamento adequado e aliviar o desconforto. Se você apresenta algum dos sintomas listados acima, o ideal é que você faça uma visita ao seu dentista para realizar o diagnóstico.

Pericoronarite: tratamento

O tratamento para pericoronarite pode variar de acordo com o nível de infecção e a gravidade de cada caso e somente uma avaliação com um dentista especialista é que pode definir qual é a melhor opção para o paciente.

No geral, o primeiro passo para tratar o problema é melhorar a higiene no local. Algumas medidas que podem melhorar a saúde bucal, aliviar os sintomas e diminuir a sensação de dor nesses casos incluem:

  • Aplicar compressas frias no local
  • Escovar os dentes cuidadosamente, duas vezes ao dia
  • Uso diário de fio dental
  • Fazer o uso de enxaguantes bucais a base de clorexidina

Agora, caso haja evidências de infecção, o seu dentista pode prescrever antibióticos para combater as bactérias causadoras da inflamação. Vale lembrar que é importante seguir as orientações à risca e concluir o curso completo de antibióticos, mesmo que os sintomas melhorem.

Em casos mais graves ou recorrentes de pericoronarite, a remoção cirúrgica do excesso de tecido gengival (gengivoplastia) sobre o dente afetado pode ser indicada para o paciente. Trata-se de um procedimento simples que pode reduzir a chance de irritação e infecção futuras.

Por fim, caso os sintomas persistam e a pericoronarite se torne severa, a remoção do dente afetado pode ser a melhor opção para o paciente. A extração do dente elimina os sintomas e evita a recorrência da doença naquele local. 

Você pretende extrair o dente siso e ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Assista o vídeo abaixo!

Pericoronarite tem cura?

Na maior parte dos casos, a perspectiva de cura para a pericoronarite é positiva, desde que a condição seja tratada adequadamente e medidas preventivas sejam implementadas. 

Os sintomas geralmente podem ser aliviados e a inflamação pode ser controlada. No entanto, em alguns casos, especialmente quando há complicações graves, como infecções recorrentes ou abscessos, a extração do dente do siso pode ser a opção mais indicada.

Por outro lado, a prevenção é sempre o caminho mais indicado. Manter uma higiene oral rigorosa, realizar visitas regulares ao dentista e considerar a extração preventiva dos dentes do siso quando indicado podem ajudar a evitar a pericoronarite.

A Pericoronarite pode matar?

A pericoronarite em si não é uma condição que normalmente leva à morte. No entanto, existem riscos e complicações associados a essa condição que merecem atenção:

  • Infecção: 

A pericoronarite pode levar a infecções locais na gengiva e na área ao redor do dente afetado. Se a infecção não for tratada adequadamente, pode se espalhar para outras partes da boca ou até mesmo para a corrente sanguínea. Embora seja raro, infecções graves podem representar um risco à saúde.

  • Abscesso

Em casos mais graves, a infecção pode levar à formação de um abscesso, que é uma bolsa de pus. Isso pode ser muito doloroso e requer tratamento imediato para evitar complicações.

  • Dificuldade de Alimentação e Fala

A dor e o desconforto causados pela pericoronarite podem afetar negativamente a capacidade de comer e falar, afetando a qualidade de vida.

  • Disseminação da Infecção 

Embora seja incomum, em casos extremos, a infecção não tratada pode se espalhar para outras partes do corpo, potencialmente causando sérios problemas de saúde.

Em geral, a pericoronarite não provoca consequências mais graves no paciente. Entretanto, a negligência no tratamento dessa doença pode causar desconforto significativo e, em casos raros, representar um risco à saúde.

Por isso, o ideal é procurar o tratamento recomendado ao primeiro sinal de pericoronarite e seguir as orientações do seu dentista.

Acesse o nosso blog para conferir mais materiais completos sobre o assunto!

É de Brasília-DF ou região e está em busca de uma clínica especializada para o seu tratamento?

Entre em contato conosco e agende uma avaliação com um especialista!

Encontre a nossa clínica em Brasília-DF: 

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
O que é Cárie e como ela se manifesta nos dentes

O que é cárie e como ela age nos dentes?

Quase todos têm medo dessa doença e sabem o quão perigosa ela é. Na verdade ela é o pesadelo número…

Leia mais
Tipos de Tratamento Dentário Estético

Tipos de Tratamento Dentário Estético – Veja Quais São!

Um sorriso bonito faz total diferença na autoestima, por isso, muitos brasileiros procuram pelos tipos de tratamento dentário estético que…

Leia mais
Facetas de Porcelana: tudo o que você precisa saber

Facetas de Porcelana: tudo o que você precisa saber

Um sorriso radiante não é apenas um símbolo de saúde bucal, mas também uma poderosa ferramenta de autoconfiança, seja ela…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389