Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Frenectomia: o que é e para quem é indicado?

Frenectomia: o que é e para quem é indicado?

Os freios labiais e linguais são pequenas estruturas fibrosas que têm um papel crucial em nossa anatomia bucal, mas que, infelizmente, podem causar uma série de problemas se não estiverem funcionando adequadamente.

A frenectomia é um procedimento cirúrgico relativamente simples que pode trazer alívio e melhorias significativas na qualidade de vida de muitos pacientes que possuem problemas relacionados aos freios labiais e/ou linguais.

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o procedimento, incluindo o que é, quais os tipos e como funciona a cirurgia. Confira!

Fique por dentro de tudo sobre:

  • O que é frenectomia
  • Tipos de frenectomia
  • Para que serve a frenectomia
  • Quem precisa de frenectomia 
  • Como é a cirurgia de frenectomia
  • Onde fazer frenectomia em Brasília

O que é Frenectomia?

A Frenectomia é um procedimento realizado para a retirada do excesso nos freios lingual e/ou labial, comumente indicada para pacientes que possuem disfunções em uma dessas duas áreas.

Trata-se de uma pequena cirurgia que permite minimizar os danos causados por essa alteração, como a língua presa e o diastema.

Em alguns casos, pode ser que seja suficiente apenas a remoção parcial do freio, reduzindo o seu tamanho ou dividindo-o. Nesse caso, a cirurgia passa a se chamar frenotomia, ao invés de frenectomia.

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Tipos de Frenectomia

Como você já viu, essa disfunção pode aparecer tanto nos freios linguais, quanto labiais (ou, em alguns casos, em ambos). Por isso, existem dois tipos de frenectomia e o que vai diferenciá-las é a região do freio que será removido. 

Confira quais são os tipos de Frenectomia:

Frenectomia Labial

O freio labial (superior e inferior) se localiza na área vestibular da mandíbula, entre os dentes incisivos centrais e, normalmente, a cirurgia é recomendada como uma das opções de tratamento para diastemas.

Frenectomia Lingual

Localizado no ventre da língua (embaixo da língua), o freio lingual está inserido desde a língua até o soalho da boca. Essa cirurgia costuma ser comumente indicada para casos de anquiloglossia (ou, “língua presa”).

Para que serve a Frenectomia?

O objetivo principal da Frenectomia é remover o freio ou labial, de acordo com as necessidades do caso.

No caso do freio lingual, quando há a disfunção desse tecido, o paciente pode ter o funcionamento da parte fonética e mastigatória comprometido, logo, a cirurgia serve para devolver essas funções.

Já no caso da cirurgia de remoção do freio labial, o procedimento é indicado para a reabilitação da função estética (como quando ocorre o sorriso gengival), melhoria na fala, correção ortodôntica e preparação para a utilização de próteses.

Quem precisa de Frenectomia?

Tem vontade de realizar a Frenectomia e não sabe por onde começar? O primeiro passo para isso é agendar uma consulta com um dentista especializado!

É a partir dessa avaliação que o profissional vai examinar o seu caso e decidir se há ou não a necessidade da cirurgia. Confira alguns dos sinais que podem ser apresentados por quem possui disfunções no freio lingual ou labial:

  • Dificuldades na fala
  • Língua presa
  • Separação entre os dentes
  • Sorriso gengival
  • Dificuldade para mastigar e/ou engolir
  • Higiene diária comprometida

Como funciona a cirurgia de Frenectomia?

Após a avaliação com seu cirurgião-dentista, que vai tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia, chegou a hora de entender como tudo funciona. 

A frenectomia é um procedimento relativamente simples e de curta duração, geralmente realizado no consultório do cirurgião-dentista. O processo envolve os seguintes passos:

  1. Anestesia: O paciente é anestesiado localmente para evitar qualquer desconforto durante o procedimento.
  2. Incisão: O cirurgião faz uma incisão no freio problemático, removendo parte ou a totalidade do tecido.
  3. Suturas: Em alguns casos, suturas podem ser necessárias para fechar a incisão. Essas suturas podem ser absorvidas ou precisarão ser removidas em um acompanhamento posterior.
  4. Recuperação: A recuperação da frenectomia é geralmente rápida. Os pacientes podem sentir um pouco de desconforto e inchaço nos primeiros dias, mas isso tende a diminuir rapidamente.

Frenectomia a Laser X Frenectomia Convencional

Existem duas abordagens comuns para a realização dessa cirurgia: a frenectomia convencional e a frenectomia a laser

Ambos os métodos têm o mesmo objetivo, mas apresentam diferenças significativas em relação à técnica, recuperação e resultados.

Frenectomia Convencional

A frenectomia convencional é uma técnica tradicional que envolve a remoção do tecido frenular excessivo com o uso de instrumentos cirúrgicos, como o bisturi.

O procedimento geralmente é realizado sob anestesia local para minimizar o desconforto do paciente. Durante a cirurgia, o dentista faz um corte no tecido frenular para liberar a tensão e, assim, melhorar a mobilidade dos lábios, língua ou bochechas.

Frenectomia a Laser

Já a frenectomia a laser é uma abordagem mais moderna que utiliza um laser de alta precisão para remover o excesso de tecido do freio. Durante o procedimento, o laser é direcionado com precisão para o tecido alvo, reduzindo o dano aos tecidos circundantes e diminuindo a necessidade de suturas. 

Esse método oferece várias vantagens em relação à técnica convencional e pode ocasionar uma recuperação mais rápida e um menor desconforto no pós-operatório do paciente.

Quais são os cuidados no pós operatório? 

Após a frenectomia, é importante seguir as instruções do cirurgião para uma recuperação tranquila e bem-sucedida. Alguns cuidados comuns incluem:

  • Cuidar da sua higiene bucal
  • Evitar alimentos muito quentes, crocantes ou duros nos primeiros dias
  • Não praticar atividades físicas intensas nos primeiros dias após a cirurgia 
  • Fazer o uso correto de medicamentos analgésicos e antibióticos, se necessário e de acordo com a orientação do profissional

Onde fazer Frenectomia em Brasília?

É de Brasília-DF e está em busca de um cirurgião-dentista de excelência para realizar a sua Frenectomia? A Clínica Ianara Pinho tem tudo o que você precisa.

São mais de 13 anos de atuação reunindo os melhores especialistas do mercado e um espaço completo para proporcionar o melhor atendimento de Brasília e região.

Além do procedimento de Frenectomia, o nosso complexo odontológico conta com o que há de mais moderno no mercado para realizar o tratamento que você precisar, como Lente de Contato, Clareamento Dental, Implantes Dentários, Odontopediatria e muito mais.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação com um especialista!

Encontre a nossa clínica em Brasília-DF: 

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Cirurgia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
jovem utilizando aparelho ortodontico autoligado

Aparelho Ortodôntico Autoligado: tudo o que você precisa saber

O tratamento ortodôntico é a metodologia mais utilizada nos consultórios odontológicos para restabelecer o alinhamento dos dentes e uma boa…

Leia mais
Trauma em dente de leite: saiba o que fazer nesses casos

Trauma em dente de leite: saiba o que fazer nesses casos

As crianças não param e, desde que começam a andar, é normal que queiram explorar os ambientes e brincar. De…

Leia mais
Dentista Clínica Geral: Conheça Os Benefícios De Optar Por Uma Clínica Especializada

Dentista Clínica Geral: Conheça Os Benefícios De Optar Por Uma Clínica Especializada

A odontologia é uma área que abrange o cuidado com a saúde bucal das pessoas e o dentista de clínica…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign