Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Enxerto ósseo dentário: o que é, indicações e como funciona

Enxerto ósseo dentário: veja o que é, indicações e como funciona

O sorriso é uma expressão única da nossa individualidade que influencia diretamente no nosso bem estar e autoestima. Entretanto, infelizmente, muitas pessoas sofrem com a perda dos dentes devido a diversos fatores, como lesões extensas de cáries, doença periodontal ou traumas.

Para alguns desses casos, o enxerto ósseo dentário surge como uma solução inovadora e eficaz para restaurar a função mastigatória e a estética, proporcionando aos pacientes a oportunidade de recuperar o seu sorriso.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para entender como funciona o enxerto ósseo dentário, quais os tipos e quando ele pode ser indicado. 

Entenda mais sobre:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é o enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico utilizado para aumentar ou regenerar o osso alveolar – a estrutura óssea que suporta os dentes. 

Essa técnica é comumente utilizada na odontologia para corrigir deficiências ósseas e fornecer o suporte estrutural necessário para procedimentos como a instalação de implantes dentários.

Geralmente, o ideal é que o procedimento seja realizado por um dentista especialista na área, como um cirurgião bucomaxilofacial, um implantodontista ou um periodontista

Caso o paciente deseje realizar a instalação de implantes dentários após o tratamento, é importante que todo o processo ocorra também em parceria com o seu implantodontista.

ASSISTA AO VÍDEO E TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE IMPLANTE DENTÁRIO:

Implante dentário: Perguntas e Respostas | Ianara Pinho

Quais são os tipos de enxertos existentes?

Entre as opções disponíveis, existem três tipos principais de enxertos ósseos que se destacam: autógeno, alógeno e xenógeno. Logo abaixo, separamos informações valiosas para que você entenda as diferenças entre eles.

  • Autógeno

O enxerto autógeno envolve a utilização do próprio osso do paciente, geralmente, retirado de áreas como a mandíbula, a crista ilíaca (osso do quadril) ou a área posterior da boca. 

Esse tipo de enxerto é, na maioria dos casos, o mais indicado devido à sua compatibilidade máxima com o organismo do receptor. Além disso, o enxerto autógeno contém células vivas e fatores de crescimento que favorecem a regeneração óssea do paciente.

  • Alógeno

Os enxertos ósseos alógenos são obtidos a partir de doadores humanos, geralmente, provenientes de bancos de tecidos. 

Nesse caso, antes do procedimento acontecer, o paciente deve realizar alguns exames para confirmar se há a compatibilidade e, dessa forma, evitar a rejeição do tecido.

  • Xenógeno

Já o enxerto ósseo xenógeno utiliza material proveniente de fontes animais, na maioria das vezes, sendo derivados de ossos bovinos ou suínos devido a semelhança. 

Assim como os enxertos alógenos, esses materiais passam por uma série de processos para minimizar o risco de reações imunológicas.

Em quais casos o enxerto ósseo dentário é indicado?

Em geral, demanda por um enxerto ósseo dentário surge devido à insuficiência ou deficiência óssea, que pode ocorrer por diversos motivos, tais como:

  • Perda dentária
  • Preparação para colocação de implantes dentários
  • Tratamento de doenças periodontais
  • Melhoria estética
  • Deficiências ósseas congênitas
  • Tratamento de traumas

Como funciona o procedimento de enxerto ósseo dentário?

Com avanços contínuos na odontologia, o enxerto ósseo dentário oferece uma solução segura para superar deficiências ósseas e proporcionar sorrisos mais saudáveis para os pacientes. 

Em geral, o procedimento possui as seguintes etapas:

  • Avaliação inicial:

O primeiro passo consiste em uma avaliação minuciosa realizada pelo dentista especialista. 

Dessa forma, exames de imagem, como radiografias e tomografias, são indicados para determinar a extensão da deficiência óssea e planejar a abordagem mais adequada para o paciente.

  • Anestesia

Antes do início do procedimento, o profissional de saúde bucal administra uma anestesia local para garantir o conforto do paciente durante toda a cirurgia.

  • Incisão cirúrgica e preparação do local

A partir disso, uma incisão é feita na gengiva para expor a área que requer o enxerto. Para que essa etapa ocorra de forma precisa, a localização da incisão é estrategicamente escolhida, considerando a região da boca e a quantidade de osso necessária.

Além disso, o osso receptor, onde o enxerto será colocado, é preparado para receber o material, o que pode envolver a criação de um espaço apropriado para acomodar o enxerto.

  • Colocação do enxerto

O enxerto ósseo, que deve possuir o material escolhido com base na necessidade do paciente, é colocado no local preparado. Do mesmo modo, quando necessários, materiais de fixação, como parafusos ou placas, podem ser utilizados para assegurar a estabilidade do enxerto.

Uma vez que a colocação do enxerto é finalizada, a incisão é cuidadosamente fechada com suturas. Esse passo é vital para uma cicatrização adequada da gengiva.

  • Cicatrização e pós operatório

Por fim, o paciente segue por um período de cicatrização durante o qual o osso existente se integra ao enxerto, promovendo a regeneração óssea. 

Outro ponto crucial é que o paciente deve seguir à risca os cuidados pós-operatórios indicados pelo profissional, que incluem repouso, dieta específica e higiene bucal rigorosa.

Quais os riscos de não se fazer o enxerto ósseo?

A decisão de realizar ou não um enxerto ósseo deve ser tomada a partir da orientação de um especialista

Isso porque, os riscos associados à falta de suporte ósseo podem incluir instabilidade e risco de fraturas, problemas periodontais, comprometimento na aplicação de implantes dentários, deformidade estética, limitações funcionais, dentre outros, prejudicando assim o bem estar e a saúde geral do paciente.

Em quanto tempo após o procedimento posso colocar implantes dentários?

O tempo necessário para a regeneração óssea total e a liberação para a realização de um implante dentário pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo a extensão da perda óssea, a técnica de enxerto utilizada, a saúde geral do paciente e a região específica onde o enxerto foi realizado.

Cuidados após o procedimento de enxerto ósseo dentário

A fase pós-operatória do tratamento desempenha um papel crucial na garantia do sucesso do enxerto ósseo dentário. Em geral, os cuidados indicados nos primeiros dias após o procedimento são:

  • Aplicação de compressas de gelo
  • Higiene bucal adequada
  • Evitar atividades físicas de impacto
  • Eliminar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas
  • Dieta adequada, baseada em alimentos frios, líquidos e moles

Além disso, realizar consultas regulares de acompanhamento com o seu dentista é fundamental para que o especialista consiga avaliar o processo de cicatrização e os resultados obtidos com o procedimento. 

É de Brasília-DF e região? A Clínica Ianara Pinho oferece aos pacientes uma série de vantagens e diferenciais, como a possibilidade de realizar procedimentos radiológicos de forma integrada, tornando o tratamento mais rápido e eficiente.

AGENDE UMA CONSULTA COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Além disso, veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Cirurgia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Relação entre diabétes e saúde bucal

Você sabe qual a relação entre diabetes e saúde bucal? Confira!

Diabetes e saúde bucal têm uma relação muito próxima e exigem atenção. Isso porque o excesso de glicose no sangue…

Leia mais
implante dentário e aparelho ortodôntico

Implante dentário e aparelho ortodôntico: saiba se é possível ter

Há quem acredite que implante dentário e aparelho ortodôntico são dois dispositivos que não combinam. Será que isso realmente é…

Leia mais
Saiba a Importância de Escovar os Dentes Para a Sua Saúde Bucal

Saiba a Importância de Escovar os Dentes Para a Sua Saúde Bucal

Um sorriso saudável com certeza é resultado de uma pessoa esforçada e que sempre lembra de escovar os dentes. Isso…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign