Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 13 de maio de 2025 | Atualizado em: 9 de maio de 2025
A gengiva funciona como se fosse a base de um prédio: se ela não estiver saudável, toda a estrutura fica comprometida.
Assim, quando problemas como as inflamações, os sangramentos e a retração gengival aparecem, pode ser preciso um tratamento mais profundo, como a cirurgia periodontal.
Neste artigo, você entende como a cirurgia periodontal pode recuperar a saúde da gengiva e do osso ao redor dos dentes, prevenindo maiores complicações e até mesmo a perda dentária. Boa leitura!
Saiba mais sobre os tópicos a seguir:
A cirurgia periodontal consiste em um procedimento voltado para o tratamento de problemas mais avançados na gengiva e no osso que sustentam os dentes.
Quando a inflamação gengival evolui para uma doença periodontal mais grave, pode causar a retração da gengiva, a mobilidade dentária e até a perda dos dentes.
Com isso, o objetivo da cirurgia periodontal é controlar os microorganismos, restaurar os tecidos comprometidos e garantir que a estrutura de suporte dos dentes fique saudável.
Esse tipo de procedimento periodontal costuma ser indicado quando os tratamentos convencionais, como a limpeza profunda e a raspagem, já não são mais suficientes para controlar a infecção.
Dependendo do quadro do paciente, a cirurgia periodontal pode envolver desde a remoção de tecidos inflamados até a regeneração óssea
Existem diferentes tipos de cirurgia periodontal recomendadas para tratar problemas na gengiva e no osso que sustentam os dentes.
Algumas eliminam infecções mais profundas, enquanto outras ajudam a regenerar os tecidos perdidos. Além disso, o tipo de procedimento depende do estágio da doença periodontal e do impacto que ela causou na saúde bucal.
Conheça os principais tipos de cirurgia periodontal a seguir:
A cirurgia periodontal a retalho é indicada para casos em que há um acúmulo de placa bacteriana (biofilme) e tártaro em regiões profundas da gengiva, as quais são inacessíveis por meio de limpezas convencionais.
Durante o procedimento, o dentista faz pequenos cortes na gengiva para levantar um “retalho” e ter acesso às raízes dos dentes, permitindo a remoção completa dos depósitos de placa bacteriana e tártaro.
Depois da limpeza, a gengiva é reposicionada e suturada para garantir uma cicatrização adequada.
Quando a infecção periodontal compromete o osso e os tecidos de suporte dos dentes, uma cirurgia periodontal regenerativa pode ser necessária, com o objetivo de estimular a regeneração do tecido perdido.
Para isso, podem ser usados materiais como as membranas biocompatíveis, as proteínas ou os enxertos ósseos que ajudam a reconstruir a estrutura óssea e gengival.
Embora seja menos invasiva, a raspagem e alisamento radicular também é considerada um procedimento periodontal.
Ela consiste na remoção da placa bacteriana e do tártaro que se acumulam nas raízes dos dentes, reduzindo a inflamação gengival e evitando a progressão da doença periodontal.
Sendo assim, o alisamento da raiz deixa a superfície dentária mais lisa, dificultando a aderência de novos microorganismos ajudando na cicatrização da gengiva.
Já o enxerto ósseo costuma ser recomendado quando há uma perda significativa de osso ao redor dos dentes.
Trata-se de um procedimento que pode ser feito com material do próprio paciente ou com um material sintético, ajudando a restaurar a estrutura óssea e minimizando as chances de problemas como a mobilidade dentária.
Por fim, o enxerto de tecido gengival é indicado em casos de retração gengival, quando a gengiva se afasta da raiz do dente.
Logo, o objetivo desse procedimento é ajudar a cobrir áreas expostas, reduzindo a sensibilidade e melhorando a estética do sorriso.
Como cada paciente possui uma condição diferente, o valor da cirurgia periodontal só pode ser definido após uma avaliação inicial com o dentista que vai definir qual é o tipo de procedimento mais indicado para o caso.
Isso porque, procedimentos mais simples, como a raspagem e alisamento radicular, costumam ter um custo menor em comparação com cirurgias mais complexas, como os enxertos ósseos ou a regeneração tecidual.
De modo geral, a cirurgia periodontal costuma ter as seguintes faixas de preço:
Seguir as orientações antes e depois da cirurgia periodontal faz toda a diferença na recuperação e nos resultados atingidos com o procedimento.
Nesse sentido, os cuidados pré-operatórios ajudam a preparar a boca para receber o procedimento, enquanto os cuidados pós-operatórios garantem uma cicatrização mais tranquila e melhores resultados.
Saiba quais são os principais cuidados pré e pós-operatórios para a cirurgia periodontal:
Antes da cirurgia, o ideal é reforçar a atenção com a higiene bucal – afinal, isso reduz a quantidade de microorganismos presentes na boca e ajuda na cicatrização depois do procedimento.
Além disso, outras orientações incluem evitar o consumo de álcool e cigarro nos dias anteriores ao procedimento, seguir uma alimentação leve antes da cirurgia e tomar a medicação prescrita pelo dentista, caso seja necessário.
Já a recuperação após a cirurgia gengival exige alguns cuidados que têm como objetivo evitar a dor, o inchaço e o surgimento de possíveis infecções.
Nos primeiros dias, é normal sentir um leve desconforto, mas existem algumas medidas que ajudam a aliviar os sintomas e a acelerar a cicatrização, tais como:
Se você está com sintomas de doenças periodontais e busca por um atendimento especializado, saiba que a Clínica Ianara Pinho está pronta para te ajudar.
Contamos com uma equipe experiente, tecnologia de ponta e um ambiente acolhedor para garantir que você tenha o melhor tratamento possível.
AGENDE UMA CONSULTA AGORA MESMO
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Cirurgia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Quando o assunto é odontologia e preocupação com o bem-estar, o Brasil é referência em saúde bucal e o cirurgião…
Você já ouviu falar no dente do siso, certo? Ele costuma aparecer no final da adolescência ou no início da…
Já teve dor forte e aguda no dente do siso e se perguntou se o que você estava sentindo era…