A dor de dentes é ocasionada por diversos fatores diferentes e, certamente, é um grande incômodo para quem a sente. Além do desconforto dentro da boca, pode gerar dificuldades para mastigar e até mesmo causar outros incômodos como, dores de cabeça , deixando a pessoa mais vulnerável.
Portanto, é importante saber como combater essas dores. Veja só algumas dicas de como aliviar a inflamação bucal!
O que causa a dor de dentes?
As dores são um recurso do corpo humano para indicar que há algo errado. O sistema nervoso envia estímulos às terminações nervosas da região, acendendo um alerta para a pessoa de que possa haver uma inflamação ou infecção.
Quando ela atinge a gengiva e os dentes , devido a sua posição, acaba influenciando outras regiões e provocando, por exemplo, dores de cabeça em casos mais graves. Alguns dos impactos por conta disso são o cansaço e a irritabilidade. O movimento também é prejudicado, dificultando o processo de mastigar.
A principal causa é a doença cárie. Os microorganismos que se acumulam em razão da presença de restos de alimentos vão se adentrando nos dentes até que chegam à polpa dentária e entram em contato com os nervos. Desta forma, provocando bastante dor.
Algumas doenças específicas da boca também são motivos para a sensação dolorida. É o caso da gengivite e periodontite, que afetam a base ou os tecidos que sustentam os dentes, ou mesmo da má oclusão, que é o encaixe mal feito entre os dentes ou das arcadas em si
Porém, caso esteja experienciando uma latência próxima ao último dente, pode ser um indício de que o siso está nascendo e, por conta da falta de espaço ou mau posicionamento, acaba pressionando os tecidos e dentes próximos.
Aliás, também é possível sentir dor por reflexo de outros problemas no corpo, principalmente na face. O acúmulo de muco causado por uma sinusite forte, por exemplo, pode gerar dor mais generalizada no interior da boca, especialmente nos dentes superiores
Como conter a dor de dentes?
Então, o que fazer no caso de sentir dor? Algumas das principais soluções são:
1. Bochecho com água morna e sal
A solução salina morna é uma ótima aliada para aliviar a dor de dentes. Isso porque a água morna ajuda a aliviar o inchaço devido a suas propriedades anti inflamatórias.
2. Compressa de água fria
A baixa temperatura é uma das responsáveis por aliviar a dor e o inchaço . Sabe quando você faz algum procedimento cirúrgico bucal e o profissional recomenda alimentos gelados? É exatamente por isso.
Para isso, você pode fazer uma compressa fria enrolando um cubo de gelo em um pano e colocando-o sobre a bochecha, no lado de fora, onde está incomodando, próximo ao local que passou pelo procedimento cirúrgico.
3. Procure um dentista para diagnóstico e prescrição de medicamentos
Apesar de existirem inúmeras receitas “caseiras” para aliviar a dor de dente, a solução mais eficiente é sempre procurar um odontólogo.
O profissional poderá avaliar a situação e entender o que está causando essa sensação. Caso seja necessário, ele irá realizar algum procedimento e, então, prescrever medicamentos apropriados.
Tenha em mente que mesmo que anti-inflamatórios sejam remédios liberados e que não precisam de receita para comprar, é importante contar com a orientação de um profissional para informações de princípio ativo ideal, dosagem e frequência para que você não se automedique de maneira equivocada
Dependendo da gravidade da infecção, também podem ser receitados antibióticos. Estes são vendidos apenas com receita odontológica, pois a farmácia só está autorizada a vender mediante comprovação para, então, dar baixa no sistema da Anvisa.
Agora que já sabe como conter a dor de dentes, conheça os serviços da clínica Ianara Pinho Odontologia e agende a sua consulta!