A dor de dentes é ocasionada por diversos fatores diferentes e, certamente, é um grande incômodo para quem a sente. Além do desconforto dentro da boca, pode gerar dificuldades para mastigar e até mesmo causar outros incômodos como, dores de cabeça , deixando a pessoa mais vulnerável.

Portanto, é importante saber como combater essas dores. Veja só algumas dicas de como aliviar a inflamação bucal!

O que causa a dor de dentes?

As dores são um recurso do corpo humano para indicar que há algo errado. O sistema nervoso envia estímulos às terminações nervosas da região, acendendo um alerta para a pessoa de que possa haver uma inflamação ou infecção. 

Quando ela atinge a gengiva e os dentes , devido a sua posição, acaba influenciando outras regiões  e provocando, por exemplo, dores de cabeça  em casos mais graves. Alguns dos impactos por conta disso são o cansaço e a irritabilidade. O movimento também é prejudicado, dificultando o processo de mastigar.

A principal causa é a doença cárie. Os microorganismos  que se acumulam em razão da presença de  restos de alimentos vão se adentrando nos dentes até que chegam à polpa dentária  e entram em contato com os nervos. Desta forma, provocando bastante dor.

Algumas doenças específicas da boca também são motivos para a sensação dolorida. É o caso da gengivite e periodontite, que afetam a base ou os tecidos que sustentam os dentes, ou mesmo da má oclusão, que é o encaixe mal feito entre os  dentes ou das arcadas em si

Porém, caso esteja experienciando uma latência próxima ao último dente, pode ser um indício de que o siso está nascendo e, por conta da falta de espaço ou mau posicionamento, acaba pressionando os tecidos e dentes próximos. 

Aliás, também é possível sentir dor por reflexo de outros problemas no corpo, principalmente na face. O acúmulo de muco causado por uma sinusite forte, por exemplo, pode gerar dor  mais generalizada no interior da boca, especialmente nos dentes superiores

Como conter a dor de dentes?

Então, o que fazer no caso de sentir dor? Algumas das principais soluções são:

1. Bochecho com água morna e sal

A solução salina morna é uma ótima aliada para aliviar  a dor de dentes. Isso porque a água morna  ajuda a aliviar o inchaço devido a suas propriedades anti inflamatórias. 

2. Compressa de água fria

A baixa temperatura é uma das responsáveis por aliviar a dor e o inchaço . Sabe quando você faz algum procedimento cirúrgico bucal e o profissional recomenda alimentos gelados? É exatamente por isso.

Para isso, você pode fazer uma compressa fria enrolando um cubo de gelo em um pano e colocando-o  sobre a bochecha, no lado de fora, onde está incomodando, próximo ao local que passou pelo procedimento cirúrgico. 

3. Procure um dentista para diagnóstico e prescrição de medicamentos

Apesar de existirem inúmeras receitas “caseiras” para aliviar a dor de dente, a solução mais eficiente é sempre procurar um odontólogo. 

O profissional poderá avaliar a situação e entender o que está causando essa sensação. Caso seja necessário, ele irá realizar algum procedimento e, então, prescrever medicamentos apropriados.

Tenha em mente que mesmo que anti-inflamatórios sejam remédios liberados e que não precisam de receita para comprar, é importante contar com a orientação de um profissional para informações de princípio ativo ideal, dosagem e frequência para que você não se automedique de maneira equivocada 

Dependendo da gravidade da infecção, também podem ser receitados antibióticos. Estes são vendidos apenas com receita odontológica, pois a farmácia só está autorizada a vender mediante comprovação para, então, dar baixa no sistema da Anvisa. 

Agora que já sabe como conter a dor de dentes, conheça os serviços da clínica Ianara Pinho Odontologia e agende a sua consulta!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais