A dor de dentes é ocasionada por diversos fatores diferentes e, certamente, é um grande incômodo para quem a sente. Além do desconforto dentro da boca, pode gerar dificuldades para mastigar e até mesmo causar outros incômodos como, dores de cabeça , deixando a pessoa mais vulnerável.

Portanto, é importante saber como combater essas dores. Veja só algumas dicas de como aliviar a inflamação bucal!

O que causa a dor de dentes?

As dores são um recurso do corpo humano para indicar que há algo errado. O sistema nervoso envia estímulos às terminações nervosas da região, acendendo um alerta para a pessoa de que possa haver uma inflamação ou infecção. 

Quando ela atinge a gengiva e os dentes , devido a sua posição, acaba influenciando outras regiões  e provocando, por exemplo, dores de cabeça  em casos mais graves. Alguns dos impactos por conta disso são o cansaço e a irritabilidade. O movimento também é prejudicado, dificultando o processo de mastigar.

A principal causa é a doença cárie. Os microorganismos  que se acumulam em razão da presença de  restos de alimentos vão se adentrando nos dentes até que chegam à polpa dentária  e entram em contato com os nervos. Desta forma, provocando bastante dor.

Algumas doenças específicas da boca também são motivos para a sensação dolorida. É o caso da gengivite e periodontite, que afetam a base ou os tecidos que sustentam os dentes, ou mesmo da má oclusão, que é o encaixe mal feito entre os  dentes ou das arcadas em si

Porém, caso esteja experienciando uma latência próxima ao último dente, pode ser um indício de que o siso está nascendo e, por conta da falta de espaço ou mau posicionamento, acaba pressionando os tecidos e dentes próximos. 

Aliás, também é possível sentir dor por reflexo de outros problemas no corpo, principalmente na face. O acúmulo de muco causado por uma sinusite forte, por exemplo, pode gerar dor  mais generalizada no interior da boca, especialmente nos dentes superiores

Como conter a dor de dentes?

Então, o que fazer no caso de sentir dor? Algumas das principais soluções são:

1. Bochecho com água morna e sal

A solução salina morna é uma ótima aliada para aliviar  a dor de dentes. Isso porque a água morna  ajuda a aliviar o inchaço devido a suas propriedades anti inflamatórias. 

2. Compressa de água fria

A baixa temperatura é uma das responsáveis por aliviar a dor e o inchaço . Sabe quando você faz algum procedimento cirúrgico bucal e o profissional recomenda alimentos gelados? É exatamente por isso.

Para isso, você pode fazer uma compressa fria enrolando um cubo de gelo em um pano e colocando-o  sobre a bochecha, no lado de fora, onde está incomodando, próximo ao local que passou pelo procedimento cirúrgico. 

3. Procure um dentista para diagnóstico e prescrição de medicamentos

Apesar de existirem inúmeras receitas “caseiras” para aliviar a dor de dente, a solução mais eficiente é sempre procurar um odontólogo. 

O profissional poderá avaliar a situação e entender o que está causando essa sensação. Caso seja necessário, ele irá realizar algum procedimento e, então, prescrever medicamentos apropriados.

Tenha em mente que mesmo que anti-inflamatórios sejam remédios liberados e que não precisam de receita para comprar, é importante contar com a orientação de um profissional para informações de princípio ativo ideal, dosagem e frequência para que você não se automedique de maneira equivocada 

Dependendo da gravidade da infecção, também podem ser receitados antibióticos. Estes são vendidos apenas com receita odontológica, pois a farmácia só está autorizada a vender mediante comprovação para, então, dar baixa no sistema da Anvisa. 

Agora que já sabe como conter a dor de dentes, conheça os serviços da clínica Ianara Pinho Odontologia e agende a sua consulta!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Massinha no Dente (Restauração) – Entenda O Que é e Por Que O Seu Dentista Usa!

Massinha no Dente (Restauração) – Entenda O Que é e Por Que O Seu Dentista Usa!

Você sabe o que é a massinha no dente que os profissionais da odontologia usam na restauração? Confira neste artigo tudo sobre esse material!

Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas

Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas

Sabia que é possível acelerar o tratamento ortodôntico? Confira o que você precisa fazer para alcançar resultados mais rápidos!

Periodontite: o que é, causas, sintomas e tratamento

Periodontite: o que é, causas, sintomas e tratamento

A periodontite normalmente é uma complicação da gengivite – o tipo de inflamação mais comum da gengiva.

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais