Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
O que é endodontia e quais são os tratamentos

O que é endodontia e quais são os tratamentos?

Quando o assunto é o tratamento dentário, muita gente sente arrepios só de pensar na ideia. Por isso, contar com um dentista especialista é fundamental para tornar esse processo mais leve e seguro.

A Endodontia é uma especialidade que desempenha um papel fundamental no cuidado e na preservação dos dentes, mas você sabe o que exatamente é essa especialidade e quais são os tratamentos associados a ela?

Neste artigo, você entende melhor como a endodontia atua, quais os benefícios e quando procurá-la. Continue lendo!

Saiba mais sobre os temas:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é endodontia?

A endodontia é a área da odontologia dedicada ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa dental. 

A palavra “endodontia” vem do grego, onde “endo” significa dentro e “odont” se refere a dente. Ou seja, a endodontia lida com o interior do dente, concentrando-se especialmente na polpa, que contém nervos, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos.

Quando a polpa dentária é afetada por problemas como cáries profundas, fraturas, traumas ou outras condições, podem ocorrer inflamações ou infecções, exigindo intervenção endodôntica.

O procedimento mais conhecido dentro da Endodontia é o tratamento de canal (ou endodontia convencional), mas ela também pode ser responsável por outros procedimentos cirúrgicos, como a apicectomia (remoção da ponta da raiz do dente) e o tratamento de lesões periapicais.

SAIBA MAIS SOBRE ESSA ESPECIALIDADE:

Por que a endodontia é importante?

A endodontia desempenha um papel essencial na preservação da saúde bucal e geral, proporcionando tratamento eficaz para problemas relacionados à polpa dentária e contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Saiba alguns motivos pelos quais a Endodontia desempenha um papel crucial:

Preservação dos dentes naturais:

A Endodontia permite a preservação dos dentes naturais, evitando a necessidade de extração. Isso é vital para a manutenção da função mastigatória, estética e o equilíbrio da arcada dentária.

Eliminação de infecções e inflamações:

A especialidade trata de forma eficaz infecções e inflamações na polpa dental, prevenindo a propagação dessas condições para outras áreas da boca e do organismo, além de proporcionar alívio da dor e do desconforto.

Prevenção de complicações futuras:

A Endodontia ajuda a prevenir complicações mais graves, como abscessos dentários, cistos e lesões periapicais, que podem ocorrer caso as infecções na polpa não sejam tratadas adequadamente.

Contribuição para a saúde geral:

Problemas bucais, como infecções dentárias, podem ter impactos negativos na saúde geral. Dessa forma, a Endodontia contribui para o bem estar global do paciente, evitando a disseminação de infecções.

Melhoria da qualidade de vida:

Ao tratar eficazmente condições dolorosas e restaurar a saúde bucal, a Endodontia ajuda os pacientes a recuperarem o conforto, a função mastigatória e, principalmente, a qualidade de vida.

O que é endodontia e quais são os tratamentos

Quais são as causas que tornam a endodontia necessária?

Como você já viu, a Endodontia se faz necessária em situações em que a polpa dentária, que é a parte interna do dente que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, está danificada, inflamada ou infectada. As causas que podem levar à necessidade de tratamento endodôntico incluem:

  • Cáries profundas
  • Fraturas dentárias
  • Traumas dentários
  • Reabsorção radicular
  • Deterioração de restaurações antigas
  • Lesões periodontais
  • Tratamentos anteriores mal-sucedidos
  • Desgaste dentário severo
  • Anomalias dentárias
  • Abscessos dentários
  • Previamente ao tratamento protético

Vale lembrar que a busca por tratamento endodôntico precoce é importante para evitar complicações mais graves e para manter a saúde bucal a longo prazo. 

Riscos de não realizar o tratamento endodôntico

Não realizar o tratamento endodôntico quando indicado é grave e pode levar a uma série de complicações que afetam não apenas a saúde bucal, mas também a saúde geral e a qualidade de vida do paciente.

Entre eles, estão a propagação de uma infecção mais séria para outras áreas do corpo, perda do dente, dor crônica, complicações no sistema imunológico, agravamento das condições gerais de saúde, dentre outros.

Por isso, se você possui sintomas de dor persistente, sensibilidade extrema ou inchaço, procure imediatamente um profissional de Endodontia para avaliação e tratamento adequado.

Quando buscar um endodontista?

Em geral, você deve procurar um endodontista quando houver suspeita de problemas no interior dos dentes, como lesões na polpa dentária (tecido interno), infecções ou inflamações.

Aqui estão alguns dos principais sintomas que podem indicar a necessidade de um tratamento com um endodontista:

  • Dor aguda ou latejante
  • Sensibilidade prolongada a alimentos ou líquidos quentes e frios
  • Dor ao morder ou aplicar pressão sobre o dente afetado
  • Inchaço na gengiva próximo a um dente específico
  • Presença de pus ao redor do dente ou na gengiva
  • Inchaço na face
  • Gosto ruim na boca
  • Mudanças na cor do dente, como escurecimento
  • Dor em áreas próximas, como cabeça, pescoço e ouvido

É importante destacar que esses sintomas podem variar em intensidade e duração. Por isso, o profissional endodontista vai avaliar o seu caso, identificar a origem do problema e indicar a melhor opção de tratamento para você.  

Quais os principais tratamentos da endodontia?

Os tratamentos endodônticos visam preservar o dente natural, removendo a polpa danificada, tratando infecções e selando os canais radiculares para evitar a recorrência de problemas.

Os principais tratamentos realizados pelo endodontista são:

  1. Tratamento de Canal (Endodontia Conservadora): 

Consiste na remoção da polpa dentária inflamada ou infectada, limpeza dos canais radiculares, modelagem e selamento desses canais com material obturador. 

Trata-se do procedimento mais comum e possui o objetivo de preservar o dente e restaurar sua função.

  1. Retratamento de canal: 

Em alguns casos, um dente que passou por tratamento de canal pode apresentar problemas persistentes. Dessa forma, o retratamento de canal envolve a remoção do material existente nos canais, limpeza adicional e a aplicação de novo material obturador.

  1. Apicectomia: 

Quando a infecção persiste após o tratamento de canal ou em casos de anatomia complexa dos canais radiculares, pode ser necessária uma apicectomia (nesse caso, a ponta da raiz é removida cirurgicamente).

  1. Cirurgia Ortodôntica Endodôntica: 

Em alguns casos, a colaboração entre a endodontia e a ortodontia é necessária para resolver problemas específicos relacionados à posição dos dentes e sua relação com os tecidos circundantes.

  1. Tratamento de trauma dentário: 

A endodontia é frequentemente envolvida no tratamento de dentes danificados devido a traumatismos, como fraturas dentárias ou deslocamento dos dentes, a fim de restaurar a saúde e a função do dente.

É importante notar que, independente de qual for o tratamento, a escolha de um profissional especialista é fundamental para o sucesso do procedimento. Na Clínica Ianara Pinho, você encontra um time de endodontistas excelentes prontos para te atender.

Somos referência no mercado odontológico de Brasília-DF e região há mais de 14 anos, proporcionando espaços acolhedores e equipamentos de última geração para melhor te atender.

AGENDE UMA CONSULTA NA UNIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Uncategorized

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Enxaguante Bucal Com Álcool Faz Mal? Entenda!

Enxaguante Bucal Com Álcool Faz Mal?

Uma boa escovação e o uso do fio dental com regularidade já garantem uma excelente higiene da boca. O enxaguatório…

Leia mais
mitos e verdades sobre implante dentário

Conheça os mitos e verdades sobre implante dentário

Saber quais são os mitos e verdades sobre implante dentário é importante para que você conheça a fundo esse tratamento.…

Leia mais
complicações do tártaro não tratado

5 possíveis complicações do tártaro não tratado

Deixar de fazer a higiene bucal, seja por preguiça ou esquecimento, pode ocasionar problemas sérios à saúde dos dentes. Isso…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign