Muitas pessoas não podem nem olhar para um picolé, sorvete ou mesmo para uma xicara de café quente. A lembrança daquele incômodo nos dentes assusta qualquer um que sofra de sensibilidade dental. Mas o que causa a sensibilidade nos dentes? Será que esse problema está relacionado com a idade?

A sensibilidade dentária é um problema de saúde bucal mais comum do que a gente imagina. Na verdade, ela é o principal problema dentário dos brasileiros, atingindo cerca de 30% da população.

Conheça as causas da sensibilidade nos dentes

Mas afinal, o que leva os dentes a ficarem tão sensíveis? A sensibilidade surge quando a parte interna do dente, chamada dentina, fica exposta. Isso pode acontecer por vários motivos, e o mais comum deles está na higiene bucal muito agressiva ou incorreta.

Muitas pessoas inclusive, ao se depararem com o problema de dor nos dentes acham que a solução está em escová-los com uma frequência muito elevada, quando na verdade isso só agrava a situação por danificar ainda mais o esmalte dental.

Outras causas da sensibilidade dental é o hábito de ranger os dentes, mais conhecido como bruxismo. Dentes quebrados ou trincados, excesso de restaurações, dentre outros, também provocam o incômodo.

É importante ressaltar que mesmo a maioria dos casos de sensibilidade dental esteja na faixa etária entre 20 e 50 anos, a idade não está relacionada ao problema. Mas esse problema tão inconveniente tem soluções.

O primeiro passo a se tomar é ir ao dentista assim eu sentir o primeiro “choquinho” no dente. Começar o tratamento cedo é a chave para que o desconforto não se agrave.

Após o diagnóstico o profissional odontológico pode propor uma série de soluções, com a maioria sendo relativamente simples, como a recomendação de um creme dental específico para sensibilidade. Casos mais avançados requerem outros tratamentos, como a aplicação de vernizes para fornecer uma proteção a mais ao dente.

O mais importante de se lembrar é: ao sentir essa dor aguda após ingerir um alimento gelado ou quente, não recorra a soluções caseiras. Esses métodos podem prejudicar ainda mais sua saúde bucal.

Saiba mais o que é a sensibilidade nos dentes, quais as principais causas e o que fazer no vídeo a seguir gravado pela Dra. Ianara Pinho.

Marque sua consulta!

Ainda precisa de orientações sobre a saúde bucal dos seus filhos? Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você faça exames em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais