Um dente trincado pode causar dor, desconforto e sensibilidade. Fora isso, ele é capaz de aparentar um aspecto visual desagradável, que muitas vezes choca o paciente e diminui sua autoestima.

Em alguns casos, os dentes trincados são causados pelo bruxismo, condição em que o indivíduo range a dentição com muita força de maneira involuntária. Ocasionalmente, esse ranger acontece durante o sono — o que dificulta a identificação do problema.

Choques, morder objetos duros e até mesmo uma pressão mastigatória desigual também causam fissuras que podem agravar ao longo do tempo. Abaixo, falaremos mais sobre o assunto, informando seus principais riscos e o que você pode fazer para tratar um dente trincado. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Os riscos de um dente trincado

Um dente trincado pode aumentar sensivelmente o risco para o desenvolvimento de cáries, uma vez que a área fissurada favorece o aparecimento e acúmulo de placa bacteriana.

Além disso, um dente não tratado pode acabar sofrendo uma fratura completa, fazendo com que surjam problemas estéticos ainda maiores, além do aumento dos sintomas de dor e da sensibilidade.

Outro fator a ser levado em consideração é que uma trinca no dente é capaz de comprometer sua funcionalidade, fazendo com que seu uso normal seja praticamente impossível em algumas situações.

É preciso ressaltar que uma trinca dentária pode aumentar com a mastigação, o que é outro fator de alerta para quem não deseja ter um dente quebrado. Para amenizar todos esses riscos, é recomendada a consulta com um dentista para que seja feito o tratamento mais indicado.

Alguns dos tratamentos mais comuns

Em geral, os tratamentos para um dente trincado não são demasiadamente complexos. Após o diagnóstico, um dentista qualificado pode facilmente remediar a situação.

Uma das principais opções para restaurar a trinca é a colocação de uma coroa dental. Normalmente, essa alternativa é indicada para quem já sofreu a fratura completa do dente. A coroa é feita em porcelana e na coloração mais próxima dos dentes do paciente. Saiba que esse é um tratamento eficaz e duradouro.

Outra maneira de reverter o problema é com a colocação de um adesivo dental. Esse método é indicado para aquelas pessoas que somente apresentam uma trinca superficial nos dentes frontais. Essa opção é mais simples e rápida, cujos adesivos são feitos de resina e o processo de restauração faz com que seja praticamente imperceptível notar qualquer tipo de imperfeição.

Para as pessoas que tiveram uma trinca profunda, pode ser necessário, além da restauração, o tratamento de canal para evitar inflamações e outros problemas ainda maiores. Por fim, existem os casos mais extremos em que não há nenhuma possibilidade de restauração. Nessa circunstância, a recomendação é um implante dentário após a extração do dente danificado.

Ressaltamos que a busca por um dentista qualificado é essencial para a identificação e tratamento do problema. Em algumas situações especiais, um dente trincado pode não precisar de nenhum tipo de intervenção. Para manter sua saúde bucal em dia, sugerimos que você siga nossas recomendações e não deixe de visitar um profissional de confiança pelo menos uma vez ao ano.

Você tem um dente trincado ou sente algum dos sintomas descritos? Entre em contato conosco e agende uma consulta o quanto antes!


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Harmonização facial na Odontologia: 12 procedimentos possíveis

Harmonização facial na Odontologia: 12 procedimentos possíveis

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos realizados pelo odontólogo para quem deseja melhorar a aparência do rosto. Conheça-os agora.

Os 3 tipos de dentes tortos e problemas de mordida mais frequentes

Os 3 tipos de dentes tortos e problemas de mordida mais frequentes

Conheça os tipos de dentes tortos e os problemas de mordida mais comuns da população. Veja também quais são os principais tratamentos lendo este artigo!

O que é e para que serve a harmonização facial?

O que é e para que serve a harmonização facial?

São várias as vantagens da harmonização facial e a mais importante delas é que os métodos faciais são menos agressivos. Saiba mais!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais