Ninguém está imune de se machucar, não é mesmo? Contudo, um dos maiores medos das pessoas é prejudicar o sorriso depois de um traumatismo dentário. Lidar com um dente quebrado pode ser mesmo uma situação estressante.

Se isso acontecer com você, não precisa ficar desesperado. Independentemente do tamanho da fratura do seu dente, é possível tratá-la, pois basta que você fique atento a alguns sinais e busque atendimento odontológico imediatamente.

Para que você entenda mais sobre esse assunto, recomendamos a leitura atenta deste artigo. Vamos lá?

Devo guardar o fragmento de dente quebrado?

Se possível, sim. Nesse caso, guarde esse pedaço de dente em um copinho com soro fisiológico ou água. Isso é necessário para preservar a cor do dente e as fibras colágenas hidratadas, já que ele pode desidratar e mudar de tom.

O dentista pode colar esse pedaço de volta, usando produtos específicos. Em hipótese alguma tente fazer esse procedimento em casa, pois isso pode danificar seu dente permanentemente.

Essa opção de tratamento acontece quando a fratura atingiu a parte superficial do dente. Isso significa que, ao observar o dente quebrado, o paciente não enxerga nenhum pontinho avermelhado. Ou seja, a fratura não atingiu a parte viva do dente (polpa dentária).

Vou precisar tratar o canal do dente?

Caso a fratura tenha atingido a polpa do dente (vasos, nervos etc.), muitas vezes será necessário tratar o canal desse dente antes de fazer qualquer outro procedimento. Dessa forma, o dentista evitará que a polpa do dente seja danificada, protegendo-a e contribuindo para que o paciente não venha a sofrer com dor de dente.

O que fazer quando o dente não pode ser colado?

Nem sempre é possível reinserir o pedaço que se soltou do dente, mas isso não quer dizer que a pessoa ficará com o seu sorriso prejudicado. Existem muitas opções de tratamento disponíveis. Uma delas é o uso de resina, que é utilizada na restauração dos dentes em caso de cáries. Esse material tem uma cor semelhante ao do dente, preenchendo o local fraturado e devolvendo o sorriso ao paciente.

Se o dano tiver sido um pouco maior, o dentista pode sugerir o uso de facetas. Trata-se de lâminas de porcelana que serão inseridas no dente para devolver uma aparência natural ao sorriso do paciente.

Agora, se a coroa do dente tiver sido muito danificada, a solução indicada pode ser a remoção desse dente e o uso de uma coroa sobre implante. Em alguns casos, esse implante pode ser feito no mesmo dia da remoção do dente, mas isso depende do resultado de exames. De qualquer forma, o paciente pode usar uma coroa temporária enquanto aguarda a finalização do tratamento.

Leia também:

Implante Dentário: confira tudo sobre o tratamento completo.

Para evitar essa situação, é necessário ficar atento aos fatores de risco relacionados à queda, como piso muito liso, abrir embalagens e garrafas usando os dentes, prática de esportes de contato (nesse caso, usar protetor bucal) etc. Além disso, alimentos muito duros devem ser evitados, afinal de contas, eles também podem fazer com que uma pessoa precise tratar um dente quebrado.

Se você precisa tratar um dente quebrado ou qualquer outro problema relacionado à sua saúde bucal e estiver em Brasília, converse conosco. Somos uma clínica odontológica completa e queremos deixar o seu sorriso cada vez mais bonito!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais